Compartilhe:
Deftones é uma banda de metal alternativo formada na cidade de Sacramento, Califórnia, Estados Unidos no ano de 1988. A singularidade, a criatividade e o experimentalismo da banda fazem com que ela se distancie do rótulo de nu metal, e seu som é geralmente definido, inclusive por muitos fãs mundo afora, como metal e rock experimental.
Seu som único mistura distorções pesadas, vocais agressivos e melódicos alternantes, o uso de sons eletrônicos de fundo e letras intimistas tendendo ao minimalismo. O nome "Deftones" foi criado por Carpenter que gostaria de pegar "algo que soasse bem, porém não enjoativo. "Carpenter combinou uma gíria do hip-hop "def", o que era utilizado por artistas que ele escutava como LL Cool J e Public Enemy, com o sufixo "-tones", que era um sufixo de bandas bastante populares nos anos 50 que eram de de seu gosto (como Dick Dale and the Deltones; The Quin-Tones, The Monotones, The Cleftones e The Harptones). Carpenter disse que o nome é vago com a intensão de levar a refletir a tendência da banda de não se focar somente em um estilo musical.
O Deftones sempre foi rotulado como apenas mais uma banda de Nu Metal. Mas quem já ouviu, sabe que Chino Moreno e companhia são muito mais que isso. Responsáveis pela atual cena americana entre a Bay Area, Reno e Los Angeles, esbanjam originalidade, agressividade e competência.
Após gravarem algumas ‘demos’, Chino Moreno (vocal/guitarra), Stephen Carpenter (guitarra), Chi Cheng (baixo) e Abe Cunningham (bateria), assinam com a Maverick e, em 1995, lançam o álbum de estréia “Adrenaline”. Esse disco causou um grande impacto na indústria fonográfica. Faixas como “Nosebleed”, “Lifter”, a poderosa “7 Words” e o vídeo “Bored”, conquistaram os críticos e muitos fãs.
O Deftones além de música de qualidade, com a afinação alguns tons abaixo do normal, também fazem letras inteligentes, coisa rara hoje em dia. Cumprem algumas datas com o Korn (o que ajudou a classificá-los como Nu Metal) e entram na trilha sonora dos filmes “O Corvo: A Cidade dos Anjos” e “Fuga de Los Angeles”, ganhando uma projeção ainda maior.
Com toda essa repercussão positiva, o segundo trabalho estava sendo muito aguardado por todos. “Around The Fur”, foi lançado dois anos após o debut. Faturaram o primeiro disco de ouro, impulsionados pelo hit “My Own Summer (Shove It)”, que ganhou um assustador clipe onde o Deftones toca cercado por tubarões, além de “Be Quiet And Drive”.
Esse álbum trouxe ainda a participação de Max Cavalera que escreveu junto com Moreno a faixa “Headup”, sobre o assassinato de Danna Wells. Não foi a primeira vez: já haviam gravado juntos no Soulfly. O grupo ainda fez algumas apresentações abrindo para ninguém menos que o Black Sabbath, tornando-os respeitados no mundo todo.
Em 2000, o mais bem sucedido álbum, “White Pony”, chegou às lojas entrando direto em terceiro lugar na parada da Billboard. O vocalista do Tool, Maynard Keenan canta em uma das faixas e o responsável pelos scratches e barulhos em geral, Frank Delgado, que antes atuava como músico convidado, tornou-se membro efetivo da banda.
Músicas como “Change (In The House Of Flies)”, “Street Carp” e “Digital Bath”, ganharam vídeo clipes à altura do Deftones, com excelente produção e muita criatividade. A curiosidade fica por conta do título “Feiticeira” que abre o disco.
Seguiu-se a maior turnê já realizada até então, cobrindo todos os Estados Unidos, Europa além da América do Sul. Passaram por aqui em Janeiro de 2001, na terceira edição do festival Rock In Rio, provando aos brasileiros que o Deftones não é apenas uma banda de Nu Metal. É uma das melhores bandas do mundo.
Dois anos depois, o grupo entra em estúdio para gravar seu quinto álbum, auto-intitulado. De seu lançamento até os dias de hoje, “Deftones” vendeu mais de 500 mil cópias somente nos Estados Unidos. Considerado um dos álbuns mais ecléticos da carreira do conjunto, a faixa “Lucky You” conta com a participação de DJ Crook – também co-autor da música.
Em 2004, o conjunto começa a elaborar as primeiras idéias de mais um álbum de estúdio. Os trabalhos começaram ao lado do renomado produtor Bob Ezrin, reconhecido por seus serviços com o Kiss e Pink Floyd. Contudo, o clima entre Deftones, Moreno e Ezrin não era dos melhores, e o vocalista resolveu abandonar a banda em estúdio para se dedicar ao seu projeto solo, Team Sleep.
Quando as gravações com Ezrin foram finalizadas, já em 2005, Moreno voltou a se reunir com seus companheiros para dar continuidade ao processo de composição das músicas inéditas, mas pouco depois, resolve abandonar o barco novamente para dar início a uma turnê com o Team Sleep. Por conta disso, o Deftones entrou em estágio de hibernação, dando início a uma série de rumores pessimistas sobre o futuro do grupo.
Durante esse período inativo, chegou ao mercado o CD/DVD “B-Sides & Rarities ”. De título auto-explicativo, o disco veio recheado de versões alternativas, ‘b-sides’ e raridades, incluindo ‘covers’ de diversos grupos, como Helmet, Lynyrd Skynyrd e Duran Duran. Na parte audiovisual, todos os videoclipes gravados pela banda foram compilados em um único disco.
Todavia, os fãs ansiavam por um trabalho de inéditas. E em 2006, ele começou a ganhar forma e, finalmente, se materializou. Precedido do ‘single’ “Hole In The Earth”, “Saturday Night Wrist” foi lançado no ultimo dia de outubro, alcançando boas vendagens em diversos países. A turnê de divulgação do álbum colocou o Brasil mais uma vez no caminho do Deftones, onde a banda se apresentou em fevereiro de 2007.
Em 18 de maio de 2010, lançaram seu novo álbum intitulado ''Diamond Eyes'', já que a banda decidiu não lançar o álbum já gravado "Eros", mas que será mostrado, de alguma forma, em um futuro próximo.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Deftones fale agora mesmo com a gente!