Compartilhe:
As eternas Paquitas, as ajudantes de palco da Xuxa.
Xuxa sentiu a necessidade de ajuda para organizar a molecada no palco do "Clube da Criança", na extinta Rede Manchete no ano de 1983.
Foi quando Marlene Mattos - então diretora do programa - teve a idéia de contratar assistentes de palco para ela. A primeira a fazer parte da trupe foi Andrea Veiga, que logo nas primeiras aparições começou a 'namorar' o personagem "Paquito", um papagaio criado pela apresentadora. Daí o nome "Paquita".
Andrea usava vestimentas semelhantes ao uniforme de um soldadinho de chumbo e botas brancas. A roupa se tornou uma marca registrada das fiéis escudeiras de Xuxa. Ainda na Manchete, uma segunda assistente foi escolhida. Era Heloisa Morgado, que foi substituída por Andréia Faria, a Sorvetão, quando a Rainha foi para a Rede Globo. Depois disso veio Louise Wischermann, a "Pituxa Alemã".
A mudança de emissora exigiu novas contratações, já que a estrutura do "Xou da Xuxa" era maior que a do "Clube da Criança". Foi quando entrou Ana Paula Guimarães, que disputou a vaga com Luciana Vendraminni, ganhando o apelido de "Catuxa".
Em 1987, o grupo continuou crescendo. Nessa época, ser "Paquita" já era o sonho de todas as meninas entre 10 e 18 anos (mais ou menos a idade das ajudantes de Xuxa), e os concursos para escolher novas ajudantes de palco viraram febre. Sempre que alguma tinha de deixar o posto, havia uma nova e rigorosa seleção. E é chegada a hora de mais substituições. Dessa vez entraram para o grupo, oficialmente, Roberta Cipriani, a "Xiquitita Surfista", Tatiana Maranhão, a "Paquitita Loura", e Priscilla Couto, a "Catuxita Top Model". Em seguida foi a vez de a primeira das "Paquitas" deixar o programa e, assim, Andrea Veiga deixa o programa partindo para carreira solo como cantora, atriz e apresentadora.
Nesse meio tempo, entre 1987 e 1988, surge um dos grandes mitos do grupo "Paquitas": Monique Siqueira. A primeira "Miuxa" do time, ganhou o título da própria Xuxa num programa de 1987 e se torna a mascote da turma. Monique, mesmo sendo a mais nova de todas, desempenhava as mesmas funções que as outras "Paquitas" da época, participando de merchandisings dos patrocinadores do programa, da organização do palco e sempre comparecia às gravações do "Xou da Xuxa". Na mudança do cenário de 1988 Monique some do programa e reaparece anos mais tarde entrando na justiça para ser reconhecida oficialmente como "Paquita".
Em 1988 Anna Paula Almeida, a "Pituxita Bonequinha", entra para o grupo. 1989 marcou a saída de Louise e Ana Paula Guimarães do grupo ao mesmo tempo.
Letícia Spiller, a "Pituxa Pastel", e Cátia Paganote", a "Miuxa Bruxa" entram no mesmo ano e logo a entrada delas é lançado o primeiro disco do grupo, que foi um sucesso de vendas e chegou a alcançar a marca de 800 mil cópias vendidas.
Em fevereiro de 1990 Andreia Sorvetão deixa o grupo. Juliana Baroni é eleita a nova "Catuxa" e Bianca Rinaldi ocupa a vaga de "Xiquita" e são as únicas paulistas do time de "Paquitas".
Antes de terminar o ano de 1990 Tatiana Maranhão deixa o grupo e Flávia Fernandes entra para o grupo depois de vários testes.
Os anos iam se passando e elas permaneciam no auge. Estrearam seu primeiro filme, "Sonho de Verão", que foi um dos campeões de bilheteria do cinema nacional em 1990.
Em 1991 lançaram mais um disco e Letícia Spiller e Juliana Baroni estrelam o filme "Gaúcho Negro", ao lado dos "Paquitos" Gigio e Claudio Heinrich.
Ainda em 1991 Ana Paula Guimarães volta a fazer parte do grupo mas apenas nos programas internacionais da Xuxa. Com a saída de Letícia em 1992 Catu, como ficou conhecida, retorna ao grupo definitivamente. Ainda em 1992 Andrea Veiga retorna ao grupo mas nas mesmas condições que Ana Paula Catu. Atua como "Paquita" apenas no "Xuxa Park" da Espanha.
Depois de tantos concursos e substituições, em 1995 Marlene Mattos muda o time de "Paquitas", que na época era formado por Roberta Cipriani, Priscilla Couto, Anna Paula Almeida, Cátia Paganote, Juliana Baroni, Bianca Rinaldi, Flavia Fernandes e Ana Paula Guimarães, e põe fim a "Geração Xou da Xuxa" de "Paquitas".
Na época se especulou que a substituição do grupo inteiro teve como principal motivo o lançamento do livro "Sonhos de Paquita", do autor João Schiller, que também era produtor dos programas da Xuxa, e com essa troca surgia o grupo "Paquitas Nova Geração".
Em 2004 Roberta Cipriani, Priscilla Couto, Anna Paula Almeida e Cátia Paganote se reúnem no projeto "Paquitas - Reencontro", onde realizam shows em festas anos 1980.
Janeiro de 2011, depois de mais de 20 anos, a primeira geração de Paquitas se reencontra no Rio de Janeiro. Andrea Veiga, Andreia Faria, Louise Wischermann e Ana Paula Guimarães pegam todos de surpresa ao serem vistas num shopping do Rio juntas.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Paquitas fale agora mesmo com a gente!