Compartilhe:
A mais duradoura e consistente banda da cena folk inglesa surgida em 1969, com a saída do baixista Ashley "Tyger" Hutchings do grupo Fairport Convention, logo após o lançamento do prestigiado álbum "Liege & Lief", considerado o primeiro disco de folk rock: Hutchings queria continuar aquela linha de trabalho, enquanto o restante do grupo o considerava apenas uma experiência.
Unindo-se a duas duplas, Tim Hart & Maddy Prior e Terry & Gay Woods. O encontro resultou no disco "Hark! The Village Wait" mas, antes mesmo de ser lançado, Terry e sua esposa Gay saíram da banda.
Para substitui-los, vieram o guitarrista de folk Martin Carthy e o violinista Peter Knight. Com isso, o grupo cresceu e começou a tornar-se conhecido além do circuito de clubes folk britânicos. O sucesso viria, entretanto, apenas quando seus maiores nomes, Tyger Hutchings e Martin Carthy, cederam seus postos aos então desconhecidos Rick Kemp - que viria a se casar com Maddy Prior - e Bob Johnson (ex-guitarrista de Gary Glitter).
O grupo estabilizou-se com a entrada do baterista e flautista Nigel Pegrum (ex-Gnidrolog) e, com essa formação, gravaram os discos que são considerados clássicos do grupo "Now We Are Six" (produzido por Ian Anderson e com a participação de David Bowie, no saxofone), "Commoner's Crown" e "All Around My Hat", entre outros.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Steeleye Span fale agora mesmo com a gente!