Há diferentes maneiras de se afinar um violão ou uma guitarra. A afinação padrão, sendo a mais utilizada atualmente é a E A D G B E. Sua popularidade se deve ao fato de ser a melhor e mais fácil afinação para tocar a maioria dos acordes e escalas.

Assim como há diferentes afinações, há diferentes maneiras de afinar um violão ou uma guitarra. Eu sugiro que você aprenda a afinar seu instrumento de todas as maneiras possíveis, pois isso pode te ajudar bastante. Algumas pessoas pegam o hábito de afinar apenas com um afinador eletrônico, o que pode te deixar na mão quando ele não estiver por perto. Ou então, depender sempre de um piano pra afinar também pode ser pouco prático em várias situações.

Conheça 5 maneiras fáceis de afinar seu violão ou guitarra

1º Método para afinar o violão ou guitarra: Usar um afinador online

Talvez a maneira mais prática para afinar enquanto você lê isso, por permitir você afinar seu instrumento musical pelo próprio computador. Conheça nosso afinador de guitarra e violão online.

2º Método para afinar o violão ou guitarra: Usar um afinador eletrônico

Há vários modelos de afinadores de guitarra no mercado nos dias de hoje. Um afinador eletrônico monitora a frequência de cada uma das seis cordas do seu violão/guitarra. A afinação da guitarra é ajustada até que o afinador confirme a leitura correta da nota tocada. Eles são muito bons para pessoas que tem facilidade para aprender as coisas utilizando a visão principalmente.

afinador-eletronico

Uma guitarra elétrica ou violão acústico com captador podem ser plugados diretamente no afinador. O som pode ser captado também através de um pequeno microfone embutido; isto permite que você afine violões acústicos sem captação. Há um visor demonstrando em tempo real o quão próximo você está da frequência correta da nota que está tocando. Devido ao visor, esses afinadores são especialmente úteis em ambientes com bastante barulho, permitindo que você se baseie na informação mostrada no visor.

Alguns afinadores eletrônicos possuem características como capacidade de ajustar afinações alternativas. Esses afinadores eletrônicos realmente tornam a tarefa de afinar um violão/guitarra muito mais simples, além de serem pequenos e portáteis. Porém, lembre-se que aprender a afinar utilizando seu ouvido também é importante, pois irá desenvolver sua capacidade de interpretar as notas através da audição.

3º Método para afinar o violão ou guitarra: Afinar com um teclado ou piano

O primeiro passo para afinar um instrumento por conta própria é encontrar uma fonte de referência para os tons. Como os pianos conseguem ficar afinados por anos, eles são considerados uma ótima fonte. Usar um piano ou teclado permite que você afine as 6 cordas usando 6 notas do teclado. O diagrama abaixo mostra a relação entre as notas abertas da afinação padrão na guitarra e no piano.

afinar-guitarra-usando-piano

4º Método para afinar o violão ou guitarra: Afinar usando Oitavas

Uma outra prática comum para afinar instrumentos de cordas é utilizar intervalos de oitava. Para começar, a primeira corda aberta deve ser afinada em E (você pode usar um afinador eletrônico, piano, diapasão ou identificar o som correto de ouvido). Quando estiver afinado, a 2ª corda aberta (B) pode ser afinada uma oitava abaixo do B, tocado no 7º traste da 1ª corda.

Com a segunda corda afinada, a 3ª corda aberta (G) pode ser afinada com o G em uma oitava acima no 8º traste da 2ª corda. A 4ª corda aberta (D) pode ser afinada para o D em uma oitava acima, no 7º traste da 3ª corda. De forma similar é possível afinar a 5ª e 6ª corda utilizando as oitavas do 7º traste.

Todas as cordas, exceto a terceira devem ter um intervalo de uma oitava entre a corda aberta e o 7º traste da corda logo abaixo. Porém, desde a 3ª corda a oitava é ouvida ao tocar o 8º traste na 2ª corda.

afinar-usando-oitavas

5º Método para afinar o violão ou guitarra: Afinar usando harmônicas

Em certos trastes, quando uma corda é tocada enquanto o dedo gentilmente encosta nela diretamente em cima do traste, uma harmônica é produzida. É importante notar que você não irá tocar a corda com o dedo e sim apenas repousar o dedo gentilmente em cima da corda (apenas encostar o dedo nela). Posicionar o dedo dessa maneira em um desses pontos modifica a tonalidade da corda aberta que está vibrando.

Ao tocar dessa maneira, uma nota de uma frequência maior será ouvida. Esta harmônica é conhecida como uma parcial. A técnica explicada abaixo utiliza uma série de harmônicas para afinar a guitarra/violão. No 5º traste, a harmônica ocorre duas oitavas acima do tom da corda aberta. No 7º traste, a harmônica está uma oitava e uma quinta acima do tom da corda aberta.

Veja um exemplo de como afinar usando harmônicos:

  • Afine a 6 corda (E) utilizando um tom de referência de um outro instrumento ou afinador eletrônico;
  • Toque a 5ª harmônica na 6ª corda, deixando essa nota tocar e, enquanto isso, toque a 5ª corda pressionando o 7º traste. Ajuste a tarraxa até que elas soem igual;
  • Toque a 5ª harmônica na 6ª corda, deixe essa nota soar e toque o 7º traste na 5ª corda. Ajuste a tarraxa até que elas soem igual;
  • Toque a 5ª harmônica na 5ª corda, deixe essa nota soar e toque o 7º traste na 4ª corda. Ajuste a tarraxa até que elas soem igual;
  • Toque a 5ª harmônica na 4ª corda, deixe essa nota soar e toque a 2ª corda aberta. Ajuste a tarraxa até que elas soem igual;
  • Toque a 5ª harmônica na 6ª corda, deixe essa nota soar e toque a 1ª corda aberta. Ajuste a tarraxa até que elas soem igual;

afinar-usando-harmonicas

A afinação de instrumentos através de harmônicos é muito mais precisa e quando você pegar o jeito, ela se torna muito fácil e prática, sendo a favorita dos músicos mais experientes (é claro que isso depende da situação…).

Agora que você aprendeu essas 5 maneiras de afinar seu violão e guitarra, é hora de praticar!

Seja Social, Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *