Compartilhe:
Damon Gough, conhecido como Badly Drawn Boy nasceu em outubro de 1969 em Dunstable, na Inglaterra. Músico talentoso, Damon escreve e compõe suas canções, toca guitarra e piano e em 2002 foi incluído pela “Q Magazine” na lista das “50 bandas obrigatórias para se ver antes de morrer”.
A carreira começou, de fato, em 1997 quando saiu o primeiro EP de 5 faixas. O disco, lançado em vinil, chamava-se “EP1” e foi distribuído entre amigos e familiares de Damon. Com uma tiragem limitada a 500 cópias, é considerado hoje uma raridade, sendo extremamente disputado pelos fãs do cantor. O segundo, “EP2”, foi lançado em abril de 1998 com uma faixa a menos que o predecessor, mas prensagem duas vezes maior. Ao fim do mesmo ano de 1998, saiu “EP3” em ambos os formatos: vinil e cd. Este foi o primeiro disco do que viria a ser uma longa parceria com a gravadora “XL Recordings”. “It Came from the Ground” foi o EP seguinte, lançado em março de 1999 em vinil e cd. O estilo desta gravação, voltado para um ambiente bucólico, está presente também na capa do disco e no videoclip da canção título. Durante o mesmo ano de 1999 foram lançados ainda: “Road Movie”, gravação ao vivo de Damon com seus amigos de Manchester da banda Doves; o single “Whirlpool”; e o último EP chamado “Once Around the Block”.
Na seqüência do sucesso dos Eps iniciais, o primeiro álbum, “The Hour of Bewilderbeast”, é lançado em junho de 2000, acompanhado por quatro singles, incluindo um relançamento de “Once Around the Block”. O álbum foi um sucesso de crítica e venceu o “Mercury Music Prize” de 2000, batendo os próprios amigos do Doves e levando o prêmio de £20.000. O disco vendeu bem (300.000 cópias) e é considerado pela maioria das pessoas como o trabalho definitivo de Badly Drawn Boy.
Após um pequeno período de descanso, Damon volta ao estúdio em 2002 para compor e gravar a trilha sonora do filme “Um Grande Garoto” ou, em seu título original, “About a Boy”, uma adaptação cinematográfica do romance homônimo de Nick Hornby. O convite fora feito pelos próprios diretores da película, os irmãos Weitz, que haviam se impressionado com os trabalhos anteriores do compositor.
Seu terceiro disco, “Have You Fed the Fish?”, trouxe arranjos mais produzidos, com maior número de guitarras e uma sonoridade mais pop, o que definitivamente não foi bem recebido por parte da crítica. O álbum faz brincadeiras com o status de “celebridade menor” de Badly Drawn Boy e cita os nomes de alguns de seus “colegas” músicos como John Lennon e Madonna. Outros três singles e uma intensa turnê americana acompanharam o álbum.
Após o longo período de shows na América, Damon se sentiu deprimido e, saudoso de seu país, decidiu que seu próximo disco seria gravado o mais perto possível de casa. Gravado no estúdio “Stockport”, em Manchester, “One Plus One Is One” é um retrato da vida pessoal do artista. Algumas canções são extremamente intimistas e falam desde a perda de um amigo próximo até a morte do avô na batalha da Normandia. Lançado em 2004, não foi um grande sucesso comercial, e Damon decidiu rescindir seu contrato com a gravadora “XL Recordings”. Atualmente ele está vinculado à EMI.
Dois anos passados após o último lançamento, finalmente sai o derradeiro disco de Badly Drawn Boy. “Born in the U.K.” foi lançado em 2006 e, segundo o artista, representa sua experiência de crescer na Inglaterra. O álbum foi promovido com uma pequena turnê pelo Reino Unido, cujos lucros foram revertidos à instituição de caridade “Oxfam” que, nas palavras de Damon, “oferece uma chance a milhares de pessoas de usar a música para atingir um objetivo juntas, o que é uma idéia que me empolga”.
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Badly_Drawn_Boy
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Badly Drawn Boy fale agora mesmo com a gente!