Compartilhe:
The Cowboy Junkies é uma banda canadense de rock alternativo, com ênfase folk e country, formada em 1985 em Toronto, Canada, pelos irmãos Michael (guitarra), Peter (bateria) e Margo Timmins (vocal), além de Alan Anton (baixo).
O primeiro álbum da banda, Whites Off Earth, com uma forte inspiração blues, foi gravado na garagem dos Timmins e produzido pelo produtor canadense Peter Moore. Seu lançamendo se deu em 1986, o mesmo ano em que a banda saiu em turnê pelo sul dos Estados Unidos.
Em 1987, a banda gravou o aclamado álbum The Trinity Sessions, em uma igreja em Toronto (Toronto's Church of the Holy Trinity), novamente com Peter Moore na produção. O álbum propiciou à banda a oportunidade de um fechar contrato com a RCA, que lançou o álbum em 1989. The Trinity Sessions, além de conter composições próprias de Michael Timmins, também apresentou várias canções já popularizadas por outros artistas, como Hank Williams, Patsy Cline e The Velvet Underground. No mesmo ano do lançamento do Trinity Sessions, a banda viajou pelos Estados Unidos, Europa, Austrália e Japão.
Em 1990 a banda gravou o álbum The Caution Horses e entrou em turnê com o cantor/compositor Townes Van Zandt, o qual compôs a canção Cowboy Junkies Lament, que fez parte do álbum Black-Eyed Man, lançado em 1992. A essa altura, a sonoridade da banda já havia se distanciado de seu estilo original, com a inserção de novos elementos, que aproximaram a música dos Cowboy Junkies do rock alternativo.
Em 1993, após lançar o álbum Pale Sun, Crescent Moon, o grupo rescindiu o contrato com a RCA.
Após 3 anos, em 1996, o grupo assinou um novo contrato com a Geffen e lançou o álbum Lay it Down, produzido por John Keane e com um forte apelo ao rock alternativo, o que tornou este um dos álbuns mais comercias dos Cowboy Junkies.
O álbum Miles from Our Home, lançado em 1998. foi gravado nos estúdios Abbey Road e produzido por John Leckie. Logo após o lançamento deste álbum, deu-se a fusão da Polygram com a Universal, que se tornou o grupo Universal Music. Esta fusão causou impacto nas decisões da banda com a Geffen, devido à baixa autonomia que a banda passou a ter desde então. Mesmo assim, a banda saiu em turnê e obteve um grande reconhecimento por parte dos fãs. Ao retornar, reativaram seu antigo selo independente Latent Records, reformularam seu website e negociaram com a Amazon e com a MappleMusic.com para a venda on-line de seus álbuns.
A venda de um álbum de raridades e lados-b em 1999, e de uma compilação ao vivo em 2000, foram tão sucedidas que a Universal ofereceu um acordo de distribuição para a a banda. Em 2001 foi lançado o sombrio álbum Juno e, em 2004, sem o auxílio de um produtor ou engenheiro de som, foi lançado o álbum One Soul Now, que reflete o grupo em suas origens.
Em 2007 a banda lançou o álbum Trinity Sessions Revisited, juntamente com um filme homônimo, ambos produzidos por Pierre e François Lamoureux e com a participação de Ryan Adams, Vic Chesnutt, Natalie Merchant e Jeff Bird. o álbum foi gravado na mesma igreja em que havia sido gravado originalmente, em 1987.
O site oficial da banda é http://www.cowboyjunkies.com/
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Cowboy Junkies fale agora mesmo com a gente!