Compartilhe:
Sia Kate Isabelle Furler, conhecida simplesmente como Sia, é uma cantora pop australiana. Dotada de uma criatividade notável, durante cerca de uma década suas obras mais famosas foram suas colaborações com o grupo inglês Zero 7 e seus seis álbuns solo, trabalhos de onde se destaca a canção “Breathe Me”.
Sia fez parte da formação independente de acid jazz Crisp e lançou dois álbuns com o grupo. Em 1997 ela lançou seu primeiro álbum solo, “OnlySee”, por uma gravadora que já não existe mais. Ela só atingiu maior sucesso quando se mudou para o Reino Unido e seguiu de vez com sua carreira solo.
Durante os anos seguintes, Sia lançou mais 5 álbuns solo: “Healing Is Difficult” (2000), “Colour The Small One” (2004/2006), “Some People Have Real Problems” (2008), “We Are Born” (2010), e 1000 Forms of Fear” (2014).
Christina Aguilera tem Sia como uma de suas artistas preferidas e melhores amigas. Sia foi escolhida pessoalmente por Christina para trabalhar com ela em seu álbum Bionic, Sia escreveu as músicas All I Need, I Am, Stronger Than Ever e a emocionante You Lost Me. E foi precisamente com as colaborações com a artista americana que Sia começou a se destacar no mundo da pop mainstream.
Sia já assumiu ser bissexual, sendo habitualmente incluída em listas LGBT das revistas dessa temática.
Atualmente, Sia compõe para artistas de grande porte como Britney, Rihanna, Beyoncé dentre outros. Em julho de 2014, lançou seu sexto álbum, intitulado "1000 Forms of Fear" que foi #1 na Billboard 200. O álbum teve um grande sucesso comercial, incluindo dois grandes hits, "Chandelier" e "Elastic Heart" além de dois outros singles, "Big Girls Cry" e "Fire Meet Gasoline". O álbum possui mais de 1 milhão e 600 mil cópias vendidas, além de possuir mais de 1 milhão e 200 mil execuções no Spotify, sendo o quarto álbum de uma intérprete feminina a solo mais executado do mesmo serviço de streaming. "Chandelier" acabou por receber quatro nomeações para o Grammy 2014: Melhor Canção, Melhor Gravação, Melhor Performance Pop a Solo e Melhor Vídeo Musical. O vídeo de "Chandelier" venceu o prêmio de Melhor Coreografia no VMA 2014 e foi nomeado para Vídeo do Ano nessa mesma premiação da MTV americana.
Em 29 de janeiro de 2016, lançou seu sétimo álbum, "This is Acting". O primeiro single do disco, "Alive", foi lançado em 25 de setembro de 2015. Todo o álbum foi composto por Sia, com músicas feitas para outros artistas, que as recusaram, por alguma razão e, por não ser, necessariamente, temas que a australiana gostaria de cantar, ela optou por conceituar o álbum como uma atuação. O álbum foi #4 na billboard 200, a maior parada musical de discos do mundo. "Cheap Thrills", o segundo single do álbum foi lançado como single em 11 de fevereiro de 2016. A canção foi #1 na Billboard Hot 100, sendo o primeiro #1 de Sia. A música possui diversos certificados no mundo, tendo vendido mais 5 milhões e 400 mil cópias e é considerada por alguns sites e publicações a música do ano de 2016. Em outubro, Sia lançou a versão deluxe de "This Is Acting", para a que foi divulgada com o single "The Greatest", canção que conta com a participação de Kendrick Lamar. O álbum acabou por receber uma nomeação para o Grammy 2017, na categoria de Melhor Álbum Pop Vocal. Nessa mesma edição da premiação, a versão de "Cheap Thrills" com Sean Paul recebeu também uma nomeação, desta vez para Melhor Performance Pop Por Uma Dupla ou Grupo.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Sia fale agora mesmo com a gente!