Compartilhe:
Justin Randall Timberlake (Memphis, Estados Unidos, 31 de janeiro de 1981) é um cantor-compositor, ator e empresário. Alcançou a fama nos anos 90 ao se tornar um membro da boyband *NSYNC. Com seus dois primeiros álbuns solo, Justified (2002) e FutureSex/LoveSounds (2006), estabeleceu-se como um dos cantores mais bem sucedidos do mercado. Após uma longa pausa de sete anos na carreira musical, Timberlake retornou em 2013 com um projeto divido em dois álbuns, compilados em The 20/20 Experience - The Complete Experience. Em 2018, lançou o seu quinto álbum, Man Of The Woods.
Seu primeiro álbum gerou os hits "Cry Me a River" e "Rock Your Body", enquanto o segundo estreou no topo da Billboard 200 e produziu os hits número um nos Estados Unidos "My Love (feat. T.I.)", "SexyBack (feat. Timbaland)" e "What Goes Around.../...Comes Around (Interlude)".
De 2007 a 2012, Timberlake focou em sua carreira como ator. Seu terceiro álbum, The 20/20 Experience, foi precedido pelo sucessos "Suit & Tie (feat. Jay-Z)" e "Mirrors". O álbum estreou com mais de 960 mil cópias vendidas nos Estados Unidos. Meses depois, Timberlake lançou a segunda parte do projeto, intitulado The 20/20 Experience - 2 of 2
Justin é filho de Lynn Harless e Randall Timberlake. Vêm de ancestrais ingleses e seu avô paterno, Charles L. Timberlake, marido de Bobbye Joyce, foi ministro de uma igreja Batista. Cresceu na religião Batista; que ele mesmo considera mais "espiritual que religioso", de qualquer forma ainda mantém o pensamento cristão.Seus pais se divorciaram em 1985 e ambos voltaram a se casar; sua mãe que agora trabalha numa com companhia de Entretenimento chamada Just-in Time Entertainment, se casou com Paul Harless, um banqueiro, quando Justin ainda tinha 5 anos de idade; enquanto seu pai é um diretor de coro musical de uma igreja batista, teve dois filhos, Jonathan (nascido em 1993) e Stephen (nascida em 1998), do seu segundo casamento com Lisa. Sua meia-irmã, Laura Chwieseni, morreu logo depois que nasceu em 1997 e é a única recordação de Timberlake, como ele se refere "Meu Anjo no Céu". Justin cresceu em Millington, uma cidade pequena ao norte de Memphis. Sua primeira tentativa de seguir uma carreira de músico foi cantando músicas country num programa de televisão Star Search.
Em 1993, entrou no Mickey Mouse Club (Clube do Mickey), onde conhecera sua futura namorada Britney Spears, sua futura parceira de turnê Christina Aguilera, e o futuro parceiro de banda JC Chasez. Quando o Clube do Mickey acabou em 1995, convidou JC Chasez para formar uma boyband, organizado por Lou Pearlman, juntamente com Chris Kirkpatrick. O grupo ficou conhecido como *NSYNC.
*NSYNC
Justin e JC Chasez, que se conheceram no Mickey Mouse Club (que também tinha Christina Aguilera e Britney Spears no elenco), foram os dois cantores, líderes da boyband *NSYNC que ficou conhecida popularmente na década de 1990. O grupo formado em 1995 começou sua carreira 1996 na Europa, o qual se tornaria o fenômeno da música pop nos Estados Unidos dois anos mais tarde em 1998, com seu álbum de estréia, *NSYNC nos EUA, com 11 milhões de cópias vendidas somente lá, criando assim vários hits que estouraram como Tearin' Up My Heart. Pelos próximos dois anos eles foram encorajados, pela similar situação dos Backstreet Boys, empenhados à uma longa batalha contra o empresário Lou Pearlman e finalmente assinando pela Jive Records. Lançaram em março de 2000, o seu álbum mais esperado, No Strings Attached, o qual veio ser o álbum que vendeu mais rápido de todos os tempos com 2.4 milhões de cópias vendidas só na primeira semana e produziu um single #1, It's Gonna Be Me. O sucesso foi seguido pelo seu terceiro álbum, Celebrity, que segurou o titulo do segundo álbum que vendeu mais rápido de todos os tempos.
