Nossos ouvidos podem se beneficiar com um pouco de carinho e atenção. Aqui você encontra algumas maneiras de fazer isso acontecer.
Acidentes
Já que não conseguimos enxergar os mecanismos internos dos ouvidos enquanto transmitem ondas sonoras para o cérebro, nós nos esquecemos de que eles podem ser vulneráveis a ferimentos. Um tapa na orelha ou um ferimento durante um mergulho podem causar uma ruptura no tímpano, a membrana fina que separa o ouvido externo do ouvido médio.
Uma das causas mais comuns de ruptura no tímpano e de outros danos é introduzir um objeto dentro do ouvido. As pessoas fazem isso com muita freqüência, quando tentam aliviar uma coceira ou limpar cera, por exemplo.
Trauma acústico
Estar perto de uma explosão pode ensurdecer instantaneamente. Outros danos acústicos, no entanto, levam à perda progressiva da audição.
Vivemos numa época em que há muitos traumas acústicos, ou seja, ferimentos causados pelo som. Normalmente não percebemos o quanto sons altos podem ser prejudiciais. Estudos mostraram que 60% dos calouros universitários apresentam algum tipo de perda de audição. Isso pode ser causado pela poluição sonora.
Os barulhos muito altos podem prejudicar a audição porque danificam as pequenas células ciliadas do ouvido interno. Algumas doenças podem tornar essas células ainda mais sensíveis que o normal. Durante os exercícios aeróbicos, o sangue é desviado dos ouvidos para as pernas, braços e coração. Essa alteração do fluxo sanguíneo torna as células ciliadas mais sensíveis ao barulho. Assim, muitos especialistas em ginástica alertam que correr usando fones de ouvido dobra o risco de perda auditiva permanente. Da mesma forma, dançar de frente para o aparelho de som em pleno volume aumenta o potencial de dano auditivo. Estudos recentes confirmaram que muitas pessoas têm a audição prejudicada por escutar música muito alta, seja por irem frequentemente a shows de rock ou festas com paredões, seja pelo uso de aparelhos de som portáteis.
Tímpanos perfurados
Se sentir uma dor aguda e repentina no ouvido após um evento traumático, como uma explosão ou um acidente de mergulho, você pode estar com o tímpano perfurado. Procure um médico imediatamente. Mesmo que a dor aconteça apenas na hora do acidente e em seguida passe, você pode ter algum tipo de dano no ouvido médio. Uma pequena perfuração do tímpano pode se curar sozinha em poucas semanas, se as infecções forem mantidas à distância. Uma perfuração maior pode necessitar de cirurgia
Os danos causados por barulho estão relacionados a dois fatores: intensidade e duração. A intensidade é medida em decibéis. Um ponto que precisa ser lembrado sobre as escalas de decibéis é que um aumento de apenas três decibéis duplica a pressão do som. Portanto, uma britadeira de 120 decibéis emite muito mais que o dobro da pressão sonora do que uma conversa normal de 60 decibéis.
Aqui estão alguns testes que podem determinar se você está se expondo a níveis perigosos de som.
- Se você está sujeito a um barulho que torna difícil entender alguém que está a poucos metros, falando com um tom de voz de conversa normal, provavelmente estará sendo exposto a cerca de 90 decibéis. A exposição frequente a este nível pode levar à perda de audição.
- Se depois de se submeter a um barulho você tiver um leve zumbido agudo e uma sensação de preenchimento nos ouvidos, estará vivenciando uma perda temporária da capacidade de ouvir. Se isso acontece duas ou mais vezes por semana, você pode estar a caminho de um dano auditivo permanente.
A solução é óbvia: interrompa o barulho. Mantenha o rádio em um volume razoável. Se os seus fones de ouvido estiverem tão altos que alguém próximo consiga ouvir a música, você está exagerando. Acredita-se que o uso de fones internos, em vez de headphones, tenha um efeito negativo na audição, pois o usuário precisa aumentar mais o volume para compensar o barulho exterior que perpassa por eles. Diminua o volume e limite o tempo de exposição.
Se você não consegue interromper o barulho porque trabalha em um ambiente barulhento, proteja seus ouvidos. Os protetores acústicos internos (do tipo earplug) e os externos (do tipo muff) são alguns dos dispositivos de proteção auricular. Alguns problemas para os ouvidos não são tão óbvios quanto os barulhos muito altos. Na próxima seção você aprenderá como prevenir outros problemas auriculares.
Níveis de decibéis
Estes são os níveis de decibéis de alguns sons cotidianos:
- Motor a jato (a 30 metros): 130
- Britadeira: 120
- Show de rock: 100
- Caminhão (a 5 metros): 90
- Aspirador de pó: 75
- Restaurante barulhento: 70
- Conversa normal: 60
- Interior de uma residência urbana: 50
- Rua de bairro sem trânsito: 40
- Sussurro: 30
- Farfalhar das folhas: 10
Essas informações têm propósitos apenas informativos. ELAS NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS.
A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.