Compartilhe:
Uma das mais importantes e inovadoras bandas da new wave, o Devo também é uma das mais incompreendidas. Com o nome tirado do conceito "de-evolution" apresentado no livro The Beginning Was the End: Knowledge Can Be Eaten, cuja a idéia fala que, ao invés de evoluirmos, a mentalidade humana regride. Sua música ecoa esta idéia na rígida, repressiva e mecânica sociedade americana. Com isso, o grupo se tornou uma sensação cult, ajudada pelo visual estilizado de seus integrantes. Aos poucos, porém, deixou o gueto independente e entrou de cabeça no mainstream, graças ao single de Whip It, seu maior sucesso nos Estados Unidos, e a uma ajudinha da MTV. O grupo, às vezes, era lembrando apenas como uma versão atualizada do The Residents (formado em 1966), mas seu som simples, com sua base pop e eletrônica, acabou influenciando várias outras bandas com o passar dos anos.
Em 1970, Gerald Casale e Mark Mothesrbaugh estudavam artes na Kent State University. Com o amigo Bob Lewis, montaram a primeira versão do que viria a ser o Devo. Lewis veio a ser o empresário da banda, alguns anos depois. O trio resolveu, então, adaptar a teoria do "de-evolution" para a visão que tinham da sociedade norte-americana. A idéia das roupas, todas iguais, como se fossem clones, também é fruto da teoria. Mas a verdadeira primeira formação do Devo só veio à tona em 1972, com Casale (baixo), Mothersbaugh (vocal), Bob Mothersbaugh (guitarra) e Jim comandando a bateria eletrônica. Jerry Lewis, irmão de Bob Lewis, entrou como segundo guitarrista e Jim foi substituído por Alan Myers.
O grupo aprimorou seu som durante vários anos, lançando alguns singles pelo selo Booji Boy, criado pela própria banda, e inventando os mais bizarros conceitos musicais e visuais, como o logo do selo, onde Motherbaugh aparece com uma cara de bebê - simbolizando uma regressão à infância - ou então as imagens onde os membros da banda são vistos como batatas e outros vegetais. Outra bizarrice, para a época, era o fato do grupo sempre se apresentar usando as mesmas roupas e corte de cabelo, além do uso de instrumentos musicais inusitados, como batedeira, torradeira elétrica e outros objetos domésticos. O primeiro grande momento da banda foi quando ganharam um prêmio pelo curta-metragem The Truth About De-Evolution, em 1976. O filme foi visto por David Bowie e Iggy Pop, que, impressionados, ajudaram o grupo a conseguir um contrato com a Warner Bros.
O primeiro disco, Q: Are We Not Men? A: We Are Devo!, foi produzido por Brian Eno e logo se transformou em um sucesso underground. Mas algumas pessoas, como os membros do Rolling Stones, começaram a chamar o Devo de bando de fascistas, graças ao tipo de som e visual usado. As criticas pecavam em um ponto: O Devo dramatizava a repressão emocional, a conformidade, a rigidez. Eles atacavam tudo isso, passando-se por defensores.Em 1979 sai Duty Now for the Future, segundo disco, que continuou cativando o público mais alternativo. Mas foi com Freedom of Choice, disco de 1980, que a banda rompeu a barreira entre o underground e o mundo pop. Com o single de Whip It chegam ao estrelato, ajudados pela MTV, que passava o clipe de Whip It a todo o momento. Só que o sucesso duraria pouco. No ano seguinte sairia New Traditionalists, um disco muito mais sombrio e sério que os anteriores. O público não entendeu, a crítica não aceitou, mas o Devo estava dando vazão à novas idéias, a novos caminhos para a sua música.
Nesse momento problemas começam a atormentar o grupo. Bob Lewis, que já havia deixado de empresariar a banda, resolve processá-los por direitos autorais. Lewis cobrava participação por ter ajudado a formular a teoria de "de-evolution". E foi assim que Oh, No! It´s Devo começou a ser produzido. Este foi o primeiro disco a contar com um produtor de fora, o então membro do Cars, Roy Thomas Baker. O trabalho marcava uma pequena volta aos primordios da banda, com um Devo mais ligado aos sintetizadores que nós dois álbuns anteriores. É deste disco dois dos maiores sucessos da banda no Brasil, Time Out For Fun e That´s Good.
Enquanto os anos 80 iam passando, o Devo assume de vez o seu status de cult, mostrando-se indiferente às críticas e ao sucesso junto ao grande público, mesmo que a qualidade de seus discos continuassem a cair, principalmente em Shout (1984) e Total Devo (1988). Shout foi o último a sair pela Warner e trouxe uma regravação para Are You Experienced?, clássico de Hendrix, em versão eletrônica. No meio disso tudo, o grupo resolve abandonar a bateria eletrônica, dispensando Alan Myers e colocando David Kendrick na bateria. A banda vem para o Brasil, entre 1988 e 1989, onde tocam no finado Projeto SP, em São Paulo. Um show melancólico, com uma grupo que não conseguia transferir o som de seus discos para o palco.
Em 1990, um novo trabalho com músicas inéditas, Smooth Noodle Maps, mostra um grupo que não conseguia mais criar boas canções e muito menos criticar de forma consistente o dia-a-dia da cultura americana. Logo depois os integrantes partem para outros projetos. Mothersbaugh começa a produzir jingles e músicas para programas de TV, como Rugrats (Os Anjinhos), além de tocar com o Rolling Stones, Sheena Easton e Debbie Harry. Com o sucesso destes trabalhos, ele cria a Mutato Muzika e contrata Jerry Casale, seu amigo do Devo, para trabalharem juntos. Ao mesmo tempo, Mothersbaugh começa a produzir vídeoclipes, como I´ll Stick Around, do Foo Fighters, e Blow Ip the Outside World, do Soundgarden. Uma nova reunião do Devo está fora dos planos, mesmo assim o legado da banda permanece, já que vários novos grupos têm o Devo com influência, chegando a regravar algumas de suas músicas (Nirvana com Turnaround, Soundgarden, Superchung e Robert Palmer com Girl U Want). Mas em 1996, eles resolvem aceitar o convite para se apresentarem no Lollapalooza e tocam em seis shows.
Neste mesmo ano lançam um jogo para computadores: The Adventures of the Smart Patrol, que vem acompanhado de um CD só com músicas inéditas, feitas para o próprio jogo. Em 2000 saem duas coletâneas da banda, ambas duplas, com todos os sucessos e várias raridades sobre o grupo. São elas Pioneers Who Got Scalped: The Anthology e Recombo DNA, em edição limitada, com todos os demos, nunca antes lançados. No ano seguinte, Mothersbaugh e Casale se reúnem no The Wipeouters, banda de surfmusic, que lança apenas um disco, P Twaaang.
Atualmente os dois continuam seus trabalhos na Mutato Muzika e não existe previsão de um novo trabalho do Devo.
Por Valdir Antonelli
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Devo fale agora mesmo com a gente!