Compartilhe:
Thomas Alan Waits (7 de dezembro de 1949) é um músico, instrumentista, compositor, cantor e actor norte-americano. Sua voz grossa e rouca e suas letras por vezes esquisitas e intrigantes, marcam a personalidade de sua música. Sendo ativo por mais de quatro décadas, Waits possuí uma considerável obra, constituída de quase 30 álbuns (incluindo álbuns de estúdio, compilações e álbuns ao vivo), e mais de 50 participações diretas (como ator) e indiretas (compondo trilhas sonoras) em filmes. Já foi indicado a um grande número de prêmios musicais, tendo ganho o Grammy Awards por dois álbuns, a saber, Mule Variations e Bone Machine.
Biografia
Tom Waits nasceu em Pomona, Califórnia a 7 de dezembro de 1949. Seu pai era descendente de irlandeses e escoceses e sua mãe de noruegueses. Aprendeu a tocar guitarra e piano aos dez anos de idade. Lançou o seu primeiro album Closing Time em 1973 e começou por fazer a primeira parte de shows de Frank Zappa e John Hammond.
É casado com Kathleen Brennan, co-letrista de parte do seu trabalho musical, e pai de três filhos.
Música
A música de Tom Waits não está presa a um gênero musical determinado. Pode-se facilmente encontrar em seus álbuns Rock, Jazz, Folk, Blues, dentre outros tantos gêneros e estilos musicais.
Cinema
Principais filmes com participação de Tom Waits:
* 1982 - O Fundo do Coração
* 1983 - Vidas sem Rumo
* 1983 - O Selvagem da Motocicleta
* 1986 - Down By Law
* 1989 - Trem Mistério
* 1992 - Drácula de Bram Stocker
* 1993 - Short Cuts - Cenas de uma Vida
* 2004 - Café e Cigarros
* 2005 - Domino
* 2007 - O Tigre e a Neve
Biografia datada:
1949 - Nasce Thomas Alan Waits, a 7 de Dezembro, na cidade de Pomona, no estado da Califórnia. Descende de famílias escocesas e irlandesas, da parte do pai, e norueguesas, da parte da mãe.
1959/68 - Aprende a tocar piano com vizinhos, e começa a tocar guitarra sozinho. Guarda letras de Bob Dylan e mantém um bloco e uma caneta junto à cama, para escrever as letras que eventualmente pense a meio da noite.
1971/73 - Escreve e grava temas que mais tarde seriam editados com o título “The Early Years Vol 1 and 2”. Assina contrato com Herb Cohen, que também trabalhava com Frank Zappa.
1973 - Lança o álbum “Closing Time”. Uma estreia notável, com letras de intensidade surpreendente para um jovem de 24 anos (veja-se por exemplo “I hope that I don’t fall in love with you”)
1973/74 - Tour. Faz primeiras partes de John Hammond e Frank Zappa. Nesta altura, Tom tentava viver o estilo de vida que retratava nas suas canções. Envolveu-se com Rickie Lee Jones (que surge na capa de “Blue Valentine”), uma companheira de noitadas.
1974 - Sai o álbum “The Heart of Saturday Night”.
1974/75 - Tour. Faz primeiras partes de Frank Zappa & The Mothers of Invention, bem como de Roger (Jim) McGuinn e Martha Reeves. Sai o álbum “Nighthawks at the diner (live)”
1976 - Lançamento do álbum “Small Change”. Destaque especial para o tema “Step right up”, em que Tom Waits personifica um vendilhão e debita um texto brilhante.
1977 - Lançamento do álbum “Foreign Affairs”.
1977/78 - Tour nos EUA e Europa.
1978 - Lançamento do álbum “Blue Valentine”. Um disco lindo, repleto de músicas tocantes.
Estreia no cinema como Mumbles no filme “Paradise Alley”.
1978/80 - Tour: Canadá, EUA e Austrália.
1980 - Começa a trabalhar com Francis Ford Coppola na banda sonora de “One from the heart”. Lançamento do álbum “Heart Attack & Vine”. Em Agosto, casa-se com Kathleen Brennan. Comentário de Tom sobre o casamento: “I found the Marriage Chapel in the Yellow Pages, right next to 'Massage'”. Lua-de-mel na Irlanda.
1980/82 - Tour:Canadá, EUA, Irlanda, Reino Unido e outros países europeus. Faz uma aparição (cameo) no filme “Wolfen” em 1981
1982 - Banda sonora e cameo no filme One From The Heart. Nomeação para Óscar de melhor tema original.
1983 - Lançamento de “Swordfishtrombones”. Por ser considerado “estranho” pela editora da época (a Asylum Records), Tom Waits mudou-se para a Island Records.
Representa o papel de Buck Merrill em “The Outsiders”, e de Bennie (dono do salão de bilhar) em “Rumble Fish”
1984 - Representa o papel de Irving Stark em “Cotton Club”
1985 - Lançamento do álbum “Raindogs”. Tour: Canadá, EUA e principalmente Europa.
1986 - Estreia no teatro, na peça “Frank's Wild Years” no Chicago's Steppenwolf Theater.
1987 - Tour “Big Time”, que dura entre Março e Dezembro. Lançamento do álbum “Franks Wild Years”. Mais aparições cinematográficas.
1988 - Lançamento de “Big Time”, ao vivo.
1989 - Mais aparições no cinema.
1990 - Música e letras para a peça “The Black Rider”, em cena no mês de Março em Hamburgo. Mais aparições cinematográficas.
1991 - Aparições cinematográficas, incluindo no filme de Terry Gilliam “The Fisher King”. Escreve a banda sonora de Night on Earth (juntamente com Kathleen Brennan).
1992 - Lançamento do álbum “Bone Machine”.
Compositor (com Kathleen Brennan) em “American Heart”. Aparição no filme “Bram Stoker's Dracula”. Ganha um Grammy por Melhor Álbum de Música Alternativa (“Bone Machine”). Compõe (juntamente com Kathleen Brennan) música e letras para a produção em palco de “Alice”, em Hamburgo.
1993 - Lançamento do álbum “The Black Rider”. Mais aparições cinematográficas.
user posted image
1996 - Compositor das bandas sonoras de “Dead man walking” e “The end of violence”.
1999 -Assina com o selo punk Epitaph. Lançamento de “Mule Variations”, um dos melhores álbuns da década de 90 (na minha opinião).
2002 - Lançamento de dois álbuns em simultâneo: “Blood Money” e “Alice”.
2004- Lançamento do álbum "Real Gone"
2006- Lançamento do álbum triplo "Orphans-Bawlers,Brawlers & Bastards"
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Tom Waits fale agora mesmo com a gente!