A alavanca da guitarra é um recurso muito interessante que o guitarrista pode usar para criar efeitos sensacionais que podem enriquecer uma música.

Saiba que nem todo guitarrista usa, ou gosta de usar, ou seja, não é um efeito primordial para tocar, inclusive várias guitarras vem sem este recurso. Porém, há outros que não vivem sem ela, e aprender usar a alavanca da guitarra corretamente é essencial para não estragar a música, ou uma boa ideia.

Então, caso seja da vontade do músico usar este tipo de ferramenta, é importante que se faça bem feito, aprendendo suas técnicas. Muitos, principalmente os mais experientes, irão concordar que é preferível você não usar um tipo de efeito que não domina perfeitamente.

Como funciona a alavanca da guitarra?

A alavanca da guitarra é usada para fazer efeitos tipo vibratos e bands, empurrando-a em direção as cordas, e dependendo do modelo, afastando-a das cordas também. Para isso ela tem que ser fixada em pontes específicas, que fazem parte do mecanismo do sistema.

 photo alavancafloydrose.jpg

Estes mecanismos também são chamados de pontes com vibratos, existem vários tipos, mas as mais famosas são as de alavanca fixa como usada nas Stratocasters, por exemplo, enquanto uma Ibanez pode vir com uma alavanca ponte flutuante, ou móvel, as famosas Flody Rose, que vem com micro afinação inclusive.

Algumas pessoas não gostam de usar alavancas pois falam que desafina as cordas. Essa é uma afirmação polêmica. A verdade é que isso dificilmente acontece quando é usado um bom instrumento que esteja devidamente regulado por um profissional.

 photo alavanca-fender-stratocaster.jpg

Que estilo de música ela é usada?
Engana-se quem acha que esta técnica é só usada em solos de rock, pois ela pode ser usada em quase, se não, em todos os estilos de música. Outra observação importante, vale salientar, é que é possível usar alavanca tanto em solos com em bases, o segredo é não exagerar usando o bom senso.

Quem usa?
Recurso foi usado com maestria por Jimi Hendrix, e hoje é usado por muitos guitarristas famosos como Steve Vai, Joe Satriani, Jeff Beck, Yngwe Malmsteen, etc.

 photo alavanca_guitarra.jpg

Como usar a alavanca?

Pinçamos um vídeo aula excelente feito por Victor Scherrer, onde ele mostra alguns exemplos, como funciona, os tipos e as diferença entre as alavancas de ponte fixa e móvel. Neste vídeo é possível aprender os primeiros passos para usar a alavanca da guitarra de maneira correta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *