Compartilhe:
Tristania é uma banda de Stavanger, Noruega fundada em 1996 por Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland decidiram sair da banda Uzi Suicide, da qual faziam parte. Eles fizeram com que Olsson se unisse a eles em sua nova banda, Tristania. Logo após Rune Østerhus (baixo) e Anders Hidle (guitarra) também uniram-se à banda.
Em Maio de 1997 a banda entrou em estúdio pela primeira vez e gravou sua demo em Klepp Lydstudio. Nesse meio tempo, Vibeke Stene foi recrutada. Ela deveria contribuir na demo como participação especial, mas o resto da banda se convenceu de que sua voz combinava com o estilo da banda perfeitamente, e ela então entrou na banda como o sexto membro. Durante o verão de 1997 a demo foi distribuída a diferentes gravadoras, e a Napalm Records ofereceu a melhor proposta. O primeiro lançamento da banda com a nova gravadora foi o MCD Tristania, que veio a ser a demo, mas com uma mixagem e arte diferentes.
Inspirado por boas críticas por toda a Europa, a banda estava ansiosa para gravar o álbum de estréia. Após alguns meses Moen e Veland tiveram as canções prontas e antes do fim de 1997 o primeiro álbum Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo de 1998. Widow's Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metal, gothic rock, death metal, música clássica e black metal. Essenciais para o álbum foram 2 convidados especiais. Østen Bergøy (Morendoes) contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção Angellore. Os violinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr).
Após ter feito suas primeiras apresentações ao vivo fora da Noruega, abrindo a turnê do Lacrimosa na Bélgica e na Áustria durante o verão de 1998, o Tristania fez sua primeira turnê européia no outono do mesmo ano, junto com Solefald e Haggard.
Em 1999, o álbum Beyond The Veil foi lançado. Suas canções são construídas em torno dos mesmos elementos que o antecessor. Moen e Veland foram os compositores, mas Moen e Hidle também compuseram juntos outras faixas. A banda seguiu outra turnê com as bandas The Sins Of Thy Beloved, Trail of Tears e Antichrisis.
Em 2000 a banda continuou a série extensiva de turnês, contando inclusive com oportunidades no México em agosto e nos Estados Unidos em Novembro. No fim do ano, Morten Veland saiu da banda devido a diferenças pessoais.
A banda estava ansiosa para uma nova compôsição, Moen e Hidle continuaram a trabalhar em seu novo material para o terceiro álbum, World of Glass, o qual foi gravado no estúdio na França em 2001. Desde que o substituto para Veland não estava decidido ainda, Ronny Thorsen (Trail of Tears) contribuiu nos vocais guturais, quando Bergøy e Barkved contribuíram com vocais limpos. Pete Johansen fêz os violinos por sua vez.
Após o retorno a Noruega, Kjetil Ingebrethsen (Blindfolded) juntou-se a banda como uma recolocação para Veland. Ao mesmo tempo era uma coisa natural que Østen Bergøy se tornasse um membro regular da banda, após participar em todos os 3 álbums. Ele tinha se tornado cada vez mais importante como vocalista, e no World of Glass também como letrista.
World of Glass foi lançado em Setembro de 2001, o álbum representa uma nova etapa para a banda, que procurou manter o som "tristaniano" e os elementos básicos na música. A diversidade musical que sempre foi importante para a banda tornou-se mais elaborada com World of Glass. Este álbum incluiu também o primeiro cover gravado por Tristania, The Modern End, gravada originalmente pela lendária banda norueguesa Seigmen.
Dias depois do lançamento do álbum, a banda começou o World of Glass Tour na Europa, aberta por Rotting Christ e Vintersorg. Continuaram a Turnê em 2002, com mais apresentações na Europa, como também no México, no Chile, no Brasil e na Colômbia.
Ashes é o quarto trabalho da banda, que veio quatro anos após o World of Glass. Com o novo álbum banda mudou bastante sua sonoridade, aboliu os corais, as canções soam mais progressivas, com letras mais poéticas e com arranjos mais complexos do que anteriormente. Além disso os violinos de Pete Johansen, que apareciam com freqüência nos álbuns anteriores da banda foram substituídos pelas melodias de violoncelo de Hans Josef Groh. O álbum em si apresenta muita variações musicais em relação aos trabalhos feitos anteriormente.
A turnê do álbum Ashes (que não contou com a presença de Einar Moen, o qual permaneceu trabalhando em novos materiais para a banda) trouxe mais uma mudança para a banda, a adição de um segundo guitarrista, Svein Terje Solvang, o qual tocara com a banda anteriormente em turnês. A adição dele como membro permanente para banda em Maio de 2005 marca a primeira vez em que a banda se torna um grupo com dois guitarristas desde o Beyond The Veil.
Em 2006, o vocalista Kjetil, que fazia os vocais guturais, deixa a banda, sem muitos motivos, mas sem ressentimentos com a banda. Para o novo álbum, lançado em Janeiro de 2007 chamado Illumination, a banda contou com a participacao do Vorph, vocalista da banda Samael, banda de black metal também da Noruega.
Em meados de fevereiro de 2007, Vibeke Stene deixa a banda por questões pessoais.
