Compartilhe:
Luigi Tenco, (Cassine,21 de março de 1938 - Sanremo, 27 de janeiro de 1967), foi um cantor e compositor italiano. Sua morte, geralmente atribuída ao suicídio enquanto ele estava em San Remo para assistir ao Festival da Canção Italiano, foi durante muito tempo envolta por um véu de mistério. Tenco tinha 29 anos em 1967 quando morreu com um tiro na têmpora em um quarto do hotel Savoy de Sanremo, supostamente após perder um prêmio com sua canção "Ciao,Amore,Ciao".
O corpo foi descoberto pela cantora Dalida, seu par na competição, que foi falar com ele após uma discussão telefônica.
Junto ao corpo de Tenco, foi encontrado um bilhete com a seguinte mensagem: "O público quis e lhe dediquei cinco anos da minha vida. Faço isto não porque esteja cansado da vida mas como protesto".
Tenco era uma figura controversa e genial, de certa forma, um herói, teve a sua cultura e suas canções. Ele possuía a capacidade que tinha alguns (como Pasolini) de compreender, observar e antecipar o tempo. Ele era muito crítico para com as atitudes egoístas e hipócritas que governam o homem .Tinha fortes ideais de que não se esqueceu.
Hoje, é considerado um mito da música italiana e mundial, existe um museu em sua homenagem, na Itália , peça de teatro e um filme que está sendo rodado, sobre sua vida.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Luigi Tenco fale agora mesmo com a gente!