Compartilhe:
Cantor, compositor, percussionista. Estudou desenho industrial na PUC-RIO. Participou por cinco anos de um grupo de teatro no Parque Laje, Zona Sul do Rio de Janeiro, com o qual atuava como ator e cantor nas peças "Peter Pan", "Pinóquio" e "Alice no País das Maravilhas", entre outras.
Apareceu inicialmente no grupo Cordão do Boitatá no ano de 1997, em show com Darcy do Jongo da Serrinha. Logo depois passou também a integrar o Grupo Semente, ao lado de Teresa Cristina (voz), João Callado (cavaco), Bernardo Dantas (violão) e Ricardo Cotrim (surdo). Com este grupo a partir do ano de 1999 realizava uma roda de samba, todos os sábados, no Bar Semente, na Lapa. Logo depois o grupo participou do projeto "Puxando conversa", da TV Maxambomba, acompanhando Jair do Cavaquinho, Argemiro da Portela e Surica, entre outros artistas. Por essa época, ao lado de Eduardo Gallotti, organizava e apresentava-se uma roida de samba no bar Emporium 100, depois conhecido com o nome de Rio-Scenarium.
Em 2000, integrando o Grupo Semente, apresentou-se no show de aniversário do vereador Eliomar Coelho, no Teatro Rival, com grandes nomes do samba, como Guilherme de Brito, Xangô da Mangueira, Nelson Sargento, Wilson Moreira entre outros. Ainda neste ano, iniciou o projeto "Roda de samba" na Sala Funarte, onde tocou todas as quintas-feiras, cada semana com um convidado diferente, entre eles Argemiro da Portela, Tia Surica, Tantinho e Xangô da Mangueira.
Em 2002, como cantor, participou ao lado de Roberto Silva, Mariana Bernardes, Cristina Buarque, Pedro Aragão e Pedro Paulo do disco "O samba é minha nobreza" lançado pelo selo Biscoito Fino. Neste mesmo ano, pela gravadora Deck Disc, Teresa Cristina, lançou um disco duplo sobre a obra de Paulinho da Viola intitulado "A música de Paulinho da Viola", disco no qual foi acompanhada pelo Grupo Semente. Ainda em 2003, a convite do produtor Lefê Almeida, participou do projeto "Lembranças cariocas", no Bar Carioca da Gema, logo depois registrado em disco, e ainda do CD , e ainda do CD "Um ser de luz - Saudação a Clara Nunes".
No ano de 2004 integrou o grupo carioca Cordão do Boitatá ao lado de Cristiane Contrim (cavaquinho), Kiko Horta (Acordeom), Melissa Ferraz (pandeiro, candongueiro e voz), Pedro Mazzillo (violão), Pedro Pamplona (sax-soprano, sax-tenor e flauta), Ricardo Cotrim (Clarinete, zabumba, tambor e tarol) e Thiago Queiroz (sax-alto e barítono). Com este grupo gravou o CD "Sabe lá o que é isso?", pela gravadora DeckDisc. Neste mesmo ano participou do disco "Lamartiníadas", ao lado de Alfredo Del Penho e Pedro Paulo Malta, sobre a obra de Lamartine Babo.
Em 2005, ainda integrando o grupo Semente, apresentou-se no Centro Cultural Carioca todas às quintas-feiras do mês de abril.
No ano de 2006 lançou o disco "Coisa com coisa" no Teatro Rival BR, no Rio de Janeiro e no projeto "Gente do samba", no Bar Feitiço Mineiro, em Brasília. No CD interpretou, entre outras, "Coisa com Coisa", inédita de Zé Kétti, "Doze anos" (Chico Buarque), "Nada de rock" (Heitor dos Prazeres), "Sapo no saco" (Jararaca), "Amor sem preconceito" (Candeia e Paulinho da Vila), "Caixa Econômica" (Nássara e Orestes Barbosa), "O samba é meu dom" (Wilson das Neves e Paulo César Pinheiro), além de composições de Braguinha e Alberto Ribeiro, do baiano Roque Ferreira e ainda uma regravação de "Marcha das flores", parceria com Teresa Cristina, gravada anteriormente pelo Cordão do Boitatá e Grupo Semente.
Discografia:
• O samba é minha nobreza (2002) Selo Biscoito Fino CD
• A música de Paulinho da Viola. (Teresa Cristina e Grupo Semente) (2002) Deck Disc CD
• Um ser de luz - saudação à Clara Nunes (2003) Deck Disc CD
• Lembranças cariocas (2004) (vários) CD
• Lamartiníadas (2004) (vários) CD
• A vida me fez assim (2004) Deck Disc CD
• Sabe lá o que é isso? (2004) DeckDisc CD
• Coisa com coisa (2006) DeckDisc CD
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Pedro Miranda fale agora mesmo com a gente!