Em 2002, depois da conclusão do Celebrity Tour e o lançamento de Girlfriend o terceiro single de Celebrity o grupo decidiu dá um tempo, o que foi um período crucial para Justin começar a trabalhar no seu primeiro álbum solo. Nesse meio tempo o N'Sync ficou famoso pelos shows aonde eles fizeram, como no Academy Awards, na Olimpíada e no Super Bowl tão bem quanto seus mais de 50 milhões de álbuns vendidos em todo mundo, tornando 'N Sync a terceira boy band que mais vendeu da história.
Carreira Solo
Em agosto de 2002, depois de alguns meses de gravação do álbum, se apresentou no MTV Video Music Awards, com a música dançante, "Like I Love You", que foi produzida por The Neptunes. A canção alcançou o número onze na Billboard Hot 100. Seguindo o single, lançou seu primeiro álbum solo, Justified, em 5 de Novembro de 2002. Estreou no número dois na parada de álbuns da Billboard 200, vendendo 439,000 cópias na primeira semana do seu lançamento. Eventualmente foram vendidos mais de nove milhões de cópias nos Estados Unidos e mais de vinte milhões no mundo todo.O álbum foi aclamado pela crítica, devido ter bastante R&B contemporâneo influenciado pelos produtores de hip-hop, The Neptunes e Timbaland. Seus hits fizeram bastante sucessos do final de 2002 até 2003, incluindo singles de Rop 10 como Cry Me A River e Rock Your Body.
Fez a sua turnê juntamente com a de Christina Aguilera, o Justified/Stripped Tour no verão de 2003. No final do ano, gravou a música intitulada "I'm Lovin' It”. Foi usada pela McDonald's como tema da sua campanha publicitária, "I'm Lovin It" (no Brasil, o tema foi "Amo Muito Tudo Isso"). O negócio com a McDonald's teve uma estimativa de $6 milhões pela venda do nome.
Em Fevereiro de 2004, durante o meio-tempo do Super Bowl, foi transmitido para uma rede televisão CBS, um show em que ele se apresentou com Janet Jackson para uma audiência de mais 140 milhões de telespectadores. Ao fim do show, Justin tirou fora uma parte da roupa preta de couro que Janet estava usando, acompanhada pela parte da letra da música. A parte em que roupa foi tirada, expôs brevemente um seio dela. Ele se desculpou pelo incidente dizendo "desculpe-me por qualquer um que tenha se ofendido pela ‘má função do guarda-roupa’ durante o show do meio-tempo do Super Bowl...". A expressão "má função do guarda-roupa" ("Wardrobe malfunction" em inglês) tem sido usado pela mídia para se referir ao incidente e se integrou a cultura popular.
Com resultado da controvérsia, ambos foram banidos do Grammy Awards de 2004 a não ser que aceitassem pedir desculpas no evento. Aceitou e se desculpou quando recebeu o primeiro dos dois Grammy's daquela noite (Melhor Álbum Pop por Justified e Melhor Performance Masculina por Cry Me A River). Ele também recebeu as nomeações de Melhor Álbum do Ano por Justified, Gravação do Ano por "Cry Me A River" e Melhor Rap/Colaboração por "Where Is The Love?" com o Black Eyed Peas.
Colaborações/Atuações
Depois da controvérsia do Super Bowl, Justin colocou sua carreira de músico de lado e se esforçou para dar início na carreira de ator, tendo estreado em pequenas colaborações em filmes desde o começo de sua carreira músico.Seu primeiro papel durante esse tempo foi como um jornalista num suspense Edison Force, que foi filmado em 2004 e lançado em DVD em 18 de Julho de 2006. Ele também apareceu em filmes como Alpha Dog, Entre o Céu e o Inferno, Southland Tales, e fez a voz do Rei Arthur jovem no filme de animação Shrek Terceiro, lançado em 18 de maio de 2007. Ele também apareceu como um jovem Elton John, em seu clipe da músca "This Train Don't Stop There Anymore".
Continou a gravar com outros artistas. Depois de "Where Is the Love?", ele continou a gravar com o Black Eyed Peas em 2005, na música "My Style" do seu álbum Monkey Business. Com Nelly, gravou a música "Work It", que foi remixada e incluída no álbum de remix de Nelly de 2003. Quando estava gravando "Signs" com Snoop Dogg, ele descobriu um problema na garganta. Nódulos foram subsequentemente removidos de sua garganta numa operação em 5 de maio de 2005. Ele foi informado pra não cantar alto pelos poucos meses seguintes. No verão de 2005, Timberlake iniciou sua própria gravadora, Tenaman Records.
Future Sex / Lovesounds
Em 2007, fez uma pequena aparição no clipe do single "Promiscuous" de Nelly Furtado e Timbaland. Lançou seu segundo álbum solo, FutureSex/LoveSounds, em 12 de setembro de 2006. O álbum que Timberlake criou em 2005, estreou na primeira posição na parada da Billboard, vendendo 1,684,000 cópias na primeira semana. É o maior álbum de pré-ordens no iTunes, batendo recorde de Coldplay de maior venda de uma semana de um álbum digital. O álbum foi produzido Timbaland, Danja (que produziu o encarte do álbum), Will.I.Am, Rick Rubin e o próprio Justin e contou com a participação dos vocais de Three 6 Mafia, T.I e will.i.am.
O single líder do álbum, "SexyBack", foi apresentado na abertura do MTV Video Music Awards de 2006 e alcançou o número um na Billboard Hot 100, onde ficou sete semanas consecutivas."My Love", o segundo single do álbum, também foi produzido por Timbaland com a participação do rapper T.I, alcançou novamente o número na Hot 100, como seu terceiro single "What Goes Around/Comes Around". Foi o convidado especial do Victoria's Secret Fashion Show de 2006, cantando na abertura do desfile "SexyBack". Em janeiro de 2007, Justin iniciou sua turnê; FutureSex/LoveShow. "Summer Love/Set the Mood Prelude" foi o quarto single do álbum, e o próximo foi "LoveStoned/I Think She Knows". A música "Give It to Me", um single de Timbaland com participação de Timberlake com Nelly Furtado, alcançou o número-um no Hot 100.
Em abril de 2007, tem sido visto entrando em estúdios de Londres com Madonna, ele confirmou os rumores de que estava colaborando com a pop star. Revelou ainda; "estamos trabalhando em 5 ou 6 músicas realmente muito boas, algumas finalizadas, outras não e nós vamos voltar em julho pra terminar mais algum material". Quando perguntaram se ele poderia cantar com Madonna, ele disse, "possivelmente, sim". O novo single produzido por Madonna, Timbaland e Justin se chama "4 Minutes". O próprio Timbaland tocou a música em um evento de rádio americana Z100 em meados de Dezembro de 2007.
Em fevereiro de 2008, foi premiado com 2 Grammy's Awards. Na 50ª Cerimônia do Grammy Awards, Timberlake venceu nas categorias de Performance Pop Masculina prêmio por "What Goes Around.../...Comes Around" e Melhor Dança prêmio por "LoveStoned/I Think She Knows".
The 20/20 Experience
O terceiro álbum de estúdio do cantor foi lançado em 15 de março de 2013 pela RCA Records. O disco é o primeiro trabalho do cantor desde FutureSex/LoveSounds de 2006, quando ele entrou em seu hiato musical e mover-se para a RCA Records em 2012. O álbum foi gravado entre junho de 2012 e 2013, durante a promoção de filmes de Timberlake. Como produtor executivo, Timberlake se alistou com colaboradores anteriores como Timbaland e Jerome “J-Roc” Harmon. No dia 11 de Março de 2013 o álbum foi disponibilizado pelo iTunes para que as pessoas pudessem escutar o álbum por streaming gratuitamente. O disco teve 3 singles, incluindo Suit & Tie (feat. Jay Z) e Mirrors. Com o álbum, JT ganhou 4 VMAs, dentre eles, o Michael Jackson's Vanguard Award, entregue a artistas com videografias icônicas, que mudaram o modo de produzir os videos musicais.
A segunda parte do disco, intitulada "The 20/20 Experience - 2 of 2" saiu no dia 27 de setembro de 2013 e conta com Jay Z e com Drake.
Man Of The Woods
O quinto álbum de Justin foi lançado no dia 2 de fevereiro de 2018 e, para além das habituais produções de Timbaland, vê Timberlake colaborar de novo em um álbum seu com o duo The Neptunes.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Justin Timberlake fale agora mesmo com a gente!