Compartilhe:
Boss AC é um rapper e cantor de Hip Hop português, de origem cabo-verdiana.
Iniciou a sua carreira musical em meados dos anos 90, altura em que ganharam alguma projecção rappers oriundos maioritariamente da cintura periférica da Grande Lisboa. Esse movimento veio a traduzir-se na compilação Rapública (Sony, 1994) na qual Boss AC foi responsável pela produção, autoria e composição dos temas "Generate Power" e "A Verdade".
Após esse primeiro lançamento discográfico, Boss AC estreou-se com um álbum próprio, o "Mandachuva" (1998), gravado nos Estados Unidos, com a ajuda de Troy Hightower, um dos mais requisitados misturadores de Hip Hop dos EUA, experimentando de novas abordagens musicais – ragga, soul, R&B – sempre em torno do Hip Hop. É também perceptível a influência das suas origens africanas, com temas como "Dá-me Corda", cantados em crioulo.
Seguidamente, juntou-se a Gutto, o líder dos Black Company, uma das bandas que gravaram no Rapública, autores do que provavelmente foi o primeiro sucesso do rap português, o tema "Nadar". Boss AC e Gutto formaram a No Stress, uma das maiores produtoras de hip hop em Portugal.
Boss AC co-produziu o álbum de estreia de Gutto, participou em trabalhos dos Xutos & Pontapés ou Santos e Pecadores compôs para cinema ("Zona J", "Lena") e televisão ("Masterplan", "Último Beijo").
Em 2002, Boss AC compilou os temas que foi criando durante esses anos no seu segundo álbum de originais, "Rimar Contra a Maré", inteiramente gravado, produzido e misturado pelo próprio autor.
O vídeoclip do tema "Dinero", produzido com Gutto, foi nomeado para os African Video Awards, na categoria "Melhores Efeitos Especiais", do canal sul-africano "Channel0".
Em 2005 Boss AC lança "Ritmo, Amor, Palavras", cujas misturas ficaram a cargo do seu colaborador de longa data, Troy Hightower – que já misturou para De La Soul, Busta Rhymes, LL Cool J, Outkast e Janet Jackson, entre outros – nos estúdios Hightower Productions, em Nova Iorque. A masterização foi assinada por Jim Brick, nos estúdios Absolute Audio, em NY, onde já foram masterizados trabalhos de Mariah Carey, Puff Daddy e Mos Def.
"Ritmo, Amor e Palavras" chegou ao estatuto de disco de ouro em Agosto de 2005, por mais de 10 mil cópias vendidas.Em Outubro atingiu a marca de disco de platina, tendo vendido mais de 30.000 unidades até perto do final do ano. Dentro do género do Hip-Hop é, chegou a ser um dos três discos mais vendidos de sempre em Portugal. O single de estreia, "Hip-Hop (Sou eu e és tu)", ascendeu rapidamente aos primeiros lugares nos Tops, liderando as preferências em media como a MTV Portugal, Cidade FM, e Antena 3, entre outros. Integrou, ainda, a banda sonora de vários programas de TV com grande audiência nacional e entrou em múltiplas colectâneas editadas durante 2005. Em Setembro de 2005 foi nomeado para os prémios da MTV Europe Music Awards, na categoria de Best Portuguese Act.
Em 2006, o cantor foi candidato pela segunda vez consecutiva aos prémios da MTV Europe, na categoria de Best Portuguese Act, proeza nunca alcançada por outro músico em Portugal.
Discografia:
Manda Chuva (Norte Sul, Valentim de Carvalho, 1998)
Rimar Contra a Maré (Norte Sul, Valentim de Carvalho, 2002)
Ritmo, Amor, Palavras (Hightower Productions, Absolute Audio, 2005)
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Boss AC fale agora mesmo com a gente!