Compartilhe:
Dwight Yoakam nasceu em 23 de outubro de 1956, ingressou na música country no início dos anos 80 e colocou mais de trinta canções na Billboard Hot Country Songs
Começou sua carreira em Nashville, embalado pelo movimento "Urban Cowboy" e gravando “Bakersfield Honky Tonk”, que foi considerada fora dos padrões countries daqueles dias. Não se deu bem em Nashville e mudou-se para Los Angeles levando seu traditional “Honky Tonk Alternativo” ou "Hillbilly Music" (como ele próprio gosta de chamar) pelos anos década de 1980, até que encontrou Pete Anderson – Produtor, amigo e o guitarrista mais “Underground” de toda a história da Country music . Daí, Yoakam escreveu tudo o que era inimaginável para o mundo country e Pete Anderson executou sublimes solos e arranjos, moldando e enriquecendo seu trabalho. Pete é uma cara que cresceu em Detroit, Michigan, onde sua família tinha se transferido do Norte para encontrar trabalho nas fábricas automotivas de Michigan, o mesmo aconteceu com a família de Dwight Yoakam. Claro que em Detroit, Pete ouviu e sacou as guitarras do elétrico blues e o som de John Lee Houver embrenhou-se por toda sua alma. Basta ouvir Pete tocando "Honky Tonk Man” , em seu primeiro álbum para entender o que ele representa para “A guitarra Country”. Contudo, Pete foi morar em Los Angeles e teve que encontrar novos truques para sua telecaster, já que: as bandas em que ele tocava não usavam Pedal Steel e sempre faltava uma guitarra base- assim, nasceu seu o estilo: “Guitarra Nervosa - Com respiração Blues-Country-Rockabilly” acrescentando muito para o duro e tradicional som dos cowboys. Esse clima “Honky-Tonk-Rock and Roll” caracteriza a maioria de álbuns de Dwight Yoakam. Sendo assim, fica difícil associar este caipira “De Luxe” - que mescla estilos diferentes desde o Rock and Roll, Punk, Anos 60, Blues e o pegadão "Boogie Woogie" - com a música Country tradicional e é tão fácil encontrá-lo em festivais de bandas Hardcores e Punks. A música de Dwight Yoakam fala direto aos corações aventureiros de qualquer lugar do mundo e por isso ele continua cantando: "Estou a mil milhas de lugar nenhum”.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Dwight Yoakam fale agora mesmo com a gente!