Compartilhe:
Francis Vincent Zappa (21 de dezembro de 1940, Baltimore, Maryland – 4 de dezembro de 1993, Laurel Canyon, Los Angeles, Califórnia) foi um músico de rock and roll americano. Compôs a maior parte de sua extensa obra, ainda não lançada inteiramente por sua família. Além de cantar, tocava diversos instrumentos, tendo como seu principal a guitarra.
Zappa ficou conhecido como um grande satirizador, através de suas composições e como criador do estilo que ficaria conhecido como freak rock, além de pioneiro na fusão entre jazz e música clássica. Apesar de considerar-se sobretudo um compositor, Zappa era um exímio guitarrista e deixou como legado músicas e solos dos mais criativos no mundo do rock.
Em 1964, em Los Angeles, fundou seu grupo, Frank Zappa and the Mothers Fuckers, que, na ocasião do lançamento de seu primeiro CD acabou mudando o nome para "Frank Zappa and the Mothers of Invention", por fim usando somente o nome do líder. Por seu rigor quanto à execução técnica das canções, e quanto ao uso de droga, que não admitia durante os ensaios e apresentações (ele próprio nunca as consumia), Zappa via mudar freqüentemente a composição do grupo. Em seus shows, combinava música experimental, onde sempre estava presente suas comédias surrealistas e sátiras anárquicas, com luzes e efeitos especias. Entre os músicos que ele lançou estão nomes como Jean-Luc Ponty, Steve Vai, Bob Martin e muitos outros.
Zappa, sempre um contestador e ativista em campanhas e movimentos, chegou a candidatar-se à presidencia dos EUA.
Se por um lado sua personalidade complexa e a sua música muitas vezes controversa e de vanguarda fazem com que seja atacado por muitos, é por outros considerado um dos maiores gênios musicais de todos os tempos.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Frank Zappa fale agora mesmo com a gente!