São Maximiliano Maria Kolbe (FILME)

sao-maximiliano-maria-kolbe-filme

“Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”

Maksymilian Maria Kolbe (8 de Janeiro de 1894 – 14 de Agosto de 1941), nascido em Zdunska Wola , como Rajmund Kolbe, foi um frade franciscano da Polónia que se voluntariou para morrer de fome em lugar de um pai de família no campo de concentração nazi de Auschwitz, como castigo pela fuga de um prisioneiro. É venerado pela Igreja.
Filho de uma família de operários profundamente religiosos, que lhe deram pouco conforto material, mas proporcionaram-lhe um ambiente de fé e acolhida da vontade de Deus.
Aos 13 anos, entrou no seminário dos Frades Menores Conventuais e, emitindo sua profissão religiosa, recebeu o nome de Maximiliano Maria. Concluindo os estudos preliminares, foi enviado a Roma para obter doutorado em filosofia e teologia.

Em 1917, movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. A milícia seria uma ferramenta nas mãos da Medianeira Imaculada para a conversão e santificação de muitos. No ano seguinte, 1918, foi ordenado sacerdote e voltou à sua pátria, onde foi designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia. Então , organizou o primeiro grupo da milícia fora da Itália.

Durante a Segunda Guerra Mundial deu abrigo a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus. Em 17 de Fevereiro de 1941 é preso pela Gestap e transferido para Auschwitz em 25 de Maio como prisioneiro #16670.
Em Julho de 1941, um homem do bunker de Kolbe foge e como represália, os nazis enviam para uma cela isolada 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede (o prisioneiro fugitivo é mais tarde encontrado morto, afogado numa latrina).
Um dos dez lamenta-se pela família que deixa, dizendo que tinha mulher e filhos, e Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite.
Na realidade, o Padre Kolbe aceitava o martírio para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados. Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injeção de ácido carbólico.
O corpo de Maximiliano Kolbe foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, quase prevendo seu fim, escrevera: “Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”.
Ao final da Guerra, começou um movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe, que ocorreu em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI.
Em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz, São Maximiliano foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como mártir da caridade.
Em Julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente à Abadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.
Quer saber mais sobre a vida deste mártir da caridade, faça o download do filme.

Wikipédia:

São Maximiliano Kolbe, O.F.M.Conv

Maximiliano Maria Kolbe, 1939

Frade, Mártir e Fundador da
“Milícia da Imaculada”
Nascimento 8 de Janeiro de 1894 em Zduńska Wola, Polônia
Morte 14 de Agosto de 1941 (47 anos) em No campo de concentração de Auschwitz, Polônia
Veneração por Igreja Católica, Igreja Luterana
Beatificação 17 de Outubro de 1971, Basílica de São Pedro, Roma por Papa Paulo VI
Canonização 10 de Outubro de 1982, Roma por Papa João Paulo II
Principal templo Basílica da Imaculada Mediatriz da Graça, Niepokalanów, Polônia
Festa litúrgica 14 de Agosto
Padroeiro trabalhadores com electricidade, toxicodependentes, família, rádio amador e esperantistas
Portal dos Santos

São Maximiliano Maria Kolbe nascido Rajmund Kolbe, O.F.M. Conv. (Zduńska Wola (Polónia), 8 de Janeiro de 1894 – Auschwitz, 14 de Agosto de 1941), foi um frade missionário franciscano da Polónia que se voluntariou para morrer de fome em lugar de um pai de família no campo de concentração nazi de Auschwitz, como castigo pela fuga de um outro prisioneiro.

Podemos pensar dele como uma figura-símbolo no panorama do século XX. O próprio Santo Padre, em numerosos pronunciamentos, chama-o de “Santo do nosso século difícil” .
Foi canonizado pelo Papa João Paulo II em 10 de Outubro de 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, o homem cujo lugar tomou e que sobreviveu aos horrores de Auschwitz.

Fundador do Milícia da Imaculada que criou um boletim de enorme tiragem entre outros meios de divulgação da acção cristã, pelo seu intenso apostolado, é considerado o patrono da imprensa. É igualmente visto como padroeiro especial das famílias em dificuldade, dos que lutam pela vida, da luta contra os vícios, da recuperação da droga e do alcoolismo; é considerado também padroeiro dos presos comuns e políticos .

