Compartilhe:
Ludovico Einaudi (Turim, Itália, 23 de novembro de 1955) é um pianista italiano e compositor de música erudita. Depois de treinar no Conservatório de Verdi em Milão e influenciado pelo compositor Luciano Berio no início dos anos 1980, Einaudi iniciou sua carreira como compositor de música erudita e logo incorporou outros estilos e gêneros, incluindo pop, rock, world music e folk music. Einaudi compôs dezenas de músicas para filmes e trailers, incluindo Intouchables, ''I'm Still Here'', ''Doctor Zhivago'' e Acquario em 1996, pelo qual ganhou a Grolla d'Oro por melhor trilha sonora. Ele possui vários álbuns solo de piano e orquestra, como ''I Giorni'' em 2001, ''Nightbook'' em 2009, e ''In a Time Lapse'' em 2013.
Einaudi nasceu em Turin, Itália. Seu pai, Giulio Einaudi, era publicitário de autores como Ítalo Calvino e Primo Levi, e seu avô, Luigi Einaudi, foi Presidente da Itália entre 1948 e 1955. Sua mãe tocava piano com ele desde criança. Ele começou compondo suas próprias músicas ainda adolescente, primeiro escrevendo para tocar numa folk guitar. Ele iniciou seu treinamento musical no Conservatório de Verdi em Milão, ganhando um diploma em composição em 1982. No mesmo ano ele estudou com Luciano Berio e ganhou um intercâmbio escolar para o Festival de Música de Tanglewood. De acordo com Einaudi, "Berio tem interesse em trabalhos musicais com vocal africano e fez alguns arranjos de músicas dos Beatles, e ele me ensinou que há uma espécie de dignidade dentro da música. Eu aprendi orquestração dele e um jeito liberal de pensar sobre música."
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Ludovico Einaudi fale agora mesmo com a gente!