Teoria simplificada: Escala Maior

Neste artigo, iremos tornar bem simples o entendimento das escalas, mais especificamente da escala maior. Porém, antes de começarmos, aconselhamos que você já tenha entendido bem o que são intervalos, para que servem e como se aplicam.

A escala maior é compreenda como uma sequência de 7 sons, composta por 5 tons e 2 semitons. Os 2 semitons localizam-se entre a 3ª e a 4ª nota, e entre a 7ª e 8ª nota. Para ilustrarmos melhor, veja o diagrama abaixo:

Para facilitar a compreensão e fazer uma associação concreta, podemos dizer que a sequência Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si e Dó resume a definição da escala maior.

Veja Também:

  • Técnicas de palhetada essenciais As técnicas de palhetada variam muito, seja em sua aplicação ou dificuldade e elas podem ser bem desafiadoras. Esta lição foi elaborada para ajudar a melhorar sua confiança com diferentes […]
  • O Grande Silêncio – Ordem dos CartuxosO Grande Silêncio – Ordem dos Cartuxos Um filme sobre a solidão e o silêncio numa comunidade invulgar que vive o tempo a outro ritmo, talvez mais em sintonia ou mais perto da essência divina... O GRANDE SILÊNCIO é o primeiro […]
  • Livros sobre a História da Igreja A Igreja, que é "a coluna e sustentáculo da verdade" (1Tm 3,15), guarda fielmente a fé uma vez por todas confiada aos santos (Cf. Jd 1,3). É ela que conserva a memória das Palavras de […]

A escala diatônica maior na tonalidade de Dó é o modelo, por não possuir nenhum tipo de acidente (sustenido ou bemol) em sua formação. Então, os intervalos entre as notas da sequência de Dó maior são exatamente iguais aos da fórmula da Escala Maior – os tons e semitons contidos na escala diatônica são chamados naturais.

Baseando-se no entendimento sobre os intervalos, podemos classificar a relação entre as notas dessa escala (sempre à partir da tônica, ou seja, a primeira nota da escala, e as demais notas).

 

Aplicando a escala maior no violão ou guitarra

Como a escala maior possui sete graus diferentes, pois o VIII Grau é a repetição do I Grau, temos sete possibilidades diferentes de execução. Ou seja, podemos partir de cada uma das sete notas, como pode ver no exemplo:

Desse modo, podemos digitar as notas da escala maior no braço do violão começando de qualquer uma das notas. Serão sete desenhos, maneiras e modos diferentes. Cada um desses modos recebeu nomes gregos, conforme ilustrado abaixo:

Execução da escala maior no violão ou guitarra

Com seu instrumento em mãos é hora de executar os modos de escala maior. Apresentamos os respectivos desenhos melódicos abaixo. Por uma questão de comodidade e facilidade, eles estão na tonalidade de Sol Maior. Digite os desenhos no instrumento utilizando o dedo indicador e médio da mão direita.

Esperamos com esse artigo ter simplificado ao máximo o entendimento da escala maior, até a próxima!

Você pode gostar também

Arquivado em: Guitarra, Teoria Musical, Violão Marcados com: dorico, eolio, escala maior, escalas maiores, frigio, jonio, lidio, locrio, mixolidio

 

Deixe uma resposta