Compartilhe:
Mick Ralphs (guitarra e vocal), Verden Allen (orgão), Overend Pete Watts (baixo) e Dale "Buffin" Griffin (bateria) formavam a Silence em 1968 e começaram tocando ao redor de Hereford; Inglaterra, sua cidade natal. Em 1969 a banda chamou Stan Tippens para os vocais e conseguiram um contrato de gravação com o produtor londrino Guy Stevens, cujo primeiro ato foi mudar o nome da banda para Mott the Hoople, por causa de uma novela homônima do escritor Willard Manus. No verão do mesmo ano Tippens foi demitido e substituido por Ian Hunter. O álbum de debute da banda foi lançado ainda no outono de 1969 e se tornou um dos hits do underground da época. Vale conferir a versão instrumental feita para "You really Got Me" do The Kinks.
Mas apesar de toda a atenção que Mott the Hoople recebeu a banda não vendia bem nenhum de seus álbuns e só não se dissolveu em 1971 pela intervenção de David Bowie que chegou inclusive a produzir um disco para o grupo.
O hit mais lembrado foi "All the Young Dudes" reconhecidamente uma música de tema homosexual e prelúlio da glam rock era.
A banda se discipou em 1973, dando origem a carreira solo de Ian Hunter e a nova banda de Ralphs, chamada Bad Company.
Curiosidade: Quem abria os shows do Mott the Hoople lá nos idos de 1973? O Queen.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Mott The Hoople fale agora mesmo com a gente!