divisao-protestante-adventistas-tambem-sao-contra-o-pentecostalismo-da-assembleia-de-deus

“Charles Fox Parham – Pai do Erro Pentecostal

O pentecostalismo surgiu com o norte-americano Charles Fox Parham. Foi ele quem, pela primeira vez, elaborou essa definição teológica para o movimento que sublinhava o vínculo entre o falar em línguas e o batismo com o Espírito Santo. Seus cultos eram marcados por grande êxtase, tais como, transes e o dom de evidências em novas línguas que ficou mundialmente conhecido como batismo com o Espírito Santo.
Parham, na cidade de Topenka, no Kansas, no ano de 1900, fundou Bethel Bible Collegeuma instituição que ficou conhecida pelo prática da cura divina, assistência material e espiritual a pessoas de origem humilde e que estavam dispostas a atuar como missionários.

Charles Parham acometido de depressão ausentou-se da liderança do movimento pentecostal por ele iniciado, período no qual fez viagens para tentar recuperar-se. Porém, regressando de sua viagem Parham se deparou com uma cisma dos estudantes e também de seus companheiros que disputavam a ocupação de seu lugar como diretor da Bethel Bible. Parham retoma a liderança e continua a estimular seus estudantes a alcançarem a terceira benção, foi quando em um movimeno de oração uma de suas alunas entrou em êxtase e manifestou em línguas estranhas, glossolália, nas semanas seguintes novas pessoas, inclusive Parham, alcançaram o mesmo feito.
Esse foi o estopim para o movimento da rua Azuza.
No ano de 1905 Charles Parham muda-se para Huston, no Texas, onde funda um nova escola biblíca, onde teve como um de seus alunos William Seymour, um negro filho de ex-escravos, era obrigado por Parham a assitir as aulas sentado numa cadeira no corredor.

A contribuição do pregador Seymour foi essencial, pois, se não fosse por ele, talvez o pentecostalismo de Parham não tivesse passado de boatos. Daí para frente, Seymour se tornou o grande anunciador do movimento pentecostal. Em 1906, seus ensinos sobre as práticas de falar palavras desconhecidas trouxe grande quantidade de adeptos ao pentecostalismo e, dois anos mais tarde, sua igreja já mandava missionários para 25 países.

Parham durante 5 anos atuou como pastor de uma igreja metodista, sua decisão em abandonar esta igreja estava na crença pessoal na cura divina. Parham é um dos fundadores da Assembléia de Deus nos Estados Unidos, a maior denominação pentecostal do Brasil e também do mundo.
Parham se envolveu em escandalos de sodomia e afastou-se da liderança do grupo religioso por ele fundado, coube a Willian Seymour assumir a liderança dos membros da igreja de Parham. Charles Fox Parham também é bastante criticado por suas ligações com a maçonaria, a Ku Klux Klan e também pela seu racismo não disfarçado.

O advento da rua Azuza, de fato, estava exercendo profunda força, tanto centrípeta como centrífuga, no mundo protestante. Funcionava como um potente imã, atraindo líderes de diversos segmentos do protestantismo que desejavam conhecer o que estava ocorrendo ali. E também como centro irradiador da mensagem pentecostal, enviando grupos para diversas localidades do país e do mundo.

O pentecostalismo chegou ao Brasil trazido por operários imigrantes. Primeiro em 1910, pelo italiano Louis Francescon, fundador da Congregação Cristã no Brasil, e, Logo em seguida, em 1911, pelos suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, fundadores da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Foi expressiva também a contribuição da missionária Aimee Semple McPherson, fundadora da Igreja do Evangelho Quadrangular, iniciada no Brasil em 1951 pelo pastor Harold Edwin Willians. Todos eles, sem distinção, foram influenciados pelo avivamento da rua Azuza.

Enquanto isso, Seymour Continuou seu pastorado na rua Azuza até sua morte, em 28 de setembro de 1922. O edifício da igreja onde tudo começou foi destruído poucos anos mais tarde.Todavia, quando isso ocorreu, a chama pentecostal já havia atravessado fronteiras.”

(Blog de Jacymara Ferreyra, Adventista)

Download Católico

Veja Também:

7 thoughts on “Divisão protestante: Adventistas também são contra o Pentecostalismo da Assembleia de Deus”

  1. Olá Frank,

    A chama pentecostal chegou a minha cidade em 1951, brilhando em muitos corações obscurecidos pelo engano. Naquela época houve muita oposição e perseguição por parte de alguns lideres religiosos, porém a igreja perseguida venceu e sempre vencerá. Até o dia de hoje o Espírito Santo está nos abençoando com sua chama acesa sobre nossas vidas.

  2. Por que a IASD se acha no direito de ser contra isso ou aquilo, quando o assunto é fé? Fé por fé, quase todos os protestantes são contra os costumes deles, e aí? quem está certo?
    Está na hora das igrejas pararem com esta guerra inútil e começar a pensar direito o meio-ambiente, os crimes contra nossas crianças, etc. Deixem a fé alheia para os alheios.

  3. Agradeço a Deus por ter descoberto uma igreja Adventista que também é Pentecostal. Surgiu em 1932 e é segundo os registros históricos a primeira igreja Genuinamente Brasileira ou seja que foi fundada por um Pastor Nascido em solo brasileiro. Tem quase todos os mesmo costumes que a IASD, só que é Pentecostal e não é fanática somente por sábado, prega todos os outros 9 mandamentos em igualdade sem dar preferência por um ou por outro mandamento.Está em 20 países pregando a palavra de Deus sem divisões preconceituosas com outras denominações, como o Sétimo dia infelizmente faz por exemplo. Vale a pena pesquisar sobre esta igreja, você encontrará no wikipédia ou no site: http://www.iapro.com.br/

  4. É cada coisa que falam. Total desconhecimento. Não precisamos enaltecer nossa Igreja em cima de outras. Mas já que começaram então vamos lá. Quanto a afirmação de que uma certa igreja Adventista que é pentecostal,e que não é fanática como a IASD e que prega palavra de Deus sem divisões preconceituosas, é uma farsa. A Igreja Adventista das Promessa, não permite que ninguem além do seus membros participem da santa ceia. Ao contrário a IASD reconhece as outras denominações cristãs e permite que qualquer pessoa de outra Igreja Evangélica participe da Santa Ceia, a IASD realiza a comunhão aberta. Outra coisa que interessante é que e a Igreja Adventista do Sétimo Dia ensina que Jesus ressucitou no Domingo, como todas as demais igrejas evangélicas. Já a Igreja Adventista da Promessa prega que Jesus ressucitou numa quarta feira, sendo totalmente exclusivista nesse ponto. Análisem e julguem…

    http://www.novotempo.org.br

  5. Primeiro: Qualquer denominação pode ser a for ou contra doutrinas pregadas em qualquer igreja

    segundo: O que julga as doutrinas, e tem poder para dizer se estão corretas ou não é somente a palavra de Deus. De acordo com a Bíblia o derramento do Espírito Santo é uma promessa para os crentes ainda nos dias atuais, e serve para o fortalecimento do corpo de Cristo, atravé dos Dons Espirituais.

    Terceiro: A doutrina do batismo com Espirito não é considerada superior a nenhuma outra doutrina bíblica e nem é critério de salvação. O batismo pode ser buscado por quem deseja mais de Deus.

    Quarto: Os catolicos romanos não os mais indicados para criticar a doutrina do Batismo com Espeírito Santo, pois é sabido que esta mesma igreja tem buscado renovação através do movimento CARISMÁTICO, baseada nos mesmo princípios bíblicos pentecostais.

    Quinto: A Assembleia de Deus é hoje a maior denominação evangelica Brasileira, que tem história Imaculada, e que se empenha na evangelização dos povos, pregando o Ide de Cristo, e anunciando as verdades do Evangelho.

    Sexto: A Igreja Asembleia de Des não é prosseletista e faz parte da Igreja Universal, que é o conjunto de Santos que aceitaram a Cristo e com este desejam ter uma vida de santidade, baseada nos princípios bíblicos.

    Obs: Muito mais que nome de Igreja, o que é mais importante é ser fiel a CRISTO e aos seus ensinamentos, reconhecendo Ele como único caminho que leva ao Céu.

    Obs: A igreja adventista possui várias doutrinas que diferem radicalmente das doutrinas tradicionais cristâs: como o estado da pessoa que morre.

    O evangelho é a verdade, que sempre triunfará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *