Compartilhe:
O Black Flag foi uma banda de punk/hardcore formada em Hermosa Beach, Califórnia em 1976 pelo guitarrista Greg Ginn. A banda formou um som que misturava a simplicidade do Ramones mas com solos microtonais e paradas no meio da música, o que mais a frente influênciou de bandas de heavy metal a bandas de hardcore. As letras tratavam de temas como isolamento, neuroses e paranóia, coisas que Henry Rollins aprofundou quando entrou na banda.
A maioria dos álbuns da banda foi lançado pelo selo de Greg, SST Records que lançou bandas como Bad Brains, Sonic Youth e The Saints. O Black Flag é muito respeitado na cultura underground até hoje, como sendo pioneiros na cultura do Do It Yourself, ou seja o faça você mesmo, de selos que lançam bandas sem o apoio de grandes gravadoras sejam elas o estilo musical que for. Fazendo turnê constantemente entre o Estados Unidos e o Canadá, a banda ganhou fãs devotos. Muitos outros músicos seguiriam a banda, no sentido de eles próprios agendaram seus próprios shows. No meio do caminho dos anos 80, o som do Black Flag evoluiu assim como sua notoriedade. Começou a ganhar influências de Heavy Metal (principalmente nos últimos albuns), jazz e clássico, especialmente na evolução do guitarrista Greg Ginn. Assim, o Black Flag tem uma discografia mais variada do que outras bandas.
A banda se desfez em outubro de 1986 e Henry Rollins criou o Rollins Band. Greg Ginn monta vários projetos como Gone, Get Me High e October Fashion.
O nome Black Flag é denota do símbolo da anarquia, e de uma marca de spray para matar insetos, e uma citação à banda Black Sabbath, Ginn na época disse que estava confortável com todas essas possíveis aplicações ditas. O irmão de Ginn, Pettibon desenhou o logo da banda: uma estilizada bandeira negra representada como quatro barras. A banda pintou o símbolo pela cidade inteira chamando a atenção das pessoas e irritando as autoridades locais. Pettibon também criou a maioria das capas da banda.
Em 2013 a banda gravou um novo álbum chamado What The... com o vocalista Ron Reyes que já foi membro da banda na época das gravações de Jealous Again / The Decline Of The Western Civilization. No entanto, acabou expulso da banda menos de um mês após o lançamento. O álbum teve críticas ruins tanto da imprensa, quanto dos fãs.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Black Flag fale agora mesmo com a gente!