Compartilhe:
Bright Eyes é o projeto do cantor e compositor Conor Oberst, nascido em Omaha, Nebraska, que tem produzido música desde os 13 anos de idade. Ele lançou seus dois primeiros álbuns aos 14 anos com a banda Commander Venus. Depois do fim desta, em 1997, o principal objetivo de Conor se tornou Bright Eyes, e em 1998 ele lançou seu primeiro álbum, A Collection of Songs Written and Recorded 1995 1997 (uma coleção de 20 músicas inéditas), com a gravadora independente Saddle Creek, o qual ele tinha formado anteriormente em colaboração com amigos músicos de Omaha.
Um notável membro da Saddle Creek foi o multi instrumentalista e produtor Mike Mogis, que mais tarde se tornou membro permanente do Bright Eyes junto com o tecladista e "cornetista" Nate Walcott, assim como um grupo de colaboradores rotativos que vieram principalmente da cena musical de Omaha.
Saddle Creek também lançou o quarto CD Letting Off the Happiness em Novembro de 1998, um CD de dez músicas apresentando um som mais limpo e focado do que os álbuns anteriores. De acordo com a imprensa da Saddle Creek, ele apresenta participação de membros de Lullaby for the Working Class, Neutral Milk Hotel e Of Montreal. Foi quase todo gravado na casa da família Oberst em Omaha, com algumas partes também gravadas no estúdio do tecladista Andy Lemaster's em Athens (Georgia, EUA). Apesar de quase todas as músicas terem participação completa da banda, June on the West Coast é tocada com apenas guitarra acústica e vocais. Padraic My Prince traz uma dramática visão ficcional da morte de um dos irmãos de Oberst, quando ainda bebê, o fato foi usado com analogia a ter levado um fora.
Em 2000 Bright Eyes lançou Fevers and Mirrors, uma demonstração da imensa melhora na qualidade da produção e na visão musical da banda. Novos instrumentos como flauta, piano e acordiom foram introduzidos no arranjo das canções. Depois de An Attempt to Tip the Scales, uma improvisada entrevista de rádio toma a cena. A entrevista tem Todd Fink da banda The Faint fazendo uma leitura de um texto de Oberst. O entrevistador é Matt Silcock, um membro do grupo Lullaby for the Working Class. Nesta entrevista, o falso Oberst intensionalmente apresenta uma estranha e contraditória explicação da sua atitude com relação à música. A entrevista traz ele falando de suas músicas como excessivas e insinceras, exatamente a idéia que começou a aparecer na imprensa depois da crescente popularidade de sua banda, mas acaba dizendo que suas letras são feitas para interpretação pessoal. Numa entrevista "real" com KittyMagik.com, Oberst fala sobre a falsa: "Foi uma maneira de tirar sarro da nossa cara porque o álbum é tão depressivo e triste. Digo, é uma parte do que eu sou, mas também gosto de rir e não me importar com nada".
2002 viu o lançamento de Lifted or The Story Is in the Soil, Keep Your Ear to the Ground, e desde então Oberst tem lançado quase sempre novos discos como EPs colaborativos, single avulsos, álbuns de tributo, e discos para caridade. Ele se aventurou no estúdio com o conjunto folk-pop Tilly And The Wall, co-produzindo seu disco de estréia Wild Like Children e lançando este na sua nova, já estabelecida gravadora, Team Love.
Janeiro de 2005 viu o lançamento de dois álbuns: I'm Wide Awake, It's Morning, uma mistura "country-tinged" das melhores músicas acústicas de Conor, introduzindo vocais convidados de Emmylou Harris e Jim Jmaes de My Morning Jacket. E Digital Ash In A Digital Urn, um disco mais produzido, centrado na banda, com participação de Nick Zinner do Yeah Yeah Yeahs.
Um single de cada álbum, Take It Easy (Love Nothing) do Digital Ash e Lua do I'm Wide Awake alcançaram o top dois no Billboard Hot 100 Single Chart, a primeira vez de um artista desde 1997.
Como já era de se esperar de Bright Eyes, o álbum apresenta um mar de talentosos amigos incluindo os membros da banda Rilo Kiley, Tilly And The Wall, Cursive, Now Its Overhead, The Good Life, Azure Ray, The Faint, The Bruces, Neva Dinova, The Postal Service e Audrye Sessions.
Em Outubro de 2006, Bright Eyes lançou a compilação de músicas raras chamada Noise Floor: Rarities 1998-2005.
Bright Eyes lançou um novo disco de esteudio chamado Cassadaga em 9 de Abril de 2007, precedido de um EP entitulado Four Winds, em 6 de Março de 2007.
Uma última compilação de músicas tem sido gravadas em Portland, Oregon e Nova York, com outra sessão planejada em Omaha, Nebraska. Algumas destas canções já foram tocadas em shows ao vivo.
CURIOSIDADE:
Algumas canções de Oberst encontram suas raízes na literatura clássica, como Tereza and Tomas (uma referência óbvia ao livre de Milan Kundera's "Unbearable Lightness of Being) e Neely O'Hara (do livro "O vale das bonecas" de Jacqueline Susann).
Lista de bandas com participação de Conor Oberst:
Bright Eyes (1995-presente)
Commander Venus (1995-97)
The Magnetas (1996)
Park Ave. (1996-98)
Desaparecidos (2000-01)
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Bright Eyes fale agora mesmo com a gente!