Compartilhe:
O Mayhem foi formado na Noruega em 1984. Os fundadores foram Øystein Aarseth (Euronymous, embora seu primeiro pseudonimo na banda seja Destructor - guitarra), Jorn Stubberud (Necrobutcher - baixo), e Kjetil Manheim (Manheim - bateria). O nome Mayhem veio de 'Mayhem With Mercy', em homenagem aos criadores do Black Metal, o Venom. Eles gravaram seu primeiro demo, 'Pure Fucking Armageddon' em 1986, sendo que apenas 1000 cópias foram lançadas. A demo é extremamente brutal, embora sua qualidade seja baixa. No outono daquele mesmo ano, o Mayhem recrutou o seu primeiro vocalista real, Sven Erik Kristiansen (Maniac). Então no inverno de 1987 o Mayhem entrou em estúdio para gravar a lendária demo 'Deathcrush'. Este demo deu ao Mayhem uma base de fãs fieis e que realmente cultuavam a banda. A demo foi relançada mais tarde como um mini LP, pelo selo Deathlike Silence, de propriedade de Euronymous.
Logo depois do lançamento do mini LP, Maniac e Manheim deixaram a banda. O Mayhem recrutou um novo vocalista, Per Yngve Ohlin (Dead, vocalista da cultuada banda sueca Morbid), e um novo baterista, Axel Von Blomberg De Jan (Vlamir). A banda gravou duas canções para uma coletânea da CBR chamada 'Projections Of a Stained Mind'. As musicas eram 'Freezing Moon' e 'Carnage'. A banda então fez uma excursao pela Turquia e Alemanha Oriental. Foi nessa turne que o Mayhem fez dos maiores shows da sua historia, senão o maior, na cidade de Leipzig. O show foi lançado mais tarde no album 'Live in Leipzig'.
Em Abril de 1991 Dead suicidou-se. Logo depois do fato Necrobutcher deixou a banda. Occultus uniu-se a banda como baixo/vocal para substituir Dead e Necrobutcher, mas por pouco tempo. Euronymous trouxe Varg Vikernes (Count Grishnackh da banda de um só homem, Burzum) para tocar baixo, e Attila Csihar (vocalista da banda hungara Tormentor) nos vocais. Blackthorn (da banda Thorns) também se uniu, por um curto espaço de tempo, para ser o segundo guitarrista, mas saiu logo em seguida. Esta formação gravou o tão esperado primeiro full-albumI do Mayhem 'De Mysteriis Dom Sathanas'. Depois que o álbum foi gravado, as coisas começaram a dar errado entre Euronymous e Count Grishnackh. As dificuldades entre o dois escalou o mais alto nível, e terminado com Grishnack matando Euronymous a facadas. A história do assassinato de Euronymous, e a cena BlackMetal norueguesa no inicio da década de 90 tem sido dita de tempo em tempo, e já se tournou uma grande lenda inclusive.
Então Hellhammer foi o unico membro a permanecer. O baixo de 'De Mysteriis Dom Sathanas' havia sido supostamente regravado por Hellhammer por respeito a Euronymous. De fato isto NAO é verdade, e o baixo que se ouve em De Mysteriis Dom Sathanas, foi realmente tocado por Count Grishnackh. Isto foi considerado como a memória final do Mayhem.
Em 1995, Hellhammer reformou a banda, mas deturpando completamente a proposta inicial da banda.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Mayhem fale agora mesmo com a gente!