Compartilhe:
Francisco Assis de Sousa Lopes, Francis Lopes. Ele nasceu no interior de Santo Inácio do Piauí, aos 13 anos mudou-se para a cidade de Simplício Mendes/PI, onde viu uma tv pela primeira vez. É filho de Pedro Borges e Dona Mariana que tiveram mais oito filhos.
Em 1981, seus pais mudaram-se para a cidade de Simplício Mendes com toda família, onde moram até hoje. Tem mais dois irmãos conhecidos no estado do Piauí: Zé Lopes, Prefeito da cidade de Simplício Mendes pela segunda vez e Avelar Lopes, eleito prefeito da cidade de Floresta do Piauí, em 7 de outubro de 2012.
Em 1986 começou sua trajetória musical em Simplício Mendes participando de shows de calouros.
Em 1987 foi morar em Floriano para continuar o 2º grau, coincidentemente na sede da banda “Sementes do Amanhã”, era tudo que ele queria: estar num lugar onde tivesse música. Francis começou a fazer suas próprias canções e a convite do amigo empresário “Carlão Promoções”, de Simplício Mendes, resolveu voltar e fazer shows com essas canções. Ganhou destaque nas cidades vizinhas e despertou o sonho de gravar um disco.
Em 1988 foi morar em Teresina para concluir o colegial e o curso técnico em contabilidade.
Em 1989, depois de percorrer todas as cidades vizinhas com seu pai, Pedro Lopes, fazendo rifas e bingos de animais que ganhava dos amigos, gravou seu primeiro tape em Fortaleza.
No ano de 1990, resolveu deixar tudo e vir tentar a vida de cantor em São Paulo. Passou mais de quatro dias comendo somente pão e suco, trabalhou numa padaria e logo depois numa loja de confecções no largo da Concórdia no bairro do Brás. O dono da loja, um conterrâneo chamado Javan, lhe emprestou uma parte da grana e ele conseguiu gravar seu primeiro disco. Dois anos depois conheceu a casa de shows Olympia e jurou pra si mesmo que um dia ainda cantaria naquela casa.
12 anos depois ele realizou este sonho e ainda gravou seu primeiro DVD, um dos mais elogiados na época.
Em 1993 gravou seu 2º LP e veio à São Paulo para gravar o Programa do Bolinha, onde conheceu a casa de shows Olympia e jurou para si mesmo que um dia ainda cantaria naquela casa e se apresentaria no Domingão do Faustão.
Em 1996, gravou seu 3º LP, também lançado em CD.
Só no início de 1998, Francis Lopes decide de vez morar em São Paulo. Gravou seu CD vol. 4 intitulado “O garotinho quente do forró” com a música “Lamento de um Nordestino”, de sua autoria. O hit’s começou a cair no gosto popular e seu trabalho despertou à atenção das gravadoras, empresários e donos de casas de shows. Logo em seguida a mesma foi regravada pelo cantor Zé Ramalho, causando assim, uma repercussão muito boa para sua carreira.
No final de 1999, escreve uma carta para seus pais relatando as dificuldades na terra da garoa, em seguida musicou-a e inseriu no seu CD volume 5, “O garotinho quente do forró II” que lhe rendeu vendagem acima de 200 mil cópias. De lá pra cá, Francis sempre grava um CD a cada ano.
Hoje conta com sua própria estrutura, há cinco anos montou sua própria gravadora, editora e um Fã Clube Central com aproximadamente 23 mil fãs cadastrados.
Disponibiliza todo dia sete de cada mês para atender os fãs pelo telefone das 09h às 16h. O fã liga e ele atende, ainda sobra tempo para fazer várias tardes de autógrafos nos bairros populares da Grande São Paulo, atualmente montou seu mais novo empreendimento, um stúdio de gravação, onde grava seus próprios trabalhos e de vários outros companheiros do ramo.
No dia 20 de setembro de 2004, ele resolveu desafiar seus próprios limites e levar o público do forró numa das casas de shows mais conceituadas da América Latina, o Olympia, até então frequentada mais pela classe média alta de São Paulo. Alugou-a em plena segunda feira e investiu alto na realização de seu sonho. Resultado: Sucesso garantido. A casa registrou recorde de público em shows do gênero.
Em 2002 lançou um CD ACÚSTICO, em 2005 um TECNO BREGA, em 2006 um ESPECIAL PARA AS MÃES e em 2008 um de FORRÓ E VAQUEJADA, com participação especial do fenômeno Galego Aboiador, o mais famoso aboiador do Brasil. O sucesso foi tanto no nordeste que é rotulado às vezes como o "Rei das Vaquejadas".
Devido ao sucesso com músicas de vaquejadas, o cantor foi convidado para participar do filme, "Vidas Opostas", do cineasta “Thico Almeida”, filme que retrata a vida do vaqueiro nordestino sofredor.
Seus principais sucessos são: “A Carta” e “Lamento de um Nordestino”, ambos de sua autoria. Músicas que falam da dor e da saudade que sente da família. Sempre que canta, as pessoas se emocionam e choram relembrando seus familiares e sua terra natal.
Além de se destacar com suas próprias composições, tem músicas gravadas por vários artistas do Brasil e até internacional, entre eles: Zé Ramalho, Frank Aguiar, Acácio, Sandro Lúcio, Paulynho Paixão, Marcelo Dantas, Banda Domínio e uma das cantoras mais famosas em Portugal e em grande parte da América Latina, Ana Malhoa.
Em parceria com Paulynho Paixão, tem músicas gravadas por: Guilherme e Santiago, Calcinha Preta, Aviões do Forró, Areio de Ouro, Grupo Capa de Revista, o próprio Paulynho Paixão e vários outros artistas, inclusive, quase todos seus grandes sucessos, são de sua autoria, motivo este, pelo qual é respeitado entre seus colegas de trabalho e conterrâneos.
A música “Lamento de um Nordestino” já teve mais de 50 regravações e também foi trilha sonora do filme do Frank Aguiar, “Sonhos de um Sonhador”, filme que retrata a sua história.
Com 23 anos de carreira, 25 cd´s gravados, 6 DVD´s, mais de dois milhões de cópias vendidas, vários discos de ouro e de platina. É conhecido como “O Campeão de Shows” em São Paulo, pois faz mais de 25 shows por mês.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Francis Lopes fale agora mesmo com a gente!