Compartilhe:
Avril Ramona Lavigne, ou simplesmente Avril Lavigne (27 de Setembro de 1984 -Bellevile, Ontario, Canadá) é uma famosa cantora e compositora de Pop Rock com influências do Rock Acústico e do Punk Pop, Multi-Instrumentista, Designer de Moda e Filantropa.
Mundialmente destacada por suas composições confessionais, atitude e estilo, Avril cita entre suas maiores influências nomes como: Alanis Morissette, Matchbox Twenty, The Beach Boys, blink-182, Coldplay e Goo Goo Dolls. Seus seis álbuns até agora somam cerca de 40 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
Ídolo de uma geração, estourou no mundo da música em 2002 com seu mega hit Complicated, que passou mais de 10 semanas no topo das paradas das rádios norte-americanas. Seu multiplatinado álbum de estreia, Let Go, foi lançado em 2002 quando era apenas uma adolescente,trazendo um pop rock confessional e ao mesmo tempo repleto de angústia. Vendeu cerca de 18 milhões de cópias e teve 3 singles em #1 no Pop Charts americano e 3 singles no Top 10 da Billboard. Avril se torna então a segunda artista da história (o primeiro foi o grupo Ace of Base) a ter 3 singles de seu álbum de estréia no topo das paradas. Foi o álbum mais vendido de uma artista em 2002. Recebeu 5 indicações ao Grammy e foi eleito pela Rolling Stone como o 4º melhor álbum da década.
Avril ganhou instântanea notoriedade por representar outra opção na música pop, distinta do Sex Appeal reinante no início da década de 2000, conquistando uma grande parcela do público: aqueles que buscavam músicas que ofertassem algo além de apenas coreografias provocantes.
Em 2003, declara que já pensa no próximo álbum. Em 2004 e após receber mais 3 indicações ao Grammy, chega às lojas Under My Skin , mostrando uma Avril mais madura, trazendo uma atmosfera mais pesada, obscura e evoluída. As frustrações em dramas amorosos ganham mais foco, e com o sucesso, vendeu cerca de 10 milhões de cópias. Nesse mesmo ano, Avril entrou para o Guinness Book como a artista mais jovem a alcançar o topo das paradas britânicas.
Seu terceiro álbum de estúdio, The Best Damn Thing , estreou no topo da Billboard em 2007. Agora com um estilo mais pop, feminino e agressivo, que combinava guitarras energéticas de Pop Punk com letras despretensiosas. O álbum, feito em parceria com os produtores Lukasz Gottwald, Butch Walker e Rob Cavallo, conta com a participação do baterista Travis Barker, do blink-182 (uma de suas bandas preferidas). Além disso, seu marido na época, Deryck Whibley, produziu duas faixas do álbum. Nesse trabalho, abandonou o estilo “sombrio” e apostou num criticado visual mais feminino que mistura o velho glam rock e o atual pop punk. Este álbum traz um de seus maiores hits, Girlfriend, que foi #1 na Hot 100 da Billboard e líder de visualizações no YouTube durante o ano de 2007. Devido à brusca mudança de estilo e uso exagerado da cor rosa, contrastando com seus álbuns anteriores, o álbum foi duramente recebido pela crítica e pelos fãs. Entretanto, Avril emplacou hits como Girlfriend e When You're Gone nas paradas de sucesso ao redor do mundo e foi a artista mais premiada de 2007. O álbum vendeu em torno de 8 milhões de cópias em todo o mundo.
É a vencedora de 7 Juno Awards, que é o prêmio máximo da “Academia Canadense de Artes e Ciências Fonográficas” para honrar a excelência de seus músicos. Seus 3 álbuns, juntos, entraram para listas dos mais vendidos em seus respectivos anos de lançamento, somando ao todo, mais de 35 milhões de cópias, concedendo a ela o quarto lugar na lista das artistas femininas que mais venderam discos na década de 2000.
Além de ser considerada uma das canadenses mais influentes do mundo,Avril tem expandido as faces de seu talento. Em 2006 assinou contrato com a Ford Models, dando início a uma carreira de modelo fotográfica que não durou mais de um ano por opção de Lavigne. Atualmente tem seus dois próprios modelos de guitarras, Fender, uma linha de roupas, Abbey Dawn, e três fragrâncias: Black Star,lançada em 2009, Forbidden Rose lançada em 2010, e sua sucessora lançada em 2011: Wild Rose. No fim de 2010, declara o projeto que seria o “mais próximo de seu coração”. Inaugura então a ”Fundação Avril Lavigne R.O.C.K.S “ -R(Respect) O (Opportunity) C (Choices) K (Knowledge) S (Strenght) para crianças e jovens decifientes ou com doenças sérias.
Hoje, com 33 anos, já conquistou e ainda conquista milhares de fãs nos quatro cantos do mundo, seja pelo seu jeito moleca ou por suas letras autobiográficas que traduzem todas as particularidades e incertezas de uma vida. Seu diferencial na indústria pop está no fato de nunca aceitar gravar material de terceiros, sendo compositora de suas próprias canções e prezar por vocais verdadeiros em suas performances, além de suas habilidades com instrumentos: além de guitarra, toca violão, piano, bateria e flauta.
A Sony Music escolheu a cantora para estrelar o projeto ”Essential Mixes”. que vai lançar remixes dos hits de vários artistas da gravadora. A coletânea foi lançado em 2010 enquanto seu próximo álbum de inéditas não estava concluído.
Seu quarto álbum, Goodbye Lullaby , foi inicialmente programado para ser lançado no final de 2009, porém os atritos entre Lavigne e sua gravadora adiaram o lançamento para Março de 2011. O atraso de mais de um ano de seu 4º álbum se deu devido à exigências da gravadora que insistia no acréscimo de faixas mais radiofônicas ao álbum,o que não agradou a cantora, que alegava interesse em um álbum pessoal e despojado e não radiofônico como exigido. As discussões parecem ter cessado com o acréscimo da dinâmica What The Hell , em parceria com Max Martin.
Avril define seu 4º álbum como o mais difícil de criar, o mais significativo e especial que ela já escreveu. O 1º single foi What The Hell, longe de demonstrar a essência do Goodbye Lullaby, Avril cita esse 1º single como uma ponte esse seu material antigo e seu material novo. A divulgação de seu 4º álbum não foi a intencionada pela cantora, que almejava divulgar esse material como orgânico e emocional ao invés de faixas mais comerciais como pretendido por sua gravadora.
A pouca divulgação do Goodbye Lullaby diferente do objetivado por Avril resultou em fracos resultados comerciais, sendo dentre seus álbuns o de segundo menor êxito comercial. Atritos contínuos com a RCA Records eclodiram na adesão de Avril a Epic Records no último trimestre de 2011, causada pela incessante pressão de sua antiga gravadora na adequação ao mercado fonográfico contemporâneo e liberdade de produção limitada.
Seu 5º álbum de estúdio, agora sob o selo da Epic Records , conta com Here's To Never Growing Up como 1º single a ser lançado em Abril de 2013. Avril conta com a colaboração de seu ex-marido, Chad Kroeger , vocalista da banda Nickelback e dos produtores Martin Johnson, David Hodges e Jacob Kasher.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Avril Lavigne fale agora mesmo com a gente!