Compartilhe:
Banda japonesa de rock, conhecida principalmente por sua participação na trilha sonora do anime FLCL (Furi Kuri).
O the pillows tem uma fama considerável em países fora do Japão. Já tocaram nos EUA e no México, onde foi feito um DVD, chamado Lostman go to America. Também foi feito outro DVD, este em parceria com a banda Noodles, chamado Delicious Bump Tour in USA.
Integrantes:
Sawao Yamanaka (guitarra/vocais)
Yoshiaki Manabe (guitarra/backing vocal)
Shin'ichirō Sato (bateria/backing vocal)
Jun Suzuki (baixo/backing vocal) (membro de suporte)
上田ケンジ (Kenji Ueda), baixista da recém-desformada banda KENZI & THE TRIPS, convida seu parceiro de banda e baterista 佐藤シンイチロウ (Shin'ichirō Sato) e o vocalista e guitarrista da banda THE COINLOCKER BABIES, 山中さわお (Sawao Yamanaka), para formar uma banda. Com a necessidade de mais um guitarrista, 真鍋吉明 (Yoshiaki Manabe), ex-guitarrista da banda de ska punk PERSIA se junta para a formação oficial. A banda se formou como um quarteto em Hokkaidō, Japão no dia 16 de setembro de 1989.
The Pillows lançou seus dois primeiros discos, os mini-albums パントマイム e 90'S MY LIFE pelo selo indie CAPTAIN RECORDS. Em 1991, a banda assina contrato uma gravadora major, PONY CANYON e no mesmo ano lança seu primeiro single 雨にうたえば e seu primeiro album, MOON GOLD.
Para seu segundo album, White Incarnation, a banda viaja para Inglaterra para fazer as gravações em estúdio. O single 彼女はシスター seria a música de trabalho para o album.
Em 1992, Ueda decide sair da banda para perseguir seu sonho de ser produtor musical e ter uma carreira solo. Desde então, em respeito ao membro fundador da banda, o The Pillows permanece como um trio e seus baixistas são considerados "membros de suporte".
Nesse interim, a banda parou as atividades e só no final de 1993 a banda lança um mini-album, somente disponível para membros de seu fã-clube, chamado the PILLOWS PRESENTS SPECIAL CD. Nota-se que a banda já começa a mudança na grafia de seu nome, inicialmente chamada "The Pillows" e nesse album, "the PILLOWS". Esse album também marca a entrada do segundo baixista da banda, 鹿島達也 (Tatsuya Kashima).
Em seguida a banda fecha contrato com uma nova gravadora, King Records e em 1994 lança seu terceiro album, KOOL SPICE. Com o lançamento deste album, a banda teve uma mudança significativa no estilo musical. Abandonando o estilo jangly pop de influência de bandas dos anos 80, a banda começou a caminhar por estilos como jazz, bossa-nova e fusion, algo que já experimentado na faixa TONIGHT e que se consolidou com o lançamento do mini-album lançado para o fã-clube. De acordo com a banda, esse seria o início de seu "2º Estilo", algo que perduraria por mais alguns anos. A partir daqui, o nome da banda é estilizado "the pillows", totalmente em caixa baixa, algo que continua até hoje.
Em 1995, com o lançamento de seu quarto album, LIVING FIELD, a banda foi cotada para compor a música-tema do filme Love Letter. ガールフレンド (Love Letter Version) foi lançada no single ガールフレンド.
Em 1996, a banda lançou o single Tiny Boat, que seria usado como abertura e encerramento de alguns programas de TV japoneses. Ainda em 1996, houve o lançamento do single ストレンジ カメレオン, que novamente mudaria drasticamente o estilo musical da banda. O "3º Estilo", de acordo com a banda, largava todo seus componentes jazzísticos e se voltaria novamente para o rock alternativo, com influências de bandas de britpop. Nesse preceito é lançado o album que começaria tirar a banda do anonimato. O album Please Mr. Lostman é reconhecido como uns dos melhores da carreira da banda, e começaria algo que seria reconhecido pelos fãs como Era Dourada da banda.
Ainda em 1997, a banda já se preparava para lançar seu próximo album. A banda então viaja para Inglaterra pela segunda vez, para algumas apresentações na casa de shows The Orange. De acordo com a banda, as apresentações foram desastrosas, pois a casa de shows estava praticamente vazia. O videoclipe do single ハイブリッド レインボウ é gravado em Londres. Com o album LITTLE BUSTERS, a banda cria seu mascote, Buster-kun, baseado em um ursinho de pelúcia de formato bizarro encontrado por Yamanaka em Londres. A banda chamaria então seus fãs de Busters.
Em 1999, Kashima sai da banda, depois do lançamento do album RUNNERS HIGH.
鈴木淳 (Jun Suzuki), baixista da banda THE CHEWINGGUM WEEKEND entra como terceiro baixista, posição que mantém até hoje. Com Suzuki no baixo, a banda grava HAPPY BIVOUAC, que seria o fim da Era Dourada da banda de acordo com os fãs.
Em 2000 Yamanaka é contactado pelo estúdio GAINAX para ser o diretor musical da animação "FLCL" (Furi Kuri). As músicas dos quatro albums anteriores da são lançados na trilha sonora da animação, e dois singles são gravados, Ride on shooting star, que seria o tema de encerramento da animação e I think I can, que posteriormente foram lançadas na coletânea Fool on the planet. Com o lançamento de FLCL, a banda foi catapultada ao sucesso, e assim começaria a ter atenção mundial.
Em 2004, em comemoração ao aniversário de 15 anos da banda, o V.A. SYNCHRONIZED ROCKERS é lançado, contando com a presença devários artistas japoneses como ストレイテナー , Mr.Children, Going Underground, noodles, theピーズ, YO-KING e o baixista JIRO da banda GLAY (com que Yamanaka formaria no ano seguinte a banda The Predators), fazendo versões dos sucessos da banda, e mostrando o impacto que a banda deixou na cena da música japonesa. No dia do aniversário da banda, um show foi feito no Shibuya-AX, com ingressos esgotados, que foi posteriormente documentado no DVD 916.
Em 2005, o the pillows faz sua primeira turnê norte-americana. Entitulada de DELICIOUS BUMP TOUR IN USA, a turnê teve 7 paradas, com todos os shows com ingressos esgotados. O primeiro show foi no festival SXSW em Austin, Texas. Nos anos seguintes, eles fizeram turnê em 2006, 2008 e 2010, com a menção de que fizeram seu primeiro show no México no Circo Volador em 2006, e em 2009, seu primeiro show na Coréia do Sul.
Em 2006, o contrato com a King Records se encerra, então assinam com a avex trax e em 2007 lançam o single スケアクロウ que seria usado como música de encerramento na animação japonesa "Moonlight Mile" e logo após, seu décimo quarto album, Wake up! Wake up! Wake up!, em que a faixa BOAT HOUSE foi também usada na trilha sonora da animação.
Em 2009 a a banda completou 20 anos, e com isso, fez uma série de shows, (inclusive uma miniturnê de shows acústicos), e no dia do aniversário da banda, fez uma apresentação no Nippon Budokan, uma das maiores casas de show do Japão, e com ingressos esgotados.
Em 2010, Disney contatou Yamanaka para compor a segunda música para a abertura da animação japonesa "Stitch!". A música composta foi Rodeo Star Mate, lançada no single de mesmo nome.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre The Pillows fale agora mesmo com a gente!