Compartilhe:
Supla, nome artístico de Eduardo Smith de Vasconcelos Suplicy, (São Paulo, 2 de abril de 1966) é um músico brasileiro, filho do casal de políticos Marta Suplicy e Eduardo Suplicy. É irmão do também músico João Suplicy.
Iniciou sua carreira tocando versões do rock norte-americano e britânico das décadas de 50 a 70, entretanto, os estilos de suas composições estão mais ligadas ao punk e ao hardcore, e mais recentemente bossa nova.
Supla é conhecido por sua personalidade marcante e por não se importar com a opinião da imprensa, tanto nas críticas ao seu trabalho como também em eventuais elogios. Supla foi vocalista de diversas bandas em sua carreira, o início se deu no "Metropolis", depois "Zig Zag" (que mas tarde se tornou a conhecida "Tokyo"), além do "Mad Parade". Ele também fez parceria com outros nomes importantes do cenário rock n'roll, entre eles podemos citar a alemã Nina Hagen.
No começo da década de 90 participou de grandes festivais da música, como o "Hollywood Rock" e o famoso Rock in Rio, na sua segunda edição, em 2001 voltou a participar do "Rock In Rio", agora já em sua terceira edição. Supla também se aventurou no cinema, participando de algumas incursões na sétima arte, contudo, não obteve muito êxito. No que se refere a sua participação televisiva podemos destacar algumas participações, como em uma mini-série e até mesmo uma telenovela.
O "papito", apelido pelo qual ficou famoso no ano de 2001, passou boa parte dos anos 90 no ostracismo, até que no ano 2000 o programa "Piores clipes do mundo", da MTV Brasil, decidiu pela exibição do seu clipe "Green Hair", logo alçado á "obra-prima trash" pelo apresentador Marcos Mion. Supla de início reclamou ("nunca passa clipe meu, e quando passa é no "Piores!"), entretanto, acabou por aceitar essa fama de o "rei do piores".
Devido á popularidade reconquistada, em 2001 Supla tocou no "Rock in Rio 3" e participou da primeira edição do Reality Show Casa dos Artistas, sendo considerado um dos grandes nomes da atração do SBT comandada por Silvio Santos. A sua popularidade no programa foi de tamanha repercussão que o seu álbum denominado "Charada Brasileiro" vendeu por volta de 600 mil cópias, um número elevado para a época, ainda mais se lembrarmos que era um disco vendido de forma alternativa. Nessa fase ele contava em seus shows com a banda "Holy Tree".
É avaliado por alguns como uma pessoa rebelde, tanto no seu modo de vestir, considerado "diferente" do chamado padrão imposto pela sociedade, como também os seus cabelos espetados, bem ao "estilo punk", esses mesmos afirmam que o fato dele ser filho de políticos contribui para o suposto preconceito. Apesar disso, segundo seus fãs e alguns críticos, tem um bom timbre de voz e mostrou seu talento principalmente no disco "Bossa Furiosa", sendo elogiado pela crítica especilizada.
Atualmente alem de virar apresentador de TV com o seu irmão João Suplicy, ambos tambem cantam junto em um projeto chamado BrothersofBrazil na qual esta em turne
http://www.myspace.com/brothersofbrazil
http://www.myspace.com/originalsupla
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Supla fale agora mesmo com a gente!