No dia 19 de outubro de 2007, a banda revelou a nova vocalista: Mary Demurtas, que adota um estilo mais agressivo para cantar. A partir de fevereiro de 2008, eles começam a esperada turnê do álbum Illumination, e Mary mostra que é capaz de cantar todas as músicas do Tristania, inclusive algumas com linhas vocais extremamente complexas, como Angina, Libre, The Shining Path e Beyond The Veil.
Em maio de 2008, o vocalista Østen Bergøy publicou no blog do grupo no MySpace que o guitarrista Svein Terje não faz mais parte do Tristania. Segundo a publicação, Terje não especificou motivos para tal decisão. Bergøy afirma que "A hora não poderia ser pior" e ainda que ama Terje como um irmão, mas que "isso foi como ser apunhalado pelas costas".[8] “De todo modo, faremos a turnê com Anders [Hidle] como único guitarrista. Não é a situação ideal mas faremos funcionar” comenta o vocalista. Após isso a banda tocou em varios festivais na América do Sul, México e no Masters of Rock na República Checa.Como outros compromissos gradualmente colocar uma pressão sobre a dedicação dos antigos membros 'da banda, Tristania reconhecidos os benefícios associados à renovação da programação com os membros que possam comprometer de forma mais permanente. A segunda adição forte veio com o baixista Ole Vistnes (Zerozonic), que passou de co-participação como músico para se tornar um membro permanente no início de 2008. Vistnes provou ser uma força considerável criativa da banda e é agora um dos principais compositores.
Em 2009, Gyri Smordal Losnegaard (Octavia Sperati) assumiu o papel de segunda guitarrista. Logo se tornou evidente que o baterista Lie Tarald (Diabla) seria seguir o exemplo Vistnes. Finalmente, depois de responsabilidades parentais o vocalista Østens Bergøy tornou-se incompatível com os futuros esforços musicais, a banda decidiu solicitar amigo de longa data e vocalista Kjetil Nordhus (Trail of Tears, Green Carnation) para se juntar a banda de forma permanente. Nordhus é uma escolha digna capaz de combinar estilo característico Bergøy do vocal. Já com a nova formação a banda apresentou-se na Noruega em Kristinsand e Joperland, em Sibiu na Romenia no Artmania Festival e finalizando suas apresentações de 2009 na Alemanha, uma delas no aclamado Wacken Open Air.
Em 23 de Junho de 2010 a banda a anuncia o nome de seu novo album, intitulado de "Rubicon", gravado durante os primeiros meses de 2010 em diversos estúdios na Noruega. Desta vez, a banda foi fortemente envolvido em todos os aspectos do processo, como a maior parte da produção estava nas mãos dos membros da banda Anders Hidle e Ole Vistnes. Waldemar Sorychta, que produziu "illumination" e também contribuindo para a pré-produção de "Rubicon", continua a desempenhar um importante papel como co-produtor. Sorychta também é responsável pela mixagem do disco, juntamente com Dennis Koehne em Flying Pigs Studio.
Como os lançamentos anteriores, "Rubicon" congratula-se com uma série de músicos convidados, o mais notáveis contribuições provenientes Østen Bergøy nos vocais e um reencontro com a fantástica performance de violino de Pete Johansen. Com o novo registro, Tristania também reviveu outro colaboração passado, reunindo-se com sua ex-gravadora Napalm Records.
Com um produto sólido na mão e um line-up forte, Tristania re-surge com uma nova confiança e vitalidade. Após o lançamento do álbum, a banda pretende promover o novo álbum extensivamente, começando com o "Rubicon Tour 2010", em outubro, que irá levá-los a 9 países europeus em 16 dias.
Membros Atuais:
- Mariangela Demurtas - Vocal (Desde 2007)
- Kjetil Nordhus - Vocal (Oficialmente desde 2010, mas já tocava ao vivo desde 2009)
- Anders Høyvik Hidle - Guitarra (Desde 1996) / Vocal Gutural (Desde 2007)
- Einar Moen - Teclado (Desde 1996, não toca mais ao vivo com a banda desde 2001)
- Ole Vistnes - Baixo / Backing Vocal (Desde 2009)
- Gyri Smørdal Losnegaard - Guitarra (Desde 2008)
- Tarald Lie Jr. - Bateria (Oficialmente desde 2010, mas já tocava ao vivo desde 2007)
Ex-Membros:
- Østen Bergøy - Vocal (2001-2010, mas não tocava mais ao vivo desde 2009)
- Kenneth Olsson - Bateria (1996-2010, mas não tocava mais ao vivo desde 2007)
- Rune Østerhus - Baixo (1996-2009)
- Svein Terje Solvang - Guitarra (2005-2008)
- Vibeke Stene - Vocal (1997-2007)
- Kjetil Ingebrethsen - Vocal Gutural (2002-2006)
- Morten Veland - Guitarra / Vocal Gutural (1996-2000)
Discografia:
- Tristania (Demo) (1997)
- Widow's Weeds (1998)
- Beyond the Veil (1999)
- World of Glass (2001)
- Ashes (2005)
- Illumination (2007)
- Rubicon (2010)
Vídeos:
- Evenfall (1998)
- Heretique (1999)
- Equilibrium (2005)
- Libre (2005)
- Year of the Rat (2010)
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Tristania fale agora mesmo com a gente!