Compartilhe:
The Decemberists é uma banda de indie pop criada na cidade de Portland, Oregon.
Embora os Decemberists sejam geralmente classificados como indie pop, eles percorrem estilos musicais tão variados como rock progressivo e folk, utilizando instrumentos peculiares como o xilofone, o acordeão e o contrabaixo acústico. Suas letras fogem da angústia e introspecção do rock atual, contando histórias sobre personagens fantásticos e melancólicos como piratas, órfãos, prostitutas e limpadores de chaminé com o riquíssimo vocabulário do vocalista/compositor Colin Meloy.
As capas e a arte promocional dos três primeiros discos dos Decemberists foram criadas pela artista gráfica americana Carson Ellis, namorada de Colin Meloy e mãe do seu primeiro filho, Henry.
Seu primeiro EP, "5 Songs", foi lançado de forma independente em 2001, e posteriormente relançado pela gravadora americana Hush no ano seguinte (esse relançamento incluiu uma música extra, ou seja, continha seis músicas, apesar do nome). O primeiro álbum da banda, "Castaways and Cutouts" (2002), também foi lançado pela Hush. Posteriormente, a banda assinou com a gravadora Kill Rock Stars, que relançou seu álbum de estréia e lançou mais dois discos e dois EPs.
Em Março de 2005, os Decemberists divulgaram o videoclipe do single "Sixteen Military Wifes" via BitTorrent, em uma estratégia talvez inédita para uma banda com um contrato de gravação e bem conhecida nos círculos indie. Nesse mesmo mês, a van com a qual o grupo fazia uma turnê foi roubada, assim como todos os instrumentos dos integrantes. Entretanto, graças a doações de fãs, outras bandas e fabricantes de instrumentos, outros puderam ser comprados.
Em dezembro do mesmo ano, Colin Meloy informou ao site Pitchfork Media que os Decemberists assinaram com a gigante Capitol Records, pela qual foi lançado o quarto álbum do grupo, "The Crane Wife".
Membros:
*Atualmente
Colin Meloy (voz, guitarra)
Chris Funk (multi-instrumentalista)
Jenny Conlee (voz, órgãos, acordeão, escaleta, piano, teclados)
Nate Query (baixo)
John Moen (bateria, escaleta)
*Ex-membros
Jesse Emerson (baixo) - "Her Majesty"
Ezra Holbrook (bateria, backing vocals) - "Castaways and Cutouts"; (backing vocals) - "The Crane Wife"
Rachel Blumberg (voz, bateria) - "Her Majesty", "Billy Liar" (single), "The Tain" e "Picaresque"
David Langenes (guitarra)
Petra Haden (violino, voz) - "Picaresque", turnê de "The Crane Wife"
Lisa Molinaro (viola, guitar, teclados, voz) - turnê de "The Crane Wife"
Álbuns
"Castaways and Cutouts" (2002)
"Her Majesty, The Decemberists" (2003)
"Picaresque" (2005)
"The Crane Wife" (2006)
"The Hazards of Love" (2009)
"The King is Dead" (2011)
Singles e EPs
"5 Songs" EP (2001)
"Billy Liar" (single) (2004)
"The Tain" EP (2005)
"Sixteen Military Wives" (single) (2006)
"Picaresquities" EP (2006)
"O Valencia!" (single) (2007)
DVDs
"The Decemberists: A Practical Handbook" (2007)
Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Decemberists"
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre The Decemberists fale agora mesmo com a gente!