Compartilhe:
Em 1989, Geraldinho conquista o 3º Lugar no Festival de Música - Arte Contato. No ano seguinte começa a tocar profissionalmente na noite do Recife.
Em 1991, cria a Banda Flor da Pele, que divulga a música pernambucana. Geraldinho chega às finais do Festival Canta Nordeste, promovido pela Rede Globo em 1992. No mesmo ano, com músicas próprias, conquista o 1º e 3º lugares do Arte Contato. Em 1993, conquista o prêmio de melhor letra no Festival UNICANTO, da UNICAP.
Em 1994, Geraldinho grava CD com o grupo MPB UNICAP e faz sua primeira viagem a São Paulo, onde grava a primeira fita demo de sua banda com a produção de PC Bernardes. No ano seguinte retorna a São Paulo para finalizar a produção da fita e se apresentar em algumas casas de shows.
No ano de 1997, com um repertório todo voltado para a cultura popular pernambucana, grava o 1º CD da Banda Flor da Pele. A convite dos produtores Marcelo Ricthman e Michel Fredeson, em 1998, Geraldinho vai a São Paulo onde grava seu 1º CD solo e faz show de lançamento com grande sucesso.
Em 1999 é convidado para integrar a banda de forró Quenga de Coco e grava o CD "Amor de Sertão", fazendo mais de 40 shows no período junino desse ano. No ano seguinte, grava o CD "Forrofiando" com a Banda Quenga de Coco e faz sua 1ª grande turnê pelo Sudeste do país, realizando mais de 15 shows.
Em 2001, grava o CD "A Forrozada" com o grupo Quinteto Violado e Trio Matulão, com vários forrós pé-de-serra e o CD "Forró 2001", coletânea com a participação do Trio Nordestino, Trio Virgulino, Falamansa e outros.
Em 2002, retorna a São Paulo e Rio de Janeiro, batendo recordes de público em vários shows.
O "Xote Conquistador", de 2003, é seu último CD como vocalista da Banda Quenga de Coco. Neste mesmo ano, tem músicas suas gravadas pela banda Sinfonéia Desvairada, Genival Lacerda, Elba Ramalho e Trio Virgulino.
Em 2004 se despede da Banda Quenga de Coco fazendo mais de 30 shows em todo o Nordeste.
Em 2005, Geraldinho inaugura sua carreira solo gravando o CD "Forró ao vivo no pé do ouvido". O início de sua carreira solo é marcada pelo início de sua parceria com a Luan Produções, que passou a administrar sua carreira. Considerada uma das maiores produtoras do Norte e Nordeste, a Luan comercializa nacionalmente shows de artistas como Banda Calypso, Saia Rodada, Capim Cubano, Zezé di Camargo & Luciano (nessas duas regiões) e muitos outros artistas.
A gravação do seu primeiro DVD foi no palco mais badalado do Recife, o Chevrolet Hall, com cerca de 6 mil pessoas, dando início à uma nova fase de sua carreira. Recebeu DVD de Ouro pela venda superior a 25 mil cópias. Em tempos de pirataria, um verdadeiro Oscar na carreira do artista.
Romper fronteiras foi algo que marcou a carreira do artista em 2006. Fez shows por todo o Nordeste. No período junino atingiu a marca de 40 shows. Sua participação no São João da Capitá, maior evento de forró da capital pernambucana, realizado pelo Chevrolet Hall, lhe rendeu participação numa matéria para o programa Vídeo Show.
Dias depois participou do programa de Ana Maria Braga e do Jornal da Globo, mostrando sua música para o Brasil e o mundo através dos melhores programas da televisão brasileira. Neste ano gravou mais um volume da série "Forró Ao Vivo no Pé do Ouvido", onde faz o som de barzinho que lhe destacou para o público e para a mídia.
Em 2007, Geraldinho realizou o sonho de todo e qualquer forrozeiro, cantar no São João de Caruaru/PE em plena noite do dia 23 de junho. Uma verdadeira consagração para o artista, que teve seu show transmitido pela Rede Globo Nordeste, com suas imagens alternadas com as de Elba Ramalho, que na mesma noite animava o São João de Campina Grande/PB. Para fechar o ano com chave de ouro recebeu o Troféu Talento Nordestino, conferido pela Alcoa do Brasil, anualmente, por voto de seus funcionários, aos artistas que se destacam na promoção da cultural regional.
Em novembro, gravou em Recife/PE, no Caxangá Golf Club, o seu 2º DVD e mais dois CD´s, o 4º volume da série "Forró Ao Vivo no Pé do Ouvido" e uma coletânea comemorativa aos seus 17 anos de carreira, com grandes sucessos, a maioria de sua autoria.
Provando que seu talento no palco vai além da música, atuou no espetáculo "Baile do Menino Deus", encenado no Marco Zero, no final do ano.
O ano começou na expectativa do lançamento do 2º DVD de Geraldinho, "Forró pra todo mundo ouvir". Nem no Carnaval o rapaz parou... No maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada, reuniu sua turma, montou o show "Frevo e Forró" e lá estava ele em cima de um trio elétrico pelas ruas do Recife. Foram 06 horas de desfile pelas principais ruas do centro da capital pernambucana.
Agora, o artista segue com sua agenda de shows, lembrando que toda quarta tem Jardins, na quinta tem Spirit e no sábado Zé Bumba, bem no comecinho da noite. Tá podendo esse cara!
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Geraldinho Lins fale agora mesmo com a gente!