Compartilhe:
O echolyn (o nome original é grafado com o "e" minúsculo mesmo) foi formado em 1989, Pennsylvania, USA quando o guitarrista Brett Kull e o baterista Paul Ramsey - então membros da extinta banda cover Narcissus - uniram-se ao tecladista Chris Buzby com o intuito de formar uma banda com foco em músicas próprias. Eles se juntaram ao vocalista Ray Weston e ao baixista Jesse Reyes e rapidamente começaram a fazer shows e gravar seu auto-intutulado e primeiro álbum, lançado em 1991. Durante a gravação desse álbum, o baixista Jesse Reyes foi substituído por Tom Hyatt.
Com esse line-up, o echolyn gravou seu segundo álbum Suffocating the Bloom e um EP com 4 músicas ...and Every Blossom, chamando atenção da gravadora Sony Music. Em 1993 a banda assinou contrato com o selo Epic Records da Sony, resultando no lançamento de As the World em março de 1995.
No entanto, a gravadora não concordou com a direção musical que a banda estava tomando, forçando-os a divulgar o álbum sem nenhum suporte da Sony. Desiludida, a banda se separou, lançando um álbum póstumo de demos e versões ao vivo em 1996, When the Sweet Turns Sour.
Weston, Kull e Ramsey formaram uma nova banda, chamada Still, com direcionamento mais voltado para o hard rock. Em 1996 lançaram o álbum Always Almost, título que logo depois rebatizou a banda, que lançou ainda o álbum God Pound His Nails em 1997. Buzby formou o Finneus Gauge, banda de rock progressivo com influências jazzísticas, lançando dois álbuns: More Once More em 1997, e One Inch of the Fall em 1999.
Na primavera de 2000 o echolyn é reformado sem Tom Hyatt, com Weston assumindo também o posto de baixista. Nesse mesmo ano a banda lança o álbum Cowboy Poems Free, que conta com a participação de Jordan Perlson tocando bateria em algumas músicas. Em 2002 a banda lança o seu projeto mais ambicioso: mei disco de uma única faixa com pouco mais de 49 minutos de duração. Nesse mesmo ano a banda lança um box-set intitulado A Little Nonsense: Now and Then, contendo seu debut na íntegra, o EP ...and Every Blossom e mais algumas versões ao vivo e releituras de algumas músicas.
Após tocar como convidado com a banda em 2002 e 2003, Tom Hyatt retorna oficialmente ao posto de baixista da banda no final daquele ano. O echolyn ainda lançou o DVD ao vivo Stars and Gardens Vol. 4 em 2004 e The End Is Beautiful em 2005.
No final de 2008, o álbum Cowboy Poems Free foi relançado totalmente remasterizado e com um novo trabalho gráfico, e a banda está compondo/gravando um novo disco ainda desde 2009, segundo informações do site oficial.
Os membros do echolyn citam Genesis, Gentle Giant, Yes, Steely Dan, Jethro Tull, e The Beatles como influências.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Echolyn fale agora mesmo com a gente!