Compartilhe:
Lenine (Recife, 2 de fevereiro de 1959) é um cidadão do mundo com raízes em Pernambuco. Sua música canta a alma da música brasileira, com talento, sensibilidade e algo de cósmico.
Cantor, compositor, arranjador, músico e produtor, poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas atividades. Lenine tornou-se uma personalidade da música brasileira, reconhecida pelo grande público, pela imprensa, por artistas e multiplicadores de opinião. Lenine lançou seu primeiro álbum no ano de 1979, chamado Flor de Cactus. Seu som inovador, transpõe as fronteiras do Brasil e se consolida no exterior. Um dos artistas de maior vendagem na Europa , suas turnês costumam passar por dezenas de países, atingindo mais de 800 mil pessoas. Apenas na França, onde seu público é mais significativo e onde seus cds já venderam mais de 60 mil cópias, este pernambucano esteve em mais de 15 cidades, sendo sempre apontado como um dos nomes mais representativos da nova safra da musica popular brasileira. Do Japão à Republica Tcheca, do Canadá à Madagascar, da Dinamarca às Ilhas Canarias este cronista sonoro, se diz planetário ao fazer questão de mostrar sua música, aos quatro cantos do mundo.
Como compositor, possui um catalogo com mais de 500 canções requisitadas e gravadas por artistas de várias gerações e estilos como Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Maria Rita, O Rappa, Milton Nascimento, Gabriel o Pensador, Frejat, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Zélia Duncan, entre outros .
Como produtor, Lenine atualmente é responsável pelo segundo cd de carreira da cantora Maria Rita, que será lançado, pela Warner, em setembro, e pelo novo trabalho de Chico César, primeiro na gravadora Biscoito Fino.
Envolvido na “Saison”, onde o Brasil será homenageado pela França, Lenine compôs, com Lula Queiroga, a convite do Ministério da Cultura, o tema do evento.
A canção “Sob o mesmo céu”, além de fazer parte do novo roteiro de seu show, já está sendo executada em todas as rádios da França e nos eventos programados pela Saison.
Como artista, Lenine participa da Saison, se apresentando, no dia 23 de Junho, no Teatro Zenith, com a Orquestra National de Ille de France, acompanhado de 1300 vozes infanto juvenis, interpretando sua obra. Além desta homenagem, seu novo show Lenine Incite estréia no segundo semestre de 2005, em Paris, e se apresenta em diversos países e cidades do mundo.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Lenine fale agora mesmo com a gente!