Compartilhe:
Diogo Nogueira (Rio de Janeiro, 26 de abril de 1981), é cantor e compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso sambista João Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas.
João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos bambas da música.
Desde pequeno, Diogo queria ser jogador de futebol. Ele chegou a treinar na categoria de base de clubes no Rio de Janeiro e em Porto Alegre. Mas uma contusão no joelho fez Diogo mudar de idéia e a música popular brasileira ganhou um grande artilheiro.
No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, Diogo emocionou a platéia do Municipal ao interpretar "O Poder da Criação".
Em 2007, Diogo Nogueira gravou seu primeiro DVD no Teatro João Caetano (RJ), com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2, Xande de Pilares, vocalista do Grupo Revelação e o violonista Marcel Powell. CD e DVD foram lançados pela EMI Music no final de 2007, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba de sua geração.
Nos últimos meses, o cantor vem lotando teatros e levando o samba para plateias cada vez mais numerosas em todo Brasil. Foram temporadas com casas lotadas em grandes palcos no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília, dentre outras cidades.
Depois de promover a mistura de samba com rock ao cantar com a cantora Pitty no projeto Estúdio Coca-Cola, Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria "Revelação".
Em novembro de 2008, Diogo fez sua primeira viagem internacional, ao Texas (EUA), onde participou da festa do Grammy Latino 2008, prêmio que foi indicado na categoria principal, como "Artista Revelação", e aproveitou para fazer shows em Los Angeles e San Diego. Em junho de 2009, Diogo voltou aos Estados Unidos, onde fez uma pequena turnê com shows em Miami, Houston, Los Angeles, San Francisco e Newark.
Além dos shows, Diogo vem dividindo seu tempo com as gravações do programa "Samba na Gamboa" (TV Brasil), onde estreou como apresentador. O programa, que vem sendo muito elogiado, é exibido em rede nacional, todas as terças-feiras, sempre às 23 horas. Diogo já recebeu diversos convidados, como os bambas Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jorge Aragão, João Bosco, Jorge Benjor, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, dentre outros.
Em junho de 2009, Diogo Nogueira lançou pela EMI Music o segundo CD de sua carreira, "Tô fazendo a minha parte", onde apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, dentre outros. Em julho do mesmo ano, Diogo começou a turnê oficial de seu novo show, no palco do Canecão, Rio de Janeiro, que recebeu o cantor com a casa cheia. Após a estreia da turnê no Rio, Diogo percorreu as principais capitais do país.
Em outubro de 2009, Diogo Nogueira se sagrou tetracampeão na Portela, co-assinando, pelo quarto ano consecutivo, o samba-enredo da escola de samba do coração da família Nogueira. Tanto em 2007, quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela.
Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010.
No fim de 2010, lançou "Sou Eu Ao Vivo", em CD e DVD gravados no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Contou com as participações de grandes nomes da música como Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione e Hamilton de Holanda. Já vendeu mais de 50 mil cópias (DVD de Platina) e se encontra na lista dos dez mais vendidos em todo o Brasil. A turnê nacional teve estreia no dia 27 de novembro de 2010, no palco do Vivo Rio, RJ, e vem apresentando seu mais novo show em várias cidades do Brasil.
Em novembro de 2011, Diogo fez seu primeiro show, em Havana, Cuba. Na ocasião, o sambista registrou o show e gravou um documentário, com imagens de sua passagem pelo país, seu encontro com os músicos locais e suas impressões de viagem. A apresentação foi no imponente Teatro Karl Marx, que teve a plateia lotada e contou com a participação do grupo cubano Los Van Van.
Em janeiro de 2012, Diogo Nogueira embarcou para mais uma tour pelos Estados Unidos, onde se apresentou na tradicional casa SOB (Sounds of Brazil) e no Webster Hall, em Nova Iorque, e na Artisphere (Ballroom), no estado da Virgínia.
Em abril deste mesmo ano, Diogo Nogueira lançou o “Sambabook João Nogueira”, uma homenagem à obra de seu pai, João Nogueira. O projeto conta com dois CDs, DVD, Blu-Ray, um fichário com 60 partituras, além de um livro com uma "discobiografia" trazendo a história do sambista contada através dos seus discos. Diversos artistas participaram das gravações, dentre eles nomes como Djavan, Seu Jorge, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Martinho da Vila, Beth Carvalho e Alcione.
O projeto do CD e DVD “Diogo Nogueira – ao Vivo em Cuba” chegou às lojas de todo o país em agosto de 2012, trazendo o registro do show, no qual Diogo canta diversos clássicos da MPB, em versões inéditas. O projeto traz um DOC.Show, formato inédito, que mescla imagens e depoimentos do cantor em Havana com imagens do show ao vivo. A nova turnê teve estreia no dia 17 de agosto, no Vivo Rio, RJ. O show, que contou com a participação especial da jovem cantora cubana Annie Garcés, que veio especialmente para se apresentar no show do sambista, teve os ingressos esgotados com uma semana de antecedência.
A discografia de Diogo conta atualmente com quatro CDs e três DVDs, que venderam mais de 500 mil cópias e renderam ao cantor dois Discos de Ouro e dois DVDs de Platina, sendo um deles de Platina Duplo. Além disso, o cantor também já participou de 35 projetos especiais, como o CD e DVD “Samba Social Clube”, CD e DVD “O Baile do Simonal”, trilhas de novelas, dentre outros produtos.
É apresentador do programa Samba na Gamboa, na TV Brasil.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Diogo Nogueira fale agora mesmo com a gente!