Compartilhe:
Run-D.M.C. (ou Run DMC), foi uma banda de hip hop fundada por Jason "Jam-Master Jay" Mizell, Joseph "DJ Run" Simmons e Darryl "D.M.C." McDaniels. O grupo teve um enorme impacto no desenvolvimento do hip hop nos anos 80 e é considerado a ponte entre a velha escola representada por Grandmaster Flash e outros e a era moderna do hip-hop. Foram indicados para uma possível inclusão no Rock and Roll Hall of Fame em 2009.
O Início
Os três membros do run-D.M.C. cresceram na vizinhança de Hollis no bairro do Queens em Nova Iorque, EUA. Após completar o colégio em 1982, Simmons e McDaniels recrutaram Mizell para manusear os toca-discos. Um ano mais tarde, eles lançaram seu primeiro single "Sucker MC's", que foi bem recebido, atingindo número 15 na parada de R&B. Foi seguido por outros singles: "Jam Master Jay" e "Hard Times" do seu auto-entítulado álbum de estréia Run-D.M.C..
Final dos anos 80
O grupo atingiu sucesso comercial em 1986 com o álbum Raising Hell. Conseguiram quatro faixas que atingiram o top five da Billboard Hot 100, incluindo a cover para "Walk This Way" com Aerosmith. A música e o vídeo, que foi massivamente tocado na MTV, são creditados tanto como o ressurgimento da carreira do Aerosmith's como levar o rap ao grande público.
O álbum de 1988 Tougher Than Leather emprestou seu nome do filme da banda daquele mesmo ano, que foi dirigido por Rick Rubin e que contava com participações especiais de Beastie Boys e Slick Rick. Os executivos da Profile Records ficaram impressionados com o excessivo número de aparições do logo da Def Jam Recordings durante o vídeo, que foi causado pelo envolvimento de Russell Simmons com o projeto (Russel, irmão de Run, era dono da gravadora).
Ainda em 1988 a música ""Christmas In Hollis" (presente na compilação Christmas Rap da Profile Records) foi usada no filme Duro de Matar na cena em que John McClane, interpretado por Bruce Willis chega ao Nakatomi Plaza.
O grupo lançou Back from Hell em 1990. O álbum foi um fracasso comercial. Teve dois singles: a canção anti-droga "Pause" e "The Ave".
Anos 90
O grupo conseguiu novamente reconhecimento em 1993 com Down with the King que atingiu o Top 10 da Billboard. Pete Rock e CL Smooth contribuiram com versos no primeiro single, "Down With The King". O segundo single, "Ooh, Watch'cha Gonna Do?", falhou em contraste com seu predecessor. Outros convidados do álbum foram Mad Lion, Q-Tip e Tom Morello.
Em 1998, Jason Nevins remixou "It's Like That" e "It's Tricky". O remix de "It's Like That" atingiu o número 1 no Reino Unido, Alemanha e muitos outros países europeus.
Em 1999 o Run-D.M.C. gravou a canção tema para o World Wrestling Entertainment: "The Kings".
2000 - Presente
Em 2004 Run-DMC foram condecorados pela VH1 durante sua premiação anual.
DMC apareceu recentemente no jogo de video game Guitar Hero: Aerosmith fazendo raps nas canções "Walk This Way" e "King of Rock".
Em 2007 a esposa de Jam Master Jay, Terry Corely Mizell, DMC e Run lançaram o J.A.M. Awards em memória de Jay.
Aposentadoria
Após o membro do grupo Jam-Master Jay ter sido morto em 30 de Outubro de 2002, Run-D.M.C. anunciaram sua aposentadoria. Run se juntou a Kid Rock na "Rock N Roll Revival Tour" de 2008 cantando "It's Like That", "It's Tricky", "You Be Illin'", "Run's House", "Here We Go", "King Of Rock" e "Walk This Way" com Kid Rock. Run também pode ser viso na série da MTV/ BET: Run's House. McDaniels contribui com a série televisa I Love The... da VH1.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Run DMC fale agora mesmo com a gente!