Compartilhe:
Pitty nasceu em 07 de outubro de 1977, em Salvador, Brasil. Aos 11 anos ela ganhou seu primeiro violão e aos 16 montou sua primeira banda, “Shes”, na qual tocava bateria e que durou cerca de um ano. Em 1995 Pitty começou a trabalhar em um estúdio musical em Salvador. No ano seguinte passou a integrar a banda de hardcore Inkoma como vocalista.
Em 1998 o Inkoma gravou uma faixa num CD tributo aos Ratos de Porão e, nessa ocasião, a banda conheceu o produtor Rafael Ramos, que veio a produzir e lançar o disco “Influir”, em 2000, pelo selo Tamborete. No ano seguinte o Inkoma chega ao fim.
Com material acumulado, Pitty assina com a gravadora Deck, em 2002, e lança seu primeiro disco solo, "Admirável Chip Novo" (Deck - 2003). Músicas como “Máscara”, “Teto de Vidro”, “Equalize”, “Admirável Chip Novo” e “Semana que Vem” fizeram o sucesso do álbum, que terminou o ano com um Disco de Platina (250 mil cópias vendidas), o prêmio de “Revelação” no Prêmio Multishow de Música Brasileira e o clipe da faixa-título como o mais pedido da MTV. A cantora também levou pra casa os dois principais prêmios do VMB 2004: "Escolha da Audiência" e "Clipe de Rock". No mesmo 2004 lançou o DVD documental "Admirável Vídeo Novo" (Ricardo Spencer), com cenas de bastidores, videoclipes, shows e gravações inéditas em estúdio.
Mais um ano, mais um disco: "Anacrônico" (Deck – 2005), que teve vários sucessos, entre eles “Na sua Estante”, “Memórias” e “Déjà Vu”. Com esse álbum Pitty ganhou mais VMBs: " Ídolo", "Vocalista da Banda dos Sonhos" e "Performance ao Vivo" (na premiação de 2005) e "Melhor Clipe de Rock", "Melhor Fã - Site", "Vocalista da Banda dos Sonhos" e "Escolha da Audiência" (na premiação de 2006).
Em 2006 tocou no "Rock in Rio Lisboa", na mesma noite de Roger Waters e Red Hot Chilli Peppers.
Em 2007, Pitty e banda gravam no Citibank Hall o primeiro projeto ao vivo, “{Des}Concerto”, lançado em setembro do mesmo ano, e fazem dois shows no Japão. Nesse ano, Pitty recebe mais dois prêmios no VMB: “Clipe do ano” e “Vocalista da Banda dos sonhos”, esse pela terceira vez consecutiva.
Em fevereiro de 2008, Pitty ganha o prêmio inédito “Celular de Platina”, pela venda de mais de 200.000 aparelhos de celular Nokia/Motorola com o conteúdo do DVD “{Des}Concerto ao Vivo”. E mais um VMB; na categoria “Melhor Show do Ano”.
No ano seguinte Pitty lançou “Chiaroscuro” que trouxe o mega-hit “Me Adora”. Em seguida, saiu o DVD “Chioroscope”, um registro das gravações no estúdio Madeira e que rendeu o título de “Melhor DVD” no Premio Multishow de Música Brasileira de 2010.
Voltando ao cenário do emblemático Circo Voador no Rio de Janeiro, Pitty gravou em dezembro de 2010 o DVD ao vivo “A Trupe Delirante no Circo Voador” (Deck/2011). Nesse mesmo ano, ela ganhou o VMB na categoria “Rock”.
No final de 2011 lançou, também pela Deck, o projeto Agridoce. Fruto de composições feitas despretensiosamente nos intervalos das turnês, o Agridoce traz a cantora no piano e o guitarrista Martin no violão. Com músicas mais leves e delicadas do que o trabalho com a banda completa, Agridoce emplaca o sucesso “Dançando” e sai em turnê pelo Brasil.
Em 2014 lançou “SETEVIDAS”, com o hit “Serpente”. Saiu em turnê pelo Brasil até meados de 2015 quando engravidou e teve que dar uma pausa nos trabalhos.
Em 2017 Pitty passou a ser apresentadora do programa Saia Justa e gravou com Elza Soares a música de sua autoria "Na Pele", que teve um clipe muito especial dirigido por Daniel Ferro.
Em 2018 Pitty lançou "Contramão", com participações de Tassia Reis e Emilly Barreto, da banda Far From Alaska, e "Te Conecta". Nesse mesmo ano Pitty estreou a turnê Matriz, com a qual está rodando o Brasil, e lançou em 2019 Pitty o "MATRIZ", álbum de inéditas.
Integrantes:
Pitty - vocais
Martin Mendonça - guitarras e backing vocals
Guilherme Almeida - baixo e backing vocals
Paulo Kishimoto
Daniel Weksler - bateria
Ex-integrantes:
Luciano Granja - guitarras
Peu Sousa - guitarras e backing vocals
Joe - Baixo e vocais
Brunno Cunha - teclados
Duda Machado - bateria
Discografia:
(2003) Admirável Chip Novo
(2005) Anacrônico
(2007) {Des}concerto
(2009) Chiaroscuro
(2011) A Trupe Delirante no Circo Voador
(2014) Setevidas
(2019) MATRIZ
Videografia:
(2004) Admirável Vídeo Novo
(2005) Anacrônico
(2007) {Des}concerto
(2009) Chiaroscope
(2011) A Trupe Delirante no Circo Voador
(2015) Pela Fresta
(2016) Turnê SeteVidas
www.pitty.com.br
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Pitty fale agora mesmo com a gente!