m dos aspectos mais frustrantes quando se está aprendendo a tocar violão é quando você chega naquele ponto onde você não está mais evoluindo.

Não importa se você é um novato ou um músico experiente, todos nós já enfrentamos o mesmo problema ao fazer a pergunta, “Por que não estou no nível que eu gostaria que estivesse, e como posso chegar lá?”

ara judiar ainda mais de nossas capacidades, vemos com frequência os nossos heróis das guitarras e violões na TV e nas revistas com suas tocabilidades que fazem parecer aquilo tão fácil, sempre inventando novos truques e habilidades.

Pior ainda, quando nos deparamos com matérias que ensinam esses truques ficamos ainda mais confusos. A impressão que fica é que chegar num nível aceitável parece ser muito mais difícil do que nós imaginávamos.

Então qual é a chave do sucesso para tocar violão?

Enquanto não há uma resposta absoluta que possa resolver o problema de todos, no entanto, há uma série de conceitos e teorias que podem ajudar a romper essa barreira que o impede de alcançar seu pleno potencial.

A única coisa que você precisa entender é que você não precisa ser um gênio para se tornar um grande violonista. As duas principais coisas que você precisa realmente ter em mente é interesse e compromisso.

Você nunca irá encontrar um grande violonista/guitarrista que não seja apaixonado por música.

Eles não chegaram no nível onde estão sendo apáticos e preguiçosos. Eles tomaram a iniciativa de sair e tentar aprender algo novo.

O violeiro ou guitarrista que se atreve a desafiar a si mesmo corre o sério risco de fracassar. Este é o lugar onde muitos músicos perdem sua batalha com baixa auto-estima e desistem.

Não é que eles não correm riscos, é que eles simplesmente sabem que errar faz parte do processo. Se você perceber que o fracasso é uma parte do crescimento e que tocar em grupo você descobre alguns e truques dentro de si mesmo, então você acaba de adquirir a primeira habilidade que você precisa para se tornar um grande violonista.

Eu compilei uma lista de conceitos que eu acredito que cada um de vocês deveriam experimentar. Ao contrário de outros artigos que você vai ler por aí, este aqui oferece passos curtos e simples que iremos lhe pedir para fazer, em vez de simplesmente ler. Pensamentos e atitudes são importantes, mas, no fim, aquilo que você faz para o público é o que conta.

Então vamos começar com as dez melhores coisas que você pode fazer para obter o máximo de seus resultados como um violonista,e assim, ver o seu progresso para tocar violão melhor do estava tocando antes.

10 maneiras para tocar violão melhor hoje mesmo

10 maneiras para tocar violão melhor hoje mesmo

1. Aprenda algo novo

Educar-se é o primeiro passo para se tornar um violonista melhor. Seja lá aquilo que você acredita ou não, sempre tem algo novo para aprender e dominar. Se você estiver atualmente estudando música em um conservatório, na escola, ou na faculdade, você vai achar que o aprendizado virá mais facilmente para você. Se não, eu recomendo que você entrar em algum programa de aprendizagem. Embora aprender sozinho seja um bom caminho, eu também sei por experiência própria que a motivação e o incentivo de um professor é inestimável. Uma vez que dominou o assunto que você estava aprendendo, força-se para aprender algo que você não esteja muito confortável. Uma aprendizagem muito dentro de sua zona de conforto pode muitas vezes fazer você andar em círculos.

2. Faça um melhor uso de seu tempo

Praticar não leva à perfeição, leva à permanência. A forma com que você gasta o seu tempo tocando violão é o mais importante. Não desperdice o seu tempo brincando a esmo com seu violão. Fuçar e realmente aprender algo novo é que vai ajudá-lo em sua busca pelo sucesso musical. Definir metas e trabalhar para alcançá-las. Quer se trate de técnicas, truques, ou uma música nova, você pode tornar-se melhor apenas usando o seu tempo com mais sabedoria.

3. Ouça muitas músicas

Quanto mais estímulo e exposição sonora musical, melhores são as suas chances de ser um bom violonista. Realmente é importante tirar as músicas de seus artistas e bandas preferidas. Repare naquilo do que os músicos estão fazendo em suas canções e faça uma lista de técnicas que você quer aprender. Esta pode ser a força motivadora que o leva a tocar o seu violão com maior frequência.

4. Cerque-se com excelência

Quando você toca violão com pessoas que são melhores que você, não só apenas você aprende com elas, mas como também irá se sentir motivado a continuar. No início essa ideia parece ser um tanto obscura. Por que você iria se expor a esse tipo de estresse? Vamos pensar, se tem uma coisa que vai fazer você ficar motivado rapidamente é o fato de saber que as pessoas estão contando com você. Não toque com músicos que são arrogantes e rudes. Constrangimento não promove em nada para com a auto-estima, e só vai te deixar mal. Então seja esperto em conviver com pessoas compreensivas e pacientes. Eventualmente você vai chegar no nível delas. Isso acontece mais rápido do que você possa imaginar.

5. Pergunte a si mesmo o que você vai fazer quando aprender as habilidades que deseja aprender

O que você quer fazer com aquilo que você aprendeu? Talvez você queira fazer um CD ou tocar em uma banda, ou tocar em certos projetos. Comece a planejar agora e use o que você aprendeu atualmente. Saber como utilizar um talento ou conhecimento é fundamental. Crie uma visão e estabeleça metas. Se você quiser tocar para os outros, ou para a parede de seu quarto, a escolha é sua.

