Compartilhe:
David Jon Gilmour (Cambridge, 6 de Março de 1946), agraciado com a Ordem do Império Britânico, é o guitarrista e vocalista da banda inglesa Pink Floyd, tendo também editado álbuns a solo bem como colaborado com outros artistas.
Biografia
Nasceu em Cambridge, Inglaterra e cresceu em Grantchester Meadows. A sua educação teve lugar na Waldorf School e foi durante muitos anos um modelo para essa escola, tendo no entanto descrito a sua educação como “horrível”.
Gilmour conheceu Syd Barrett quando frequentava o Colégio de Artes e Tecnologia de Cambridge, embora não tenha pertencido á formação inicial dos Pink Floyd. O primeiro grupo de Gilmour chamava-se Joker’s Wild para quem começou a tocar em 1963. A banda mudou o seu nome para Flowers em 1967 tendo acabado nesse mesmo ano, tendo Gilmour formado os Bullitt. Juntou-se aos Pink Floyd em Janeiro do ano seguinte. Syd Barrett saiu do grupo alguns meses mais tarde tendo Gilmour assumindo o papel de guitarrista principal.
Gilmour lançou o seu primeiro álbum, epónimo, na Primavera de 1978. Uma das músicas que escreveu na altura mas que não usou, evoluiu, tendo-se tornado no clássico dos Floyd, Comfortably Numb. O seu segundo álbum, About Face, foi editado em 1984.
Roger Waters deixou o Pink Floyd em 1985 assumindo que sem ele o Pink Floyd se demembraria. Em vez disso, Gilmour assumiu o completo controle e criou "A Momentary Lapse of Reason". Gilmour explica: "Eu tinha um sem número de problemas com a direcção da banda no passado recente, antes de Roger sair. Eu achava que as músicas tinham muitas palavras, e que devido ao significado dessas palavras serem tão importantes, a música tinha-se tornado um mero veículo para as letras, o que não era muito inspirador...The dark side of the moon e Wish you were here tiveram um enorme sucesso, não apenas devido à contribuição de Roger, mas também porque havia um equilíbrio maior entre a música e as palavras do que em álbuns mais recentes. É isso que estou a tentar fazer em A momentary lapse of reason mais focado na música, restaurar o equilíbrio."
Em 2002 Gilmour fez uma série de concertos acústicos a solo em Londres e Paris, juntamente com uma pequena banda e coro, e que foi documentado na edição de David Gilmour in Concert.
Durante os interregnos musicais do Pink Floyd, Gilmour passava o tempo tocando como músico de estúdio, produzindo discos e até fez de engenheiro de som de palco para uma enorme variedade de espectáculos incluindo, algumas novidades e Roy Harper, Kate Bush, The Dream Academy, Grace Jones, Arcadia, Bryan Ferry, Robert Wyatt, Hawkwind, Paul McCartney, Ringo Starr, Sam Brown, Jools Holland, Propaganda, Pete Townshend, The Who, Supertramp (juntos criaram o êxito "Brother where you bound" do álbum com o mesmo nome), vários "supergrupos" de solidariedade e muito mais.
Não sendo um guitarrista rápido, Gilmour é no entanto considerado um dos melhores de sempre. É especialmente reconhecido por ter um estilo muito preciso de solar, bem como pelos sons tipo-violino. Foi um inovador no uso de efeitos sonoros na guitarra.
Em 1996 Gilmour foi induzido no Rock and Roll Hall of Fame com os Pink Floyd. Em Novembro de 2003 foi-lhe atribuída a Ordem do Império Britânico.
Gilmour é também um piloto experiente.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre David Gilmour fale agora mesmo com a gente!