Compartilhe:
Foals é uma banda nascida em Oxfordshire, Inglaterra. Assinam com a Trangressive Records na Europa e com a Sub Pop nos EUA. O estilo musical pode ser direcionado a vários gêneros como indie rock, dance-punk, math rock, post-punk e techno. Eles lançaram seu primeiro álbum "Antidotes" em Março de 2008. O segundo album da banda "Total Life Forever" foi lançado em Maio de 2010.
Jack Bevan, Eilish May e Yannis Philippakis formavam a banda cult de math rock The Edmund Fitzgerald, que não ganhou muito interesse da mídia. O grupo se separou, declarando que a banda havia se tornado "muito séria" e eles que queriam ter mais "diversão fazendo a sua música".
Walter e Jimmy fizeram parte de uma pequena banda de Oxford chamada Face Meets Grill. Eles se conheceram enquanto cursavam a Abingdon Boys School. Tocaram em shows dentro e fora de Oxford e gravaram o EP de debut em Hull. Depois de tocar no Truck Festival, em 2004, se separaram para seguir diferentes destinos e carreiras.
O guitarrista Jimmy Smith foi o único a se graduar na Hull University: os outros membros deixaram as suas respectivas universidades, incluindo Yannis e Edwain, largando o curso de inglês na Oxford University, quando a banda assinou com a Transgressive Records.
Andrew Mears, vocalista do Youthmovies, formou o Foals, em 2005, originalmente como guitarrista e principal vocalista. Ele participou do single de debut da banda, "Try this on Your Piano/Look at my Furrows of Worry", mas logo largou a banda depois de se no primeiro álbum do Youthmovies, "Good Nature"
As influências musicais do grupo são variadas, com membros citando minimal techno, Arthur Russel, a banda de math rock irlandesa The Redneck Manifesto, bandas de krautrock como Harmonia e Talking Heads, The Jester People, como principais fontes de inspiração. Seu estilo musical também pode ser diretamente relacionado à diversos gêneros, como indie rock, dance-punk, post-punk e techno.
A banda lançou os singles de edição limitada "Hummer" e "Mathletics", ambos produzidos por Gareth Parton. "Hummer" participou também da trilha-sonora do seriado Skins.
No verão de 2007, o Foals começou a trabalhar no seu primeiro álbum em New York, sendo produzido por Dave Sitek, do Tv on the Radio. Mesmo assim, a banda decidiu mixar as faixas por conta própria. O grupo lançou seu álbum de debut, chamado "Antidotes", em 2008. O álbum teve um grande sucesso comercial, chegando ao terceiro lugar em número de vendas no Reino Unido, porém, alcançou menos sucesso em países como Japão, França e Holanda.
Em agosto de 2009, o grupo começou a gravar seu segundo álbum no Svenska Grammofon Studion, em Gothenburg, Suécia. Entitulado "Total Life Forever", o disco seguinte da banda foi descrito pelos membros como "progressivo tropical" e "algo como um sonho de uma águia morrendo". A banda descreveu o álbum como sendo "muito menos funk" do que o originalmente planejado. O álbum foi produzido por Luke Smith, do Clor. O título do álbum vem de um elemento da teoria de singularidade de Ray Kurzweil. O frontman da banda, Yannis Philippakis, disse que tem um interesse de muito tempo em futurologia e que isto influenciou as suas canções neste disco.
Em uma entrevista para a revista online Coup De Main, Jimmy Smith disse que os membros da bandas vivem juntos estando ou não na estrada e que agora estão na Austrália, gravando demos para o seu próximo álbum.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Foals fale agora mesmo com a gente!