Compartilhe:

Nasceu a 5 de Maio de 1846, em Madrid, para cujo Conservatório entrou com apenas 8 anos de idade e que não frequentou até ao fim em virtude de a família o ter obrigado a interromper os estudos musicais para estudar medicina.
A sua carreira musical iniciou-se quando, após ter sido preso por participar numa revolta estudantil, algumas valsas que tinha composto terem sido orquestradas e dirigidas pelo maestro Francisco Asenjo Barbieri. O êxito foi tão grande que decidiu abandonar a carreira médica e dedicar-se em exclusivo à música.
Foi um dos maiores compositores de Zarzuelas do século XIX, quase todas de um único acto.
Entre elas destacam-se "La Canción de la Lola" (1880), "La Gran Via" (1886), "Cádiz" (1886) cuja marcha se tornou quase um hino para os militares, "El Chaleco Blanco" (1890), "Água, Azucarillos y Aguardiente" (1897), La Alegria de la Huerta" (1900) e "El Bateo" (1901), quase todas compostas em parceria com Joaquín Valverde, que as orquestrou..
Faleceu em Madrid a 20 de Julho de 1908.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Federico Chueca fale agora mesmo com a gente!