Em Julho de 1998 a Igreja de Inglaterra ergueu uma estátua de Kolbe em frente à Abadia de Westminster em Londres, como parte de um conjunto monumental dedicado à memória de dez mártires do século XX.

Biografia

Franciscano conventual desde 1907, ensinou teologia em Cracóvia.
Estando em Roma, num período que se faziam sentir grandes hostilidade contra Igreja e ao Papa por parte da maçonaria, em 16 de Outubro de 1917, cria conjuntamente com seis seus irmãos franciscanos a Milícia da Imaculada (M.I.). Fundando depois um espaço que se chamou a “Cidade da Imaculada” e que abrigava 672 religiosos.

Ao se deslocar como missionário para Nagasaki, fundou aí uma segunda Cidade da Imaculada e aí instalou uma tipografia católica e editou a revista mariana “Cavaleiro da Imaculada” ou a “Revista Azul”, impresso em japonês, destinada aos operários e camponeses, que alcançou, em 1938,
a tiragem de um milhão de exemplares. Chegou a instalar uma emissora de
rádio e a estender suas atividades apostólicas até o Japão: entre 1930 e 1936.

Regressado à Polónia, durante a Segunda Guerra Mundial, deu abrigo a muitos refugiados, incluindo cerca de 2000 judeus.

Em 17 de Fevereiro de 1941 é preso pela Gestapo,
já que os nazistas temiam a sua influência pessoal e daquela que a
revista e publicações marianas exerciam, dirigidas por ele. É condenado a
trabalhos forçados e transferido para Auschwitz em 25 de Maio como prisioneiro #16670.

Em Julho de 1941,
um homem do campo do mesmo bloco de Kolbe foge e como represália, os
nazistas escolhem 10 outros prisioneiros para morrer de fome e sede no bunker (o prisioneiro fugitivo é mais tarde encontrado morto, afogado numa latrina). Um dos dez, Franciszek Gajowniczek,
lamenta-se pela família que deixa dizendo que tinha mulher e filhos, e
Kolbe pede para tomar o seu lugar. O pedido é aceite. Na realidade, o
Padre Kolbe aceitava o martírio
para praticar heroicamente seu múnus sacerdotal, dando assistência
religiosa e ajudando a morrer virtuosamente aqueles pobres condenados.
Duas semanas depois, só quatro dos dez homens sobrevivem, incluindo
Kolbe. Os nazis decidem então executá-los com uma injecção de ácido carbólico.

Milícia da Imaculada

A Milícia da Imaculada é também chamada de “Exército da Imaculada” é uma associação destinada ao apostolado católico e mariano, que tem como ideal: “Conquistar o mundo inteiro a Cristo através da Imaculada”.
As palavras exactas de Frei Maximilian Kolbe foram: “Fazer tudo o que puder para a conversão dos pecadores, hereges, cismáticos e assim por diante, acima de tudo os maçons, e para a santificação de todas as pessoas, sob o patrocínio da Santíssima Virgem Maria , a Medianeira Imaculada.”
Em 1996, fruto da sua expansão, cria a Rede Milícia Sat que se torna maior rede de rádio do Brasil com alcance a outros países da América Latina e do Norte, Europa e Continente africano.

Download Católico 

(function(d, s, id) {
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = “//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.3”;
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, ‘script’, ‘facebook-jssdk’));

Veja Também:

  • Bakhita – A Santa (2009) Sinopse: Uma mensagem de amor, misericórdia e bondade. O ano é 1948 e Aurora Martin chega ao convento de Canossian aonde Bakhita acabou de morrer e acaba recordando a incrível vida e […]
  • Padre Pio de Pietrelcina (Filme dublado)Padre Pio de Pietrelcina (Filme dublado) Padre Pio Informações do filme: Padre Pio é uma emocionante minisérie sobre a vida e obras do padre Francesco Forgione (1887 -1962), que, na vida religiosa, assumiu o nome de […]
  • A Sétima ProfeciaA Sétima Profecia Ao redor do mundo os sinais do fim dos tempos, como está dito no Apocalipse, está mais claro e parece estar vindo com o surgimento de um andarilho misterioso. Padre Lucci (Peter […]
  • O Grande Silêncio – Ordem dos CartuxosO Grande Silêncio – Ordem dos Cartuxos Um filme sobre a solidão e o silêncio numa comunidade invulgar que vive o tempo a outro ritmo, talvez mais em sintonia ou mais perto da essência divina... O GRANDE SILÊNCIO é o primeiro […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *