Compartilhe:

Allen Pires Sanhá, conhecido por Allen Halloween, ou simplesmente HALLOWEEN é um rapper, e produtor (beat-maker), nascido em Guiné-Bissau a 4 de Agosto de 1979, que se mudou para Portugal com apenas 4 anos de idade, onde representa Santo António, Odivelas e Barruncho.
O rapper afirma que antes mesmo de começar a fazer sons, já gostava de escrever, e fazia até alguns improvisos nas ruas , mas que com 16 anos, decidiu começar a adaptar algumas das suas escritas para beats de rap, por volta de 1996, inspirado por outros rappers que via perto dele.
O mesmo não considera que começou a rimar por causa de outros rappers famosos, mas cita algumas influências que cresceu a ouvir como General D, Mano Brow, Notorious B.I.G, Tupac, Wu-Tang, Cypress Hill, e para além do Hip-Hop, Grunge, considerando que a sua música é quase uma mistura de Wu-Tang com Nirvana.
Segundo o mesmo o seu nome artístico “HALLLOWEEN” é inspirado no seu nome Allen, em conjunto com as sua vivências, possivelmente por a palavra HALLOWEEN conter todas as letras do seu nome, e até mesmo por ordem, e ter uma sonoridade de certa forma parecida, para além de ser uma palavra mais sombria, tal como a realidade que o mesmo viveu, tal como descreve em algumas das suas letras.
Começou a fazer maquetes que iam passando de mão em mão dentro dos bairros, entre finais dos anos 90 e inícios de 2000, até que em 2006 em parceria com a editora Sonoterapia, lançou o primeiro álbum Projecto Mary Witch, onde tirando duas faixas, todos os restantes beats foram feitos pelo próprio, assinados com o seu nome de produtor Maradox 1º.
Com o seu primeiro álbum, Halloween mostrou a sua skill, o seu estilo sombrio e único, e tornou-se desde aí uma lenda no mundo do rap português, apesar de ter sido um álbum produzido com recursos limitados. Esse mesmo álbum foi remasterizado em 2023.
Em 2011, lança o seu segundo álbum, A Árvore Kriminal, já com mais qualidade de áudio, e trazendo algumas músicas que nunca tinham sido lançadas oficialmente, mas que já haviam sido escritas há anos. E em 2015 trouxe o seu 3º álbum, Híbrido, onde muita gente considera ver o artista bastante mais maduro, mas mantendo ainda as suas raízes, e foi considerado como um dos melhores álbuns do ano, pela ípsilon.
Terminou a sua carreira com o álbum Unplugueto, onde transforma algumas das suas músicas em versão acústica, vindo daí também o nome do álbum, unplugged (música feita sem uso de instrumentos eletrônicos, sem “ser ligada à corrente”) e gueto, visto que a sua música representa as realidades dentro dos guetos por onde passou e muitos outros.
Deu depois fim à sua carreira, para se focar em outros objetivos de vida, como a religião, deixando assim a música como um dos mais amados rappers portugueses, e como uma lenda que apesar de manter o seu estilo underground, se destacou bastante, considerado até por alguns como o melhor rapper português de todos os tempos.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Allen Halloween fale agora mesmo com a gente!