Compartilhe:
David Allan Coe (n. 6 de Setembro de 1939 em Akron, Ohio) frequentemente abreviado D.A.C. é um músico Americano de country, que alcançou popularidade nos anos 70 e 80 do século passado. Ele escreveu e interpretou mais de 280 canções ao longo da sua carreira. Como compositor, os seus trabalhos mais conhecidos são "Would You Lay with Me (in a Field of Stone)," originalmente gravado por Tanya Tucker, e "Take this Job and Shove It", que chegou ao nº1 das tabelas de vendas por Johnny Paycheck, e que mais tarde se tornou num filme de sucesso, tendo Coe e Paycheck pequenos papéis na fita.
Estilo
A juntar às suas canções humorosas como "You Never Even Call Me By My Name" (uma composição de Steve Goodman/John Prine), ele também se refere a si mesmo nas suas canções para se auto-promover através da sua música. Ele referencia grandes estrelas da música country de uma maneira que se equipara a elas, como em "Willie, Waylon, and Me," e no trecho "Johnny Cash helped me get out of prison" em "Longhaired Redneck."
Rebel Meets Rebel
Coe fez os vocais dos Rebel Meets Rebel uma banda de metal-country composta por Coe, Dimebag Darrel, Vinne Paul e Rex Brown dos Pantera. O álbum homónimo foi gravado entre 1999 e 2001, mas não foi lançado se não após a morte de Darrel em 2004.
Controvérsia
Coe gravou dois álbuns nos anos 80 com letras racistas e misóginas extremamente explícitas; "Nothing Sacred" e "Underground Album". Também disponível há uma colectânea do melhor desses dois álbuns, intitulada "18 X-Rated Hits". Por esta razão, canções racistas anteriores do músico country conhecido como Johnny Rebel são erroneamente atribuídas a Coe.
Coe recusa assumir ou tocar as suas próprias canções controversas em concerto. Apesar dessas gravações, DAC insiste que não é nem nunca foi racista e que até já teve um negro na sua banda e como companheiro de quarto. No entanto, esses álbuns estão à venda através do seu sítio oficial.
Coe cumpriu uma pena significativa na Prisão Estadual do Ohio (de acordo com o próprio; 22 anos) antes de se mudar para Nashville. De acordo com Coe, ele foi mandado para um reformatório aos 9 anos de idade e permaneceu lá até aos 18 anos, antes da sua pena na Prisão estadual do Ohio. A sua vida teve muitos altos e baixos, e ele diz que se tornou no homem que é hoje após muitos anos de luta pessoal e profissional.
Discografia
Canções e singles
"Take This Job And Shove It"
"Nigger Fucker"
Álbums
Penitentiary Blues
Requiem for a Harlequin
Mysterious Rhinestone Cowboy
Once Upon a Rhyme
Longhaired Redneck
Texas Moon
Rides Again
Greatest Hits
Tattoo
Family Album
Human Emotions
Spectrum VII
Compass Point
Nothing Sacred
I've Got Something to Say
Invictus Means Unconquered
Tennessee Whiskey
Rough Rider
D.A.C.
Underground Album
Biggest Hits
Castles in the Sand
Hello in There
David Allan Coe or Else
Original Outlaw
The Best of David Allan Coe
Just Divorced
Why Me
The First Ten Years
Darlin Darlin
Unchained
I Love Country
Son of the South
Matter of Life and Death
17 Greatest Hits
Crazy Daddy
Hits Of David Allan Coe
18 X-Rated Hits
Headed For The Country
1990 Songs for Sale
Standing Too Close to the Flame
Super Hits
Granny's off Her Rocker
Living on the Edge
If That Ain't Country (ao vivo)
Recommended for Airplay
Songwriter of the Tear
Live at the Iron Horse Saloon
Live at Billy Bob's Texas
For the Soul and for the Mind
16 Biggest Hits
All I'll Ever Be (apenas disponível no sítio oficial)
Rebel Meets Rebel
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre David Allan Coe fale agora mesmo com a gente!