A definição de música popular gera polêmica e percorre várias perspectivas, entre elas, sua natureza estética, suas características econômicas e suas condições de produção e consumo.
Muitos autores definem música popular como qualquer canção com orientação comercial, principalmente aquelas que são destinadas à apreciação de grandes audiências nas sociedades nas quais predomina uma cultura urbana.
Esteticamente, a música popular é usualmente definida em oposição ao que se considera “música erudita”, nesse sentido, ela sempre tem uma estrutura musical mais simples, que seria uma característica comum a todas as suas manifestações, desde quando surgiu na Idade Média, com os menestréis e trovadores, até suas expressões contemporâneas, como o jazz, a música pop e a world music, entre outras.
A música popular tem sido, de forma geral, uma mistura de tradições, estilos e influências musicais que resulta em canções gravadas voltadas para o consumo em massa com compositores e intérpretes que se tornam conhecidos (características que a distinguem da produção musical folclórica, por exemplo).
Um dos marcos da música popular moderna foi o sucesso nos Estados Unidos da Tin Pan Alley, primeira indústria de canções populares que surgiu no final do século 19. Ao longo século 20, a popularização de avanços tecnológicos, do fonógrafo e do rádio à música digital, e o surgimento de novos gêneros que se tornaram extremamente populares, como o rock, reforçaram a necessidade da definição de música popular estar centrada na relação desse tipo de música com as pessoas comuns e com suas formas de comercialização