6. Ensine alguém a tocar violão

Ensinar é aprender. Se o único acorde que você souber tocar é um Sol por exemplo, mostre isso para alguém. Por quê? Porque isso reafirma aquilo que você já conhece e solidifica o seu conhecimento. Posso dizer por experiência própria que eu tenho aprendido mais através de ensinar do que eu já aprendi ao ser ensinado. Force a si mesmo para sair de sua zona de conforto, porque responder perguntas alheias exige conhecimento para respondê-las. Eu sou um crente convicto de que qualquer um pode ensinar alguma coisa a alguém, basta querer.

7. Acredite na sua capacidade

Sim, eu sei que isso soa muito clichê. No entanto, é preciso ouvir a si mesmo. É importante fazer as coisas com um grande senso em sua cabeça de que tem plenas condições de realizar tal objetivo, e não são dedos gordinhos que vão te impedir de tocar bem violão! Não dê ouvidos ao que os outros dizem e seja fiel a si mesmo. Isso pode ser difícil diante de uma sociedade crítica na qual convivemos hoje em dia, e muitas vezes essas críticas ferem. Manter-se rodeado de pessoas positivas é importante não apenas para esta demanda, mas para a vida toda!

8. Você é incomparável

Você já é um produto final, nunca remotamente haverá alguém exatamente como você é. Então o ideal é sempre incorporar os seus estilos e gostos musicais adaptados as suas personalidades e jeitos de ser. Esse tem que ser o curso natural de cada músico.

9. Saiba o que funcionou para outros

Seja com seu professor, com seu vizinho, amigo ou seu guitarrista ou violonista preferido, é sempre bom ter essas trocas de informações. Claro que nem tudo que foi bom para uma pessoa será para você, mas isso faz parte do processo, estas trocas de ideias e convivência com pessoas que fizeram as coisas acontecerem. Netwoking não apenas vai te ajudar algum dia a tocar violão melhor, mas como para todos os outros aspectos da vida.

10. Esmague sua fraqueza

Identifique e ataque os seus pontos fracos. Não deixe eles vencê-los, por exemplo, se o seu problema é ritmo com a mão direita, ou dedilhado, corra atrás para solucionar essa fraqueza. Peça ajuda a algum professor ou algum curso online, não importa. Mesmo que alguns pensamentos do tipo “não levo jeito para isso ou aquilo”, com a lei da repetição, essa muralha tende a cair!

NÃO ACREDITE NOS MITOS POPULARES!

tocar violão

Você pode se surpreender ao saber que uma grande parcela dos conselhos dos guitarristas e violonistas estão longe da verdade absoluta. Problema que algumas coisas são tão faladas e repassadas repetidamente que as pessoas tendem achar que isso é uma grande verdade. O problema dessas crenças comuns é que elas podem arruinar as suas esperanças de um dia sonhar em ser um bom músico!

Para evitar isso, vamos olhar para alguns dos mitos mais comuns por aí:

Todos os bons músicos sabem tocar todos os estilos: Isso é muito bonito na teoria, mas não funciona na prática. Como músico, acho importante a pessoa abrir os olhos para outros estilos musicais e tocabilidades, e também acho que essa pessoa deva ser encorajada a tocar estilos diferentes. Mas quem realmente estiver comprometido em ver o seu crescimento musical, jamais falará uma bobagem dessas, pois isso é fora da realidade!

Muitos músicos de jazz levam décadas para aperfeiçoar sua arte e mesmo assim eles veem detalhes que precisam ser melhorados. Se você quiser tocar violão popular, a menos que queira, acho besteira gastar o seu tempo com coisas mais complexas em nome de um mito chamado de “músico completo”. Siga as suas vontades, mas sem fechar os olhos.

Para tirar um bom som, você precisa do melhor equipamento: Ter o melhor equipamento é uma boa, e sim, você faz um som melhor. No entanto, é desnecessário para aqueles que não estão interessados em ser profissionais ou estão apenas começando.
É claro que encanta os olhos em olhar para um violão de mais de 2 mil reais, mas de que adianta se a pessoa mal sabe tocar? A menos que isso não pese em nada no seu orçamento, eu aconselho a poupar o seu dinheiro e esperar para ver até onde a sua evolução chega. Lembre-se, seu aprendizado para tocar violão melhor não depende de um violão de 500 reais ou um de 5 mil reais.

Você precisa de muito talento para tocar bem violão: É muito comum nos compararmos com outras pessoas, óbvio que sempre vai existir pessoas com mais facilidade ou menos do que nós em certas áreas, mas o mais importante aqui é seguirmos nossos objetivos e progressos. Que se dane se um conhecido seu aprendeu tal técnica ou alguma skill na metade do tempo que você precisou levar, o importante é superarmos os nossos limites, e desfrutar das coisas cada um do seu jeito.

Não tenho tempo para tocar violão melhor, precisa de horas de dedicação: Hoje em dia realmente são poucas as pessoas que disponham de tanto tempo assim para praticar o seu instrumento. O segredo é usar de forma eficiente o seu tempo, ao menos use uns 10-15 minutos dos seus dias de semana para praticar violão, seja ao chegar em casa, no intervalo da faculdade ou mesmo do trabalho. Tire seus finais de semana para aprender coisas novas e os dias de semana para fixar essas novas ideias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *