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Garotos Podres

Punk Rock

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foto de Garotos Podres

Influenciados pelas bandas punks do final dos anos 70 e início dos anos 80, o grupo foi formado em 1982 na cidade de Mauá (uma das cidades que compõem a região do Grande ABC, em São Paulo). Naquela época estávamos no auge do movimento punk no Brasil e várias bandas surgiam principalmente nos grandes centros urbanos. A primeira apresentação dos Garotos aconteceu em 1983 na cidade de Santo André num evento que reuniu vários grupos de vários estilos musicais em prol do Fundo de Greve dos Metalúrgicos do ABC, daí para frente começaram a participar de vários eventos pela região. A primeira gravação aconteceu em 1984 quando foram convidados a participar de uma coletânea em cassete com as bandas: Corte Marcial, Infratores e Grito de Alerta. Em 1985 entraram em estúdio para gravar o que seria uma demo-tape. Foram gravadas e mixadas catorze músicas em doze horas num estúdio de oito canais, e o resultado foi considerado tão bom para os padrões da época que onze destas músicas acabaram se tornando o primeiro álbum da banda, intitulado "Mais Podres do que Nunca" editado pelo extinto selo Rocker e no ano seguinte pelo extinto selo Lup-Som. Esse disco chegou a marca das 50.000 cópias vendidas, um recorde de vendagem de discos independentes na época e continua sendo distribuido em cd até hoje. Estávamos em plena ditadura militar e a Censura Federal tentava cumprir o seu papel. Apenas a música "Johnny" foi censurada, sendo proibida a sua execução. As músicas: "Papai-Noel Filho da Puta" e "Maldita Polícia" foram mudadas propositalmente pelos Garotos para burlar a censura . Dessa gravação três músicas foram incluídas na coletânea "Ataque Sonoro" editada pelo selo Ataque Frontal com várias bandas punks brasileiras,entre elas: Ratos de Porão, Cólera, Lobotomia, Grinders, Vírus 27 , etc. A partir daí a banda Garotos Podres se tornou muito popular, abrangendo não apenas a cena punk mas também o mais variado tipo de público, se tornando a primeira banda punk do Brasil a ter suas músicas veiculadas na programação normal de algumas rádios. Isso permitiu ao grupo a realização de vários shows pelo país, o que também colaborou na aceitação de outras bandas underground pela mídia. "Os Garotos Podres estão fazendo tanto sucesso que até a censura já se incomodou com eles...Apesar de tudo, o punk raivoso dos Garotos segue em frente. Ainda bem." Mauricio Kubrusly - outubro/86 Em 1988 lançam o seu segundo trabalho, "Pior que Antes" pela gravadora Continental, que teve a música "Batman" censurada, sendo proibida sua execução pelos meios de comunicação. A música "Subúrbio Operário" foi incluída no curta metragem, premiado no Festival de Cinema de Nova York e no Festival de Cinema de Brasília, "Rota ABC" do cineasta Francisco César Filho em 1990, onde a banda faz uma participação. Isso rendeu a banda convites para participar de alguns programas de tv. "O Brasil vai muito bem, obrigado. Uma das razões pelas quais o Brasil vai bem é a existência do grupo de rock Garotos Podres. Por mais que a crise nacional seja mistificada através de explicações empoladas, sempre chega a hora em que alguém diz as coisas como elas são, e, enquanto alguém diz o que há, o fim do mundo fica adiado." Élio Gaspari- Revista Veja outubro/91.(sobre o curta metragem "Rota ABC") Após ficarem cinco anos sem lançar nenhum disco, em 1993 o selo Radical Records edita o quarto trabalho dos Garotos, "Canções para Ninar", emplacando nas rádios "rock" as faixas: "Fernandinho Veadinho", "Oi! Tudo bem?" e "Rock de Subúrbio" (primeiro vídeo-clip da banda) enquanto são ameaçados de serem processados por uma certa pessoa que se sentiu ofendida com a faixa "Fernandinho Veadinho". "...esta é mais uma prova que o punk no Brasil também não morreu...Interessante também é ressaltar que o som dos Garotos Podres mantém a mesma energia dos discos anteriores... Um disco que sem sombra de dúvidas resgata o melhor do punk rock." Kid Vinnil- l993 (sobre o CD "Canções para Ninar"). A essa altura a fama dos Garotos já havia ultrapassado os limites nacionais. Em 1994 passam a manter contatos com selos da Europa, principalmente Portugal e Alemanha, o que resultou no lançamento de vários trabalhos em Portugal, Alemanha,França e Estados Unidos. E em 1995 realizam uma tourné pela Europa junto com a banda portuguesa Mata-Ratos. No final de 1997 lançam o seu quarto trabalho pela gravadora Paradoxx Music, "Com a Corda Toda" . Tendo a música "O Mundo não pára de Girar" uma das mais executadas na rádio rock 89FM (São Paulo). A música "Mancha" foi escolhida para ser o segundo vídeo-clip da banda que contou com a participação do popular Pedro de Lara. "...É que eles descobriram que eu também sou podre e foram me procurar." " Um dos ex-jurados mais famosos de Silvio Santos, ele afirma que aceitou o convite porque os Garotos Podres, como ele, representam uma libertação dos preconceitos para o povo." Pedro de Lara - Diário Popular outubro/97 (sobre a sua participação no vídeo-clipe "Mancha" dos Garotos Podres). Desde o início o que mais chamou a atenção da mídia e do público foram suas letras "politizadas" e irônicas, carregadas de sarcasmo e humor negro que muitas vezes foram incompreendidas e que causaram em algumas cabeças menos privilegiadas uma série de preconceitos e várias tentativas frustradas de rotular o grupo. Apesar de estarem na estrada a dezoito anos, os Garotos Podres nunca sobreviveram de música, todos os integrantes têm outras atividades que lhes garantem o sustento e a sobrevivência da banda. Isto lhes deu a liberdade de criarem o seu próprio estilo musical e realmente só tocarem o que gostam. "Numa época em que bandas se submetem a qualquer constrangimento (musical e pessoal) para tentar vender discos e permanecer em evidência, ouvir os Podres é não só um alento musical mas também uma chama na escuridão". Marcelo Nova - l997 Atualmente os Garotos continuam ensaiando e preparam o seu nono álbum, enquanto esperam o resultado da ação judicial que estão movendo contra a gravadora Paradoxx Music pelo não cumprimento de contrato e por não pagarem os direitos referentes ao CD "Com a Corda Toda".

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