Compartilhe:

Cantor e compositor, nascido em São Paulo, em 25/4/1932. Criado no bairro do Bexiga, começou a carreira como crooner da orquestra de Osmar Milani. Participou de programas de calouros e, em 1951, foi contratado pela Rádio América de São Paulo. Gravou o primeiro disco em 1953. Intérprete de sambas-canções, valsas e boleros, Agostinho também se destacou como cantor de bossa nova, gravando músicas de Tom Jobim e seus parceiros Newton Mendonça e Vinicius de Moraes. A trilha de Tom e Vinicius para o filme "Orfeu do carnaval", de Marcel Camus, rendeu a Agostinho dois grandes sucessos: "Manhã de Carnaval", de Luiz Bonfá e Vinicius, e "A felicidade", de Tom e Vinicius.
Um dos pontos altos no espetáculo de Bossa Nova no Carnegie Hall, em 21 de novembro de 1962, foi a apresentação de Luiz Bonfá ao violão e Agostinho dos Santos cantando "Manhã de Carnaval". Bonfá lembra que Agostinho, muito nervoso, abordou-o pouco antes do show começar e pediu para cantar junto. Bonfá, muito sem jeito, disse que não, já que o combinado era que ele faria apenas um solo com o violão. Agostinho não desistiu: "Não tem importância, você modula que depois eu entro...". Depois de muita insistência, Bonfá cedeu. Combinaram que ele faria primeiro uma introdução instrumental e depois anunciaria Agostinho. Mas quando o violonista começou a tocar, os aplausos abafaram o som. Agostinho, achando que já era sua hora, entrou. E acabou cantando desde o início, exatamente como queria. O Carnegie Hall aplaudiu de pé e cravos vermelhos foram atirados ao palco. Era de uma voz limpa, extensa e afinada. Notável participação de um cantor de São Paulo na Bossa Nova.
Faleceu em 12/7/1973, em desastre aéreo nas imediações do Aeroporto de Orly, em Paris, França.
Curiosamente, no começo da carreira, gravou a música "A última vez que vi Paris", de Jerome Kern, em versão de Haroldo Barbosa. E uma de suas últimas gravações foi "Avião", de Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Hélio Mateus.
Se você encontrou alguma informação errada ou poderia melhorar essa página sobre Agostinho dos Santos fale agora mesmo com